segunda-feira, 10 de março de 2008

Decantando o Movimento - Bruno Viveiros Martins, Jonas Soares Lana e Lucas Drumond Matosinhos

FONTE: http://www.ufmg.br/liberdade/decantandoomovimento.htm

Decantando o Movimento

Bruno Viveiros Martins, Jonas Soares Lana e Lucas Drumond Matosinhos

As canções e capas de LPs lançados entre 1964 e 1984 e reunidos para a exposição "Liberdade, essa palavra", reconstroem o ambiente musical das lutas do movimento estudantil da UFMG, recuperando alguns de seus sentidos históricos. Os registros e as performances musicais das apresentações foram parte importante no cotidiano do estudante universitário.
Durante o período do regime militar, a juventude brasileira viu seu show de participação política ser interrompido ainda nos primeiros atos. Mas o microfone cortado não impedia que a voz atravessasse o cordão de isolamento. Convertida em panfleto, um meio de influenciar a opinião através da veiculação de posicionamentos políticos apoiados nas idéias, valores e motivações de seus autores, a canção foi prescrita para combater a ansiedade do jovem, sufocado pela repressão. Virou fármaco, transformou-se em droga e remédio, nutriente para a esperança, estimulante para a ação imediata e anestésico que viajou na bagagem do movimento da contracultura. Sua eficiência era tanta, que o Ministério da Saúde poderia ter advertido: a canção era prejudicial à segurança nacional.
A universidade é um local de encontro entre as ciências, o pensamento, as artes e a imaginação, e uma janela para o mundo. Dessa janela, o jovem brasileiro ouviu a canção latina, que também panfletava contra a repressão na Europa ou nas Américas; ouviu ainda a música norte-americana e inglesa, cantando a contrariedade da guerra. Uma parte das canções selecionadas para a exposição é composta de raridades próprias do circuito universitário. Não faltam, entretanto, os ícones da canção nacional e internacional, além de alguns "lados B", por vezes ofuscados pela grandiosidade dos clássicos.
Bruno Viveiros Martins, Jonas Soares Lana e Lucas Drumond Matosinhos

Nenhum comentário: