quarta-feira, 19 de março de 2008

Ficha de Leitura de livro de Janice Tirelli sobre Juventudes anos 1990

SOUSA, Janice Tirelli Ponte de. Reinvenções da Utopia: a militância política nos anos 90. São Paulo: Hacker Editores, 1999.


p. 93

“Nos anos 90, estas ações coletivas preservam um comportamento social de resistência e de luta antiautoritária como ponto comum, mas adquirem a fragmentaridade própria da sociabilidade em que se desenvolvem, tornando a visibilidade das ações e das conquistas limitadas a seus aspectos localizados , em razão da enorme complexidade que as relações sociais assumiram. Portanto, são outros os elementos que constroem estas relações: a pluralidade , a distopia , as preocupações com as microrrelações e com as soluções localizadas , e que ainda carregam a incógnita quanto aos horizontes que poderão alcançar.
Hoje existem novos atores, novos movimentos sociais e culturais, tornando visíveis redes direcionadas a valores referenciados no binômio liberdade e sobrevivência , em contraposição às condutas de crise da sociedade contemporânea (Scherer-Warren, 1993, p. 122). Articulam-se em torno de demandas específicas, com o objetivo de formar uma força de pressão institucional mais ampla, algumas visando a enfrentar ques-...

p. 94

... toes regionais; outras , a articular o movimento popular como um todo (Articulação Nacional dos Movimentos Populares e Sindicais e mais recentemente a Central dos Movimentos Populares). Há também as que visam ao intercâmbio de informações de informações e experiências entre organizações brasileiras que prestam serviços relacionados à Aids, atuando também nos campos educacionais e culturais”.


“As ações coletivas dos anos 90 abrem o leque do próprio conceito de movimento social, permitindo-nos pensar em sua fragmentariedade/descontinuidade como referente de um tempo em que o espaço democrático se relaciona diretamente com a dinâmica entre ação coletiva , cultura política e formação da consciência social das novas gerações”.

Nenhum comentário: