quarta-feira, 19 de março de 2008

Ficha de Leitura do Última Hora (Por Leonardo Bruno)

Última Hora, 02 de março de 1964
Capa

A partir de hoje, o Governador da Guanabara, Sr. Carlos Lacerda, estará financiando abertamente a subversão da ordem no Esatado do Rio, principalmente na zona rural. Sob o pretexto de ajuda aos agricultores, CL, através do Banco Estado da Guanabara, estará concedendo empréstimo de cinco milhões de cruzeiros aos latifundiarios fluminenses, para a compra de material bélico e a criação de milícias anti-reformas de base.

Ultima Hora, 03 de março de 1964
p.2

UFE Inaugura mostra (Hoje) sobre Africa

A União Fluminense dos Estudantes instalará hoje, às 17 horas, na sua sede própria (Valonguinho), com a presença do líder guinéense Fidelis Cabral, a Exposião de Cartazes sobre “A Luta dos Povos Africanos pela Independência Nacional e pelo Progresso”.


UH, 04/03/64
p.4

IBAD EM SALVADOR AJUDOU LACERDA

Ação do IBAD
Para registra-se a ação do IBAD na Conferência de Governadores, basta citar que, nos dois primeiros dias que esteve em Salvador, o Sr. Carlos Lacerda monopolizou a emissora de tevê em prejuízo, inclusive, de programas altamente patrocinados.

(...)
Estudantes
A propósito da reunião de governadores, os estudantes da Bahia distribuíram, em panfletos, a seguinte nota oficial, desde a noite de Sexta-feira, na capital baiana:

“A União dos Estudantes da Bahia, entidade representativa dos universitários baianos, tendo em vista a chegada do facista governador da Guanabara, Mr. Carlos Lacerda, decreta luto oficial por:
1- Ser o Governador Lacerda um dos mais atuantes representantes dos grupos economicos estrangeiros que solapam cada dia mais a economia nacional;
2- Ser o Governador Lacerda o maior mata-mendigos do Brasil, tendo exterminado inúmeros pobres da Guanabara;
3- Ser o Governador Lacerda o fundador de campos de concentração que torturam milhares e milhares de presos na Guanabara.


UH, 09/03/64
p.2

CEM MIL SECUNDARISTAS MARCAM GREVE GERAL PARA QUINTA-FEIRA

Mais de cem mil secundaristas de todo Estado entrarão em greve a partir de zero hora de Quarta-feira, protestando contra a desobediência dos proprietários de colégios particulares à portaria ministerial que impede o aumento das anuidades escolares, o que vem causando revolta no seio da classe.

UH, 10/03/64
p.5
Estudantes Aclamam Jango na Cidade Universitária e Ganham 2,7 Bilhões

UH 13/03/64
Estudantes de direito Campistas invadirão hoje prédio abandonado
(...)
Encontro de Diretórios
A União Fluminense de Estudantes distribuiu comunicado ontem sobre o 1o. Encontro Nacional de Diretórios Centrais de Estudantes e Executivas Nacionais, onde mais de cem universitários vindo de todos os Estados debaterão sobre a Reforma Universitária.
Os promotores do Encontro, que será instalado com a presença do Ministro Julio Sambaqui, UFE e UNE, convidam operarios estudantes e o povo em geral para a sessão de abertura que se realizará no próximo Domingo, dia 15, às 20 horas, no Sindicato dos Operários Navais.
Ao encerramento do Encontro, no dia 22, o CPC da UNE apresentará a peça “O auto dos 99%”, em colaboração com o CPC de Niterói, no Teatro Municipal.

p. 8 2a. edição

O Pvo de Belo Horizonte venceu o terrorismo organizado pelo IBAD e saiu às ruas, ontem, para defender seu Arcebispo Coadjutor, D. João de Rezende Costa, contr os insultos e o ódio de que sua Eminência se tronaou alvo, depois que condenou o atentado contra a liberdade de reunião, promovido pelo lacerdismo ibadiano, quando do comício da Frente de Mobilização Popular da capital mineira. Mais uma vez, entretanto, o IBAD contou com a cumplicidade ostensiva do Chefe de Polícia de Belo Horizonte, Sr. Monteiro de Castro, que, no comício da FMP, dera plena cobertura aos terroristas, enquanto mandava espancar os populares que procuravam defender os deputados visitantes.”

UH 14/03/64
Capa

Foi o Maior Comício da História

O POVO COM JANGO COMEÇA A REFORMA

P. 5
50 MIL ESTUDANTES EM GREVE CONTRA AUMENTO DE ANUIDADES

P. 4, 2a. edição

Discurso de Jango no comício da Central

(...)
Não há ameaça mais séria à democracia do que desconhecer os direitos do povo; não há ameaça mis séria à Democracia do que tentar estrangular a voz do povo e de seus legítimos líderes, fazendo calar as suas mais sentidas reivindicações.
Estaríamos, sim, ameaçando o regime se nos mostrássemos surdos aos reclamos da Nação. Que de Norte a Sul, Leste a Oeste, levanta o seu grande clamor pelas reformas de estrutura, sobretudo pela reforma agrária, que será como o complemento da abolição do cativeiro para dezenas de milhões de brasileiros que vegetam no interior em revoltantes condições de miséria.”


UH 17/03/64
p.3
TERMINOU A GREVE DOS ESTUDANTES: COLÉGIOS NÃO AUMENTARAM ANUIDADES

UH 21/03/64
p.2
ESTUDANTES DE TODO BRASIL ENCERRAM CONBRESSO EM NITERÓI
(...)
Numa das conclusãoes a que chegaram os estudantes é dito textualmente que “A universidade Brasileira, exigida pela classe dominante mantem uma concepção classista e individualista de suas funções. Conserva-se ainda fiel a um sistema de valores burgueses, onde não se enfatiza o curso social da formação do estudante, custo este, que deve ser coberto pelo seu próprio exercício profissional voltado para os interesses do povo, mas supõe ser para seu exclusivo uso e proveito pessoal aquilo que é ministrado na Univrsidade”.

UH, 27/03/64
p. 10
24 horas de Tensão Documentadas por UH
CRISE NA MARINHA

“O palácio dos Metalurgicos transformou-se ontem no palco do mais grave choque hierárquico na Marinha, desde que João Cândido desencadeou a Revolta da Chibata, em 1910, liderando a sublevação de várias unidades navais, que chegaram ameaçar de bombardeio o Rio de Janeiro.
Recusando-se a obedecer a ordem de prisão do Ministério Silvio Mota, líderes da Associação dos Marineiros e Fuzileiros Navais dirigiram-se à assembléia de seus companheiros no Palácio dos Metalúrgicos, em companhia de representantes do CGT, da Frente Parlamentar Nacionalista, delegados da UNE e, numa nota do passado, do velho João Cândido, congregando três mil pessoas. Um destacamento de fuzileiros foi prende-los, mas, lá chegando, aderiu em parte o movimento, enquanto os restantes sem obedecer os oficiais, voltavam ao quartel. Tropas do Exército estiveram no local durante algumas horas, mas retiraram-se por ser assuntos da Marinha.

UH, 31/03/64
p.2

GUERRA PSICOLÓGICA INTRANQUILIZA O PAÍS
(...)
Assembléias nos Clubes Militares

O clube Naval voltou a se reunir, em sessão secreta, tendo comparecido parte de 800 oficiais. O encontro durou 40 minutos e contou com a presença, entre outros, dos Almirantes Pena Bôto e Amorim do Vale ...
Ao mesmo tempo, sob a presidência do Marechal Augusto Magessi, também se reuniu o Clube Militar, participando da reunião mais de 500 associados das três armas. A assembléia resolveu adiar a votação da proposta de convocação de nova assembléia específica para uma definição do Clube diante da crise na Marinha,....

CGT: Greve Geral Contra o Golpe

O Comando-Geral dos Trabalhadores ordenou que todas as organizações sindicais estejam alertas e preperadas para iniciar uma greve geral, em defesa das liberdades democrática, no exato momento em que a forças do golpe ameacem o mandato e a autoridade do Presidente João Goulart.

Nota da UNE
Enquanto o CGT afirmava que “todas as força populares responderão por todos os meios a qualquer tentativa de golpe”, a União Nacional dos Estudantes, em nota oficial, conclma todos os estudantes, ginasianos e universitários, que se mobilizem por todos os meios no sentido de permanecerem alertas para “resistir a qualquer tentativa de deposição do Presidente ou de violências contra as liberdades democraticas”.

UH, 01/04/64
p.2

COMANDANTE DA IV REGIÃO MILITAR DECLARA-SE REBELADO CONTRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Belo Horizonte (UH) – O comandante da IV Região Militar, General Olímpio Mourão Filho, declarou-se ontem rebelado contra o Governo Federal, afirmando que o Presidente João Goulart “ostensivamente se nega a cumprir seus deveres constituconais” e deve “ser afastado do poder de que abusa para, de acordo com a lei, operar-se a sua sucessão, mantida a ordem jurídica”.

Em manifesto declara:

(...)
Organizações espúrias de sindicalismo político, manobradas por inimigos do Brasil, confessadmente comunistas, tanto mais audaciosos quanto estimulados pelo Sr. Presidente da República, procuraram infundir, em todos os espíritos, a certeza de falam em nome do operariado brasileiro, quando, é certo, falam em nome de um Estado estrangeiro, a cujos interesses imperialistas, estão servindo, em criminosa atividade subvrsiva, para traírem a Pátria brasileira tão generosa e tão cavalheiresca.


MAGALHÃES CONCLAMA À REBELIÃO

Em manifesto à nação divulgado na tarde de ontem, o Governador Magalhães Pinto conclamou o povo mineiro a rebelar-se contra as ordens do Governo Federl, a fim de assegurar “a legalidade ameaçada pelo Presidente da República.”

p.8
Filosofia e UNE foram metralhadas.

UH, 02/04/64
Capa
JANGO NO RIO GRANDE E MAZZILLI EMPOSSADO

Ultima Hora depredada e incendiada

Jango Dispensa Sacrifício dos Gaúchos

Às 13h de hoje o Prefeito de Porto Alegre, leu a seguinte nota oficial, encerrando as atividades da Rede da Legalidade”:

“As primeiras horas de hoje, o Presidente João Goulart chegou a Porto Alegre. Depois de ficar algum tempo seguiu viagem. Antes examinou, com autoridades militares, amigos e correligionários, as condições de resistir ao processo golpista e decidiu dispensar a sacrifício do povo gaúcho e brasileiro”.
O Deputado Leonel Brizola pede ao povo gaúcho e brasileiro a todos os patriotas, que enfrentem com serenidade e calma esta difícil passagem.
Encerramos a “Rede da Legalidade” agradecendo a todo povo gaúcho e brasileiro que compareceu em massa à sede da Prefeitura de Porto Alegre para resitir contra os golpistas. Fizemos tudo para manter a legalidade”.

Agitadores Incendiaram o Próprio da União: UNE

Pouco depois das 16 horas logo após a retirada das forças da aeronaútica, populares exaltados atearam fogo à barricada e à parte da frente do prédio da UNE. As chamas se propagaram rapidmente com grupos de agitadores tentando evitar a ação dos bombeiros, que chegaram ao local momentos depois do início do sinistro.

UH, 09/04/64
CAPA
ATO INSTITUCIONAL “NOVA REPÚBLICA”

Cassados Direitos de Jânio, Jango e Prestes
E mais sete políticos, entre eles Miguel Arraes
E mais, vários deputados, incluive Brizola.

UH, Sábado 11/04/64
p.2

DUTRA E KRUEL DESISTIRAM: TUDO PRONTO PARA ELEIÇÃO DE CASTELO

Nenhum comentário: