quarta-feira, 19 de março de 2008

Ficha de Leitura do Jornal do Brasil (Por Leonardo Bruno)

JB, 02 de abril de 1961

O Ministro do trabalho discursando no CACO, C.A. de direito, da UFRJ, pediu o apoio dos estudantes ao Governo Jânio Quadros.

JB, 03 de abril de 1961

Prefeito de Brasília, Paulo de Tarso Palestra na UNE sobre cristianismo, capitalismo e socialismo.

JB, 08 de abril de 1961

Estudantes fazem passeata ao SAPS exigindo melhor qualidade.
Após a passeata, provocados por universitários de engenharia da Escola Nacional, secundaristas fizeram do Largo de São Francisco uma Praça de Guerra.

JB, 09 de abril de1961

Ministro desloca tropa para Recife, para conter greve dos estudantes de Direito.
“O envio de tropas tem como objetivo acabar com a ameaça comunista infiltrada no Movimento Estudantil.”

JB, 10 de abril de 1961

Capa:
Agrva-se a crise estudantil no Recife
Os Estudantes de Recife estão cercados por tropas do RJ, PE, PI.
Os estudantes de Direito de São Paulo entraram em greve de apoio e a UNE e UME lançaram nota oficial criticando militares.

JB, 11 de abril de 1961

Comando de IV Exército anuncia o término da Greve no Recife.
Em SP a União dos Estudantes Universitários decretou greve-geral dos universitários em apoio a Recife.

Marinha manda o Cruzador “Tamandaré” e os Contra-torpedeiros “Araguaia” e “Pará” para Recife.

JB, 13 de abril de 1961

O governo faz três propostas para os estudantes cessarem a Greve.
Comentários JB:
A ação na faculdade de direito tem estopim a tentativa do reitor de impedir uma conferência de Celia Guevara, mãe de CHE.

JB, 14 de abril de 1961

Estudantes das Universidades de MG entram em greve em apoio aos estudantes de Recife.
Os estudantes aceitaram a proposta da CPI que falava em volta às aulas com a substituição do diretor da faculdade de Direito Soriano Neto e o Reitor da Rural de PE Manuel Rodriguez.

JB, 15 de abril de 1961

“A crise se agrava: Soriano Neto diz que não sai por causa de Jânio e este determina que as provas parciais sejam aplicadas.”
“Estudantes prometem piquetes.”

JB, 17 de abril de 1961

“Fim da Greve de 15 dias. Por 37 votos a 2 o Comando de Greve decidiu aceitar a proposta do governo de uma sindicância administrativa na Universidade.”

JB, 20 de abril de 1961

“Faculdade de Arquitetura decide apoio a UNE e UME, diferente de engenharia e odonto que acham a UNE partidária.”


JB, 04 de julho de 1961

Capa e p.8
Pronta Ação do Exército contra Ligas

Bandeiras de Cuba nas Ligas Camponesas

Ferreira Gullar
Depois de artigo falando sobre a morte de Albert Camus ele completa: “A revolta também precisa de ordem.”

JB, 10 de agosto de 1961

Coluna de Ferreira Gullar

JB, 11 de agosto de 1961

p.11
“Estudantes protestam mas não param bondes porque diretor deu aviso à light”
“Estudantes da Faculdade de Direito organizaram protesto contra o aumento dos bondes para CR$8,00. Iam parar os bondes, porém o diretor da Faculdade Nacional de Direito avisou a Light que teve tempo de desviar as linhas.
Os únicos incidentes ocorridos no primeiro dia do aumento foram confrontos de estudantes do CPII com a polícia nas ruas J. Botânico e na Dias da Cruz no Meier.”

Mensagem pelo dia do Estudante

“Por ser hoje o dia do estudante, o Presidente da UNE, Aldo da Silva Arantes distribuiu uma mensagem ao estudante brasileiro, lembrando a data e conclamando a participar na obra da construção nacional ao mesmo tempo que lembra que “esta participação só terá sentidose for guardada a perspectiva dos grupos e classes menos favorecidas.”

JB 15/08/61
Editorial
Opinião Estudantil

Estranha e inadequada nota oficial emitiram as entidades estudantis – UNE, UBES, UME, AMES – a respeito da mensagem do Governo do Estado à Assembléia Legislativa no sentido de ampliação dos índices da incidência do Imposto sobre vendas e consignação. Comentando essa mensagem do Executivo Estadual, os estudantes classificaram-na de criminoso atentado à economia do povo da Guanabara e assim definem de público sua posição. Estamos diante do que se poderia chamar de perfil do ridículo. Aliás, tais notas oficiais ou proclamações (ou que nome possam ter) são totalmente inócuas, porque não compete aos estudantes definições públicas sobre matéria tributária, nem está o povo interessado em ouvi-los, sistematicamente sobre itens da Administração Pública de que não entendem . No fundo querem fazer movimento gratuito parecendo que não tem ocupação mais séria. (...)

JB, 18/08/61
(...)
Em face do atraso do Ministro da Industria de Cuba, o Presidente Jânio Quadros retardou sua viagem a Vitória, a fim de receber o visitante às 7:00horas de hoje, quando o agraciará com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A entrega da condecoração concedida por ato firmado ontem, terá lugar no Salão Verde do Palácio do Planalto.”

JB, 22/08/61

AÇÃO DEMOCRÁTICA CONDENA CONDECORAÇÕES À GUEVARA E À BOA-VONTADE DA URSS

Ação Democrática Parlamentar, em manifesto lido ontem, da Tribuna da Câmara Federal, pelo seu presidente, Deputado João Mendes, condena o Governo pelas condecorações à Missão de Boa-Vontade, da UIRSS, e ao Ministro Che Guevara de Cuba, “pela degradação a que se vem expondo a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”.
Ressalta o manifesto “o ridículo a que o País é arrastado, em dissonância com a tradição de austeridade dos seus Chefes de Estado” e reprova ainda o Governo “pela sua contraditória e suspeita posição na política exterior, marcada pelo tratamento melífluo e comprometedor dispensado aos inimigos do regime democrático”.

JB, 22/08/61
Artigo;: p.4
Histeria
Reflexos da visita de Che

JB, 23/08/61
Presidente aceita ir à UNE
O Presidente Jânio Quadros aceitou o convite para um encontro com os estudantes na Sede da UNE, no Rio .
O Acadêmico Aldo Arantes, Presidente da UNE, vai marcar a data para o recebimento do Presidente.

JB, 24/08/61
Capa
O secretário da UNE, Sr. Paulo Oliveira, informou ao JB que o presidente Jânio Quadros ofereceu à entidade um apartamento em que seus líderes estudantes poderão hospedar-se toda vez que forem a Brasília apresentar problemas da classe. Liberou CR$ 1,5 milhões destinada a UNE e cedeu, a pedido, 18 funcionários para serviços burocráticos da sua sede.
Em audiência concedida ontem ao presidente da UNE, segundo Sr. Paulo de Oliveira, o presidente prometeu, também, auxílio financeiro p/ o quarto Congresso Latino-Americano de Estudantes que será realizado em Natal, em outubro, e para um Seminário de estudantes de países subdesenvolvidos.

JB, 26/08/61
capa
O País em calma espera chegada de João Goulart
Com a ordem garantida em todo país pelas Forças Armadas que reafirmaram sua posição de defesa da legalidade democrática o Presidente da Câmara dos Deputados Sr. Ranieri Mazzilli, ontem empossado no cargo de Presidente da República, está aguardando no Palácio do Planalto a chegada da visita ao exterior, do vice-presidente Sr. João Goulart, de acordo com a Constituição.

JB, 27/08/61
CAPA
DENIS DISPOSTO A IMPEDIR A POSSE DE JOÃO GOULART

MANIFESTO DE OPERÁRIOS E ESTUDANTES

Estudantes e líderes sindicais da Guanabara assinaram na noite de ontem, na sede da UNE um manifesto comum em que decidem formar a Frente de Resistência Democrática (FRD), com o objetivo de mobilizar o povo na luta pela manutenção das instituições democráticas e pela posse imediata do Vice- Presidente João Goulart.
O manifesto foi assinado pelos presidentes da UNE, UBES, UME, da AMES, da comissão permanente de organizações sindicais, sr. Benedito Cerqueira do Centro de Estudos e defesa do Petróleo, do movimento nacionalista brasileiro, Coronel Bastos, da Associação dos Diplomatas do ISEB, Coronel Luiz Baiardo, e da União dos Lavradores Agrícolas.
(...)
Greve nacional
O Presidente da UNE, universitário Aldo Arantes, declarou ao jornal do Brasil que os Estados do Ceará, Bahia, Guanabara, São Paulo, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina já aderiram à greve nacional decretada na madrugada de ontem e que visa em princípio a manutenção da legalidade com a posse do Vice-Presidente, objetivo principal da greve.


JB, 29/08/61

O Congresso Nacional aprovou ontem à noite a constituição de uma Comissão, composta de oito Senadores, para estudar, em 48 horas, a reforma constitucional, de forma a impedir a posse do Sr. João Goulart, considerado oficialmente pelo ministros militares como persona non grata à segurança do país.

JB, 01/09/61
p.4
(...)
A DEFESA
A situação no Palácio Piratini continua tensa. Soldados armados de metralhadoras permanecem fazendo o reforço com barricadas e sacos de areia. O dispositivo de segurança do Palácio está espalhado num raio de mil metros.
Cadeia da Legalidade
p.5
Os estudantes das Escolas Nacional e Fluminense de Engenharia manifestaram ‘repulsa a qualquer solução que não seja constitucional’ para a crise, exigem o respeito as instituições democráticas e não aceitam regime de força.

JB, 24/09/61
p.3

BRIZOLA CHEGA AMANHÃ
As entidades estudantis e sindicais convidam o povo para receber o Governador da Legalidade, eng. Leonel Brizola, 2ª feira às 17 horas no Aeroporto Santos Dumont.
Propaganda publicada no JB e outros jornais

JB, 03/10/61
UNE contesta acusação de Lacerda e indaga qual o destino das verbas do FOM
Nota oficial respondendo críticas do governador


JB, 16/11/61
P.3
TEATRO DO CPC VAI À CENA DIA 22
“O grupo de Teatro do Centro Popular de Cultura vai apresentar no dia 22, na sede do sindicato dos metalúrgicos, a peça “Eles não usam Black-tie”, de Gianfrecesco Guarnieri que será dirigida por Oduvaldo Vianna Filho.
A peça de Gianfrancesco Guarnieri será encenada em espetáculos volantes, que percorrerão sindicatos, clubes, associações de bairros, quartéis e outros locais da Guanabara. Os interessados poderão obter informações na sede do CPC, na Praia do Flamengo, 132 ou pelo telefones 45-4409 ou 25-5856.
ATIVIDADES
Com apenas três meses de atividades o CPC já tem programados vários espetáculos, que abrangem os setores de teatro, cinema, circo e também exposições de artes plásticas e conferências. Ainda este mês, será apresentada pelo seu grupo de teatro a peça ‘A vez da recusa’, de carlos Estevão, que será dirigida por Armando Costa.
No setor de cinema, o Centro Popular de Cultura já iniciou a rodagem do seu primeiro filme de longa metragem, “Cinco vezes Favela”, com história passadas nos morros cariocas. Outro filme, ‘Couro de gato’, já está em processo de sonorização. Dirigem a seção de cinema do Centro: Marcos Farias, Leon Hirschmann, Carlos Diegues, Miguel Borges e Joaquim Pedro.
O CPC está construindo um circo itinerante (montável e desmontável em menos de

JB, 19/11/61
I CONGRESSO DAS LIGAS CAMPONESAS

“Também os grupos de católicos que participaram dos trabalhos – militantes da JUC, representando entidades estudantis – estiveram sempre ao lado de Julião.”

JB, 07/12/61
CAPA
MAC JÁ USA USA BOMBAS EM TERRORISMO

“Bombas de gás lacrimogênio e gás sulfidrio privativas do Exército e da PM foram empregados em atos terroristas do MAC (Movimento Anticomunista) durante a exibição do filme soviético “Encouraçado Potenkin” no MAM, em reuniões públicas de caráter sindical e, anteontem, na União Nacional de Estudos.”

JB, 08/12/61
ESTUDANTES DE NITETÓI ARMAM BARRICADAS NO HOSPITAL POR PRECAUÇÃO

JB, 10/12/61
ESTUDANTES CONTRA A FUNDAÇÃO
“Estudantes fazem protesto contra criação da UEG sem concurso para catedrático.”p.4

Estudantes do Antônio Pedro vão resistir. p.5

JB, 13/12/61 p.4
“ESTUDANTES FLUMINENSES FAZEM PASSEATA E PEDEM FEDERALIZAÇÃO DO A. PEDRO.”

JB, 16/12/61

“UNE manda circular a deputados protestando contra o projeto 620-A”

JB, 07/01/62
Capa e p. 3 matéria de página inteira
“METRALHADA A UNE POR DESCONHECIDOS COM ARMAS MILITARES”
“A União Nacional dos Estudantes, na Praia do Flamengo, foi metralhada às 3h da madrugada de ontem com armas de uso militar – segundo constatou a perícia – por elementos ainda não identificados que antes tentaram penetrar no prédio e deixaram pichados, em sua fachada, com a assinatura “MAC”, os seguintes dizeres. “Casa dos Lacaios de Moscou.”

JB, 07/01/62
p.4 – artigo de Barbosa Lima Sobrinho

JB, Terça 09/01/62
“GOVERNO PRONTO PARA DETER DUPLA AGITAÇÃO”

“Agentes especiais do Exército investigam igualmente as atividades do Movimento Anticomunista. A polícia anunciou que não impedirá a realização do comício programado pelos estudantes para as escadarias do Teatro Municipal, embora eles não tenham pedido licença e o local seja inadequado a reuniões desse gênero”.

p.3
Nasser anuncia investigação imediata para identificar terroristas do MAC
(...) o Ministro da Justiça, sr. Alfredo Nasser, anuncia que uma investigação de âmbito nacional será iniciada imediatamente com objetivo de identificar os responsáveis pela ação terrorista do Movimento Anticomunista (MAC).
(...)
“Esta marcada para hoje uma reunião entre ministros da Justiça e da Guerra, com a presença de estudantes, além de um comício monstro, às 18:00 horas, na Cinelândia, com a participação dos Governadores Leonael Brizola, Mauro Borges e Chagas Rodrigues e dos Deputados Francisco Julião, Sérgio Magalhães e Roland Corbisier. (...)”

p.4
Sociologia da PUC apoia UNE
Sobre o manifesto dos Estudantes em apoio à Fidel Castro: “mas aplausos e apoio ao Chefe de estado cubano, suas medidas e seu regime, isso não se pode e não se deve dar.”

Editorial p.6
(...) Pois é grave que indivíduos ilegalmente aramadas ataquem clandestinamente a sede de um instituição de classe”(...)

JB, quarta-feira 10/01/62
Capa e p. 3
Comício da UNE: Julião convida ao fuzil em caso extremo

Editorial p.6
“Agitação e Solução”
“(...) Entre os energúmenos do MAC e os agitadores da UNE, o público – esse respeitável e nem sempre respeitado público – preferiu cuidar de coisas mais importantes.”

JB, Sexta-feira 12/01/62
p.4
TERRORISTAS AMEAÇAM DE DESTRUIÇÃO A UNIÃO DOS ESTUDANTES FLUMINENSE
“A sede da União Fluminense de Estudantes está sendo ameaçada, através de telefonemas insistentes e anônimos aos seus diretores, de ser destruída, caso se realize a concentração operário-estudantil por eles promovida, em desagravo ao atentado contra a UNE.(...)”

p. 4
Presidente da UNE aponta quatro responsáveis pelo atentado
Aldo Arantes apontou dois militares e dois civis.

JB, Quinta-feira 01/02/62
JUIZ MANDA PRENDER EX-LÍDER DA UNE
“O juiz Orlando Leal Carneiro da 13ª Vara Criminal decretou a prisão preventiva do ex-presidente da UNE, João Manuel Coprado Ribeiro, que está sendo processado juntamente com mais três estudantes por colocarem obstáculos em trilhos durante uma agitação estudantil.”

JB, sábado 03/02/62
p.3
PARA UNE AGITAÇÃO ARMA GOLPE
“(...) No manifesto afirmam os líderes estudantis que há uma ‘aglutinação de forças obscurantistas”, empenhadas em “eleger um parlamento reacionário e anti-patriótico, insensível às reformas de base e às aspirações populares.”

JB, 01/02/63
Secundaristas vão fazer Greve Geral Contra o Aumento de Anuidades

JB, 05/02/63
UBES anota Escolas que cobram a mais

JB, 01 de Fevereiro de 1964

Capa

Golpe só com sangue, diz Goulart

O presidente João Goulart disse a amigos, comentando as recentes entrevistas do Presidente da UDN, Sr. Bilac Pinto, que este se tem revelado um perigoso leitor de Sherlock Holmes, mas deverá ficar advertido de que qualquer tentativa de derrubar o Governo pela força “vai custar muito sangue.”
O Presidente da República alega ter constituído um sólido dispositivo militar, de caráter legalista e defensivo, que pela primeira vez é apoiado por uma nova força organizada que o Presidente dá o nome de V Exército, o poder sindical.

p. 6
Opinião do JB sobre a investigação e suas implicações, que o Ministro da Marinha, Almirante Silvio Mota, que ria realizar sobre a Associação dos Cabos e Soldados Fuzileiros Navais e Marinheiros.

Potenkin dos pobres

(...)
A esse festival de subversão hierarquica não poderia faltar a presença do Almirante Cândido Aragão, que garantiu aos marinheiros e fuzileiros que a sua Associação é intocável e que não há Ministro da Marinha que ponha as mãos. Se o Ministro não desiste, pior, para ele, cuja sorte depende apenas de uma palavra do Presidente da República, que não prima pelo respeito a hierarquia.


JB, 8/02/64
p.4 Coluna do Castello

Só Brizola pode enfrentar Lacerda

Brasília- Os grupos esquerdistas congregados na Frente de Mobilização Popular não acompanharam ainda o Partido Comunista na manifestação de interesse pelo Programa Minimo elaborado pelo Professor San Tiago Dantas. Para a formação de qualquer frente única, entendem os dirigentes da FMP, ser indispensável o elemento confiança entre os pactuantes e, em matéria de programa de ação governamental, continuam a preconizar como item necessário o caso dos concessionários de serviços públicos. “Essa”, disse-nos o Sr Neiva Moreira, “é para nós uma questão dogmática”.
No entanto, sem compromissos políticos especificos, a Frente apoiará à adoção das medidas enumeradas no Programa Mínimo, compreendendo que sua efetização contribuirá para restabelecer a perdida confiança das esquerdas no Governo João Goulart.
(...)
Apoio a Brizola.


JB 01/03/64
p.12

Estudantes Protestam contra anuidades e fecham colégio

Estudantes de Goiânia e BH protestam com greve e piquetes contra o aumento das anuidades proibido por lei.

p.19
Borges Avisa que Comício dá Cadeia

O secretário de Segurança, Coronel Gustavo Borges, enviou ofício ao Dep. Hércules Correia, promotor do comício do dia 13, comunicando-lhe as disposições legais que devem ser seguidas “para qualquer reunião pública” e afirmando que em nenhum dos atos dos diversos governos, designando locais para comícios “está incluída a Praça da República”.

Nenhum comentário: