segunda-feira, 3 de março de 2008

Dissertação “NÓS SOMOS JOVENS”: UM PROBLEMA NO PRESENTE E UMA ESPERANÇA DE FUTURO NA CUIABÁ DOS ANOS 1950 E 1960 (RESUMO

FERNANDA QUIXABEIRA MACHADO


“NÓS SOMOS JOVENS”: UM PROBLEMA NO PRESENTE E UMA ESPERANÇA DE FUTURO NA CUIABÁ DOS ANOS 1950 E 1960
(RESUMO

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso, como exigência final para obtenção do título de mestre em História, sob a orientação do Prof. Dr. Pio Penna Filho.


Cuiabá - MT
2006

TERMO DE APROVAÇÃO

FERNANDA QUIXABEIRA MACHADO

“NÓS SOMOS JOVENS”: UM PROBLEMA NO PRESENTE E UMA ESPERANÇA DE FUTURO NA CUIABÁ DOS ANOS 1950 E 1960

Dissertação aprovada como exigência final para obtenção do título de Mestre em História, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso, pela seguinte banca examinadora:

___________________________________________
Profa. Dra. Leny Caselli Anzai - Examinadora interna
Universidade Federal de Mato Grosso


___________________________________________
Prof. Dr. João Pinto Furtado - Examinador externo
Universidade Federal de Minas Gerais


___________________________________________
Prof. Dr. Vitale Joanoni Neto - Examinador interno - Suplente
Universidade Federal de Mato Grosso


___________________________________________
Prof. Dr. Pio Penna Filho - Orientador
Universidade Federal de Mato Grosso


Dedico esta pesquisa aos jovens das décadas de 1950 e 1960 que marcaram a própria história e a história do seu país.

AGRADECIMENTOS


 Ao meu orientador, professor Dr. Pio Penna Filho, pessoa calma, paciente e sem burocracia que respeitou as minhas idéias e contribuiu para que o mestrado fosse tranqüilo. Agradeço aos membros da banca de qualificação, professora Dra. Leny Caselli Anzai, e professor Dr. Vitale Joanoni Neto, cujas contribuições foram decisivas para a conclusão do trabalho. Senti-me motivada a seguir em frente. A experiência não poderia ter sido melhor.
 Ao professor Dr. João Pinto Furtado por gentilmente ter aceito o convite para participar da banca de defesa.
 À CAPES pela bolsa de estudos concedida durante todo o mestrado que muito contribuiu para a realização da pesquisa e ao PADTC por ter financiado a viagem de pesquisa ao Rio de Janeiro.
 À professora Dra. Maria Aparecida Morgado pela oportunidade na graduação de participar do seu instigante projeto de pesquisa “Práticas transgressivas de jovens da classe média e alternativa educacionais” que fez com que me interessasse pelo tema da juventude.

O mestrado foi uma experiência gratificante em todos os sentidos. Encontrei pessoas maravilhosas que tornaram o meu caminho mais fácil e agradável. Também quero agradecer:

 Sou grata à Matilde, ex-secretária do Programa de mestrado e Mônica a atual secretária, pela paciência e competência com que nos atendem.
 Agradeço à Coordenadora do Programa e a todos os professores pelo empenho e dedicação ao trabalho que vão muito além das suas obrigações.
 Agradeço aos colegas de turma, Helena, Rosely, Antutérpio, Kleber, Silviane, Marildes, Maria de Lourdes e Maildes, pelo incentivo companheirismo. Tenho um carinho especial por todos.
 Sou grata aos jovens de ontem Nilva, Mirtes, Benedito Flaviano, Euli, Carolina, Wandir, Alfredo, Hênio, Aecim, Ramez e Benedito por terem aberto a porta de casa e a memória para mim. Especialmente a Mirtis Leão Ferreira e ao Alfredo Ferreira da Silva pessoas maravilhosas que se colocaram a minha disposição e, sem nenhuma restrição, emprestaram os seus acervos pessoais de fotografia.
 Agradeço especialmente aos amigos Théo, Silviane e Malu pelas indicações bibliográficas preciosas.
 Às amigas Gelice, Mirian e Tânia por terem me socorrido gentilmente com os seus livros.
 Ao professor Carlos Américo Bertoline por ter esclarecido dúvidas e emprestado documentos do seu acervo pessoal e ao amigo Hilário por ter localizado o Estatuto da AME.
 Finalmente agradeço a minha família. Deixei-a por último porque não estava encontrando as palavras certas para expressar a gratidão e o afeto que sinto por eles. Ainda não encontrei, mas vou tentar assim mesmo. Sou eternamente grata aos meus pais, Maria José e Andiário e as minhas irmãs Adriana e Andréia pelo apoio incondicional em todos os momentos, sem o qual eu não teria chegado até aqui.

A todos, muito obrigada!!!

Com que rapidez passamos pela terra! O primeiro quarto da vida já findou antes que lhe tenhamos conhecido o uso; o último quarto passa depois que já deixamos de gozá-la. No princípio não sabemos viver; muito logo não o podemos mais; e no intervalo que separa essas duas extremidades inúteis, três quartos do tempo que nos resta são consumidos pelo sono, pelo trabalho, pela dor, pelo constrangimento, pelas penas de toda espécie. A vida é curta, menos pelo pouco que dura do que porque desse pouco tempo quase nenhum temos para apreciá-la. Por mais que o momento da morte esteja longe do nascimento, a vida é sempre demasiado curta quando esse espaço é mal preenchido. (ROUSSEAU, 1995, p. 233).

RESUMO

Duas imagens culturais de juventude despontam no século XX, uma delas destacou-se na década de 1950 e ficou conhecida como “juventude transviada”. a expressão começou a ser utilizada para denominar os jovens da classe média que se envolviam em crimes e transgressões. A outra imagem emergiu na década de 1960, parafraseando a expressão “rebeldes sem causa” poderíamos chamá-la de “rebeldes com causa”, trata-se da figura do jovem enquanto estudante caracterizada pelo ativismo político no movimento estudantil. A presente dissertação teve por objetivo estudar essas duas imagens culturais de juventude que se destacaram na sociedade brasileira nas décadas de 1950 e 1960, tomando como referência a juventude cuiabana. Quem eram e como viviam esses jovens? Em que contexto político e econômico emergiram essas imagens culturais? O que fez esses modelos serem tão fortes? O que significa ser delinqüente nos anos 1950? Quais as reivindicações dos estudantes dos anos 1960? Como a sociedade vê esses jovens? Estas são algumas das questões que permearam todo o trabalho. Quer seja por suas transgressões, quer seja por sua contestação e mobilização política, os jovens, desde então, não saíram mais de cena, protagonizando assim, uma revolução nos costumes e hábitos sem precedentes. Estas são imagens fortes que marcaram o período e fizeram a sociedade refletir sobre as formas de educação existentes, sobre os problemas da juventude e sobre a juventude problema. Para elaboração do trabalho foram utilizadas fontes impressas, fontes orais e fontes iconográficas.


Palavras-chave: juventude, transgressão, estudantes.

ABSTRACT

Two cultural images blunted in the XX century, one of them highlighted in the 1950 and was known as “Transaction Youth”, the expression became to be utilized to denominate the middle class youth that was involved in crimes and transgressions. The other image emerged in the 1950 decade, paraphrasing the expression “rebels without cause” could be called “rebels with cause”, treated the young figure while student characterized by the political action in the student movement. The present dissertation has for objective to study these two youth cultural images that highlights in the Brazilian society in the 1950 e 1960 decades, taking as reference the “Cuiabana youth”. Who were and how did this youth live? In what political andeconomic context did these images emerge? What did make these models so strong? What does it meant to be delinquent in the 1950 years? What are the students vindications in the 1960 years? How the society see these young? These are few questions that compose the whole work. Can be from its transgressions, can be from its contestation and political mobilization, the young, since then, didn’t get out of the house any more, protagonizing, a revolution in the customs and precedents habits. These are strong images that marked the period and made the society to reflect about the existent ways of education, about the problems of youth and the youth problems. For the work elaboration were utilized printings sources, oral sources and iconographical sources.


Key words: youth, transgression, students.
SUMÁRIO


LISTA DE FIGURAS
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
LISTA DE TABELAS
RESUMO
INTRODUÇÃO ........................................................................................... 13
1 A INVENÇÃO DA JUVENTUDE NO SÉCULO XX ................................. 22
1.1. COMO NOS TORNAMOS JOVENS ................................................... 22
1.2. A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM .......................................................... 26
1.3. JUVENTUDE: A PALAVRA DE ORDEM ............................................. 33
2 NOS ANOS 1950: O DELINQÜENTE ..................................................... 39
2.1. GERAÇÃO PÓS BOMBA ATÔMICA ................................................... 39
2.2. ANOS 1950 NO BRASIL ..................................................................... 48
2.3. O REINADO DOS FILHOS .................................................................. 56
2.4. SER JOVEM NA ERA DO OLHAR ...................................................... 61
2.5. “SEU FILHO JÁ CHEGOU ÀS FRONTEIRAS DO CRIME!” ............... 72
3 NOS ANOS 1960: O ESTUDANTE ........................................................ 89
3.1 “APESAR DA APARENTE CALMARIA”: RESISTÊNCIA E REPRESSÃO EM MATO GROSSO NO PERÍODO DA DITADURA .........
89
3.2. O ESTUDANTE: ESPERANÇA DE FUTURO ..................................... 100
3.3. O ESTUDANTE: PROBLEMA NO PRESENTE .................................. 110
3.4.“OS ESTUDANTES FIZERAM PASSEATA EM CUIABÁ: NÃO ERA SUBVERSÃO ERA UNIVERSIDADE FEDERAL” ......................................
121
3.5. OS DONOS DA HISTÓRIA: MEMÓRIAS DE MILITANTES ............... 131
CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................... 144
FONTES ..................................................................................................... 149
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................... 157
ANEXOS .................................................................................................... 167

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Capa do livro “Trajetória da Juventude Brasileira: dos anos 50 ao final do século”
141
Figura 2 Anúncio do creme dental Kolynos, 07 jan. 1951 168
Figura 3 Anúncio do tônico Biotônico Fontoura, 16 mar. 1952 169
Figura 4 Anúncio do fortificante Vanadiol, 13 mar. 1952 169
Figura 5 Anúncio do fixador de cabelos Brylcreem, 10 jun.1951 170
Figura 6 Anúncio do regulador Fluxo-Sedatina, 06 maio 1951 170
Figura 7 Anúncio do tônico Emulsão Scott, 05 jul. 1951 171
Figura 8 Capa do DVD do filme “Rebeldes sem causa” 172
Figura 9 Anúncio da caneta Pilot, 22 fev. 1966 173
Figura 10 Anúncio da Cooperativa central dos produtores de açúcar do Estado de São Paulo, 30 abr. 1968
174

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

ACES – Associação Cuiabana dos Estudantes Secundários
AI – Ato Institucional
ALN – Aliança Libertadora Nacional
AME – Associação Mato-Grossense de Estudantes
AMEGO – Associação Mato-Grossense dos Estudantes de Goiás
AMEP – Associação Mato-Grossense dos Estudantes do Paraná
AMESP – Associação Mato-Grossense dos Estudantes de São Paulo
APMT- Arquivo Público de Mato Grosso
BC – Batalhão de Caçadores
BNM – Brasil Nunca Mais
CJMs – Circunscrições Judiciárias Militares
DOI-CODI – Destacamento de Operação de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna
DOPS – Departamento de Ordem Política e Social
DPF – Departamento de Polícia Federal
ENA – Escola Nacional de Agronomia
FLN – Frente de Libertação Nacional
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
ME – Movimento Estudantil
MEC – Ministério de Educação e Cultura
NDIHR- Núcleo de Documentação e Informação Histórico Regional
ONU – Organização das Nações Unidas
PAEG – Programa de Ação Econômica do Governo
PCB – Partido Comunista Brasileiro
PIB - Produto Interno Bruto
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
PSD – Partido Social Democrático
SAM - Serviço de Assistência ao Menor
SENAC - Serviço de Aprendizado Comercial
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SESC - Serviço Social do Comércio
SESI - Serviço Social da Indústria
SNI – Serviço Nacional de Informação
SUPRA – Superintendência de Política da Reforma Agrária.
UBS – União Brasileira de Estudantes Secundários
UDN – União Democrática Nacional
UEE – União Estadual dos Estudantes
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas
UNE – União Nacional dos Estudantes
UNEMAT – Universidade Estadual de Mato Grosso
VPR – Vanguarda Popular Revolucionária





LISTA DE TABELAS


Tabela 1 Taxas de Crescimento da População Jovem e Total (% a.a.) - Brasil, 1900-1991..................................................................
37
Tabela 2 População urbana de Cuiabá, de Mato Grosso, e do Brasil de 1940 a 1970 ......................................................................
91

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