segunda-feira, 24 de março de 2008

FICHA DE LEITURA - GORENDER, J. Combate nas trevas.

GORENDER, J. Combate nas trevas. 5a ed., São Paulo: Ática, 1998.

p. 145

“Politizado no sentido de esquerda, o movimento estudantil não podia deixar de ser um dos alvos preferenciais da repressão ditatorial. O Governo Castello Branco decretou a ilegalidade da UNE e seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda, adotou uma série de medidas castradoras da atividade política dos estudantes. As invasões policiais dos recintos universitários se tornaram fato corriqueiro e deram lugar a agressões brutais, como a de 23 de setembro de 1966 – o Massacre da Praia Vermelha. Os chamados Acordos Mec-Usaid orientavam a americanização do ensino e suscitaram protestos de alunos e professores. O afastamento de numerosos professores mutilou os corpos docentes. O proposital desmantelamento se abateu sobre a Universidade de Brasília cria-...

p. 146

...-da pela iniciativa arrojada de Darcy Ribeiro e então o que existia de mais avançado no ensino superior.
Empurrada para a ilegalidade, a UNE não deixou de funcionar e, até 1968, pôde manter significativa representatividade do corpo discente. Os congressos nacionais, tradicionalmente realizados nas férias de julho, se reuniam de maneira semiclandestina ou inteiramente clandestina. Em 1966, num convento de Belo Horizonte. Em 1967, num convento de Valinhos, perto de São Paulo. Em 1968, numa fazenda de Ibiúna, também nas proximidades da capital paulista.
A intensa agitação estudantil do período refletia a interferência de fatores específicos.
O ensino superior estava defasado diante do veloz avanço ocorrido na estrutura produtiva, no processo de urbanização, na expansão de novos setores da classe média. O salto da industrialização dos anos 50 expandiu os mercados para as profissões universitárias. Em conseqüência, excitaram-se as expectativas das famílias de classe média, que o aparelho universitário existente não se achava em condições de atender. Ao aspecto quantitativo da carência de vagas, que originava o chamado problema dos excedentes, juntava-se o aspecto qualitativo do arcaísmo da hierarquia docente, ainda dominada pela cátedra vitalícia, do baixo nível médio do professorado, da pobreza do aparelhamento pedagógico. Os agrupamentos estudantis de esquerda procuraram canalizar a insatisfação dos jovens de classe média para a luta contra a ditadura militar.

p. 147

“Do ponto de vista da agitação estudantil, o ano de 1968 começou no dia 28 de março, quando um choque da Polícia Militar invadiu o restaurante do Calabouço, que servia refeições a estudantes no centro da antiga capital da República. Alegou-se que ali se preparava uma passeata para atacar a embaixada dos Estados ...

p. 148

... Unidos, na rua México. Os policiais usaram armas de fogo em recinto fechado contra jovens desarmados. Feriram vários deles e mataram o secundarista Edson Luís de Lima Souto. Os policiais usaram armas de fogo em recinto fechado contra jovens desarmados. Feriram vários deles e mataram o secundarista Edson Luís de Lima Souto. O cadáver foi levado ao saguão da antiga Câmara Municipal, na Cinelândia, e a notícia do assassinato do quase-menino de 18 anos se difundiu por todo o Brasil. Sessenta mil pessoas acompanham o caixão mortuário na tarde do dia seguinte. Os protestos prosseguiram e a repressão provocou novas mortes e milhares de prisões nas principais cidades,. Os universitários, cujo numero total não ia além de 140 mil, recebiam o apoio impetuoso de dois milhões de secundaristas.
Os acontecimentos do meio estudantil comoveram grandes setores da classe média. Apenas iniciado, o ascenso econômico ainda era insuficiente para anestesiar os efeitos do período depressivo: retração de empregos, rebaixa de salários, vertical elevação de impostos, aluguéis e tarifas dos serviços públicos. Nos meios intelectuais, o florescimento cultural vindo dos anos 50 não fora sufocado e assumira no pós-64 formas novas e brilhantes, altamente politizadas. O movimento operário, conforme já vimos, se lançava às ações mais combativas. Todos estes fatores se associaram e interagiram na onda de protestos antiditatoriais durante o breve lapso de tempo de abril a outubro de 1968.
O dia 26 de junho marcou o momento de auge com a Passeata dos Cem Mil, que se concentrou na Cinelândia carioca e percorrei a avenida Rio Branco, até a Praça Quinze. Atrás dos organizadores de fachada desse ato de protesto, estavam o PCBR, a Dissidência Universitária da Guanabara e a AP. Das escadarias do Teatro Municipal, discursaram Elinor Brito, ativista do PCBR, e Vladimir Palmeira, presidente da União Metropolitana dos Estudantes e ativista da Dissidência. Presentes vedetes da música popular, da televisão e do teatro, escritores, jornalistas e políticos, professores e líderes sindicais. Tal a repercussão que o Presidente Costa e Silva se dispôs a receber em Brasília a comissão representativa dos organizadores da passeata. Nada resultou do dialogo, mas esta foi a única e última vez que um general-presidente concedeu audiência a uma comissão popular.

No Recife, passeata análoga reuniu cinqüenta mil pessoas. As ruas das principais cidades do País continuaram ocupadas pelos estudantes, mesmo após a proibição de atos públicos.
Em São Paulo, travou-se uma guerra entre a esquerda universitária, com seu quartel-general na Faculdade de Filosofia da USP, na Rua Maria Antonia, e a direita universitária liderado pelo Comando de Caça aos Comunistas (CCC), protegida na fronteiriça Universidade Mackenzie. A guerra vai das pedradas da Maria Antônia aos disparos de armas de fogo do Mackenzie, que matam o estudante José Guimarães no dia 2 de outubro. Os alunos da USP saem com o cadáver da Faculdade de Filosofia e percorrem o cen-...


p. 149

...-tro de São Paulo, tendo à frente José Dirceu de Oliveira, presidente da União Estadual dos Estudantes e membro do Agrupamento Comunista.
Contudo, o auge havia passado e as lutas de massas entraram em declínio. Diminuíam os participantes das passeatas e a repressão policial as dissolvia com facilidade. Um golpe decisivo veio a 12 de outubro.
Neste dia, as redações dos jornais ficaram perplexas diante da escolha do assunto para a manchete: o justiçamento do capitão Chandler ou a prisão de 739 universitários no 30º Congresso da UNE, numa fazendo do pacato município de Ibiúna, entre São Paulo e Sorocaba. Cercados pela Polícia Militar e conduzidos de ônibus ao Presídio Tiradentes, os congressistas foram fichados, liberados e recambiados aos Estados de origem, exceto pequeno grupo de líderes. Entre estes, Luis Travassos, José Dirceu e Vladimir Palmeira saíram do País em setembro do ano seguinte, banidos como integrantes da lista de prisioneiros trocados pelo embaixador norte-americano seqüestrado. Sorte diferente coube a Antônio Guilherme Ribas, presidente da União Estadual dos Estudantes Secundários de São Paulo, também preso em Ibiúna. Por ser membro do PC do B, que as organizações seqüestradoras desprezavam, Ribas não mereceu inclusão na lista de resgate. Ficou no Presídio Tiradentes – onde o conheci, tranqüilo e afetuoso – até junho de 1970. provavelmente em 1973, morreu em combate na Guerrilha do Araguaia. Já condenado a um ano de prisão, o líder universitário e militante da AP Jean Marc Van der Weid iludiu a triagem policial e se evadiu. Não teve a mesma sorte um ano depois, quando lhe ofereceram a experiência pessoal dos métodos de tortura no quinto andar do Ministério da Marinha.
A degringolada do Congresso decepou a representatividade da UNE e a deixou num beco sem saída. O Governo dominou a situação e os meses finais de 1968 tinham a aparência de calmaria. O único motivo de perturbação política vinha do requerimento formal dos altos comandos das Forças Armadas para processamento judicial do deputado Márcio Moreira Alves. A acusação se baseava no discurso do parlamentar que recomendou ao povo o boicote dos desfiles militares do Dia da Independência. Quando proferida na Câmara, a pequena alocução recebeu apagado registro na imprensa. Mas o Serviço Nacional de Informações (SNI) tomou nota e os generais fizeram dela o cavalo de batalha para uma encenação com vistas a novas medidas de arrocho político.
O processo judicial contra o deputado dependia da licença a ser concedida pelo Congresso e este a recusou na votação de 12 de dezembro. Na noite seguinte, após o discurso do Ministro da Justiça Gama e Silva, um locutor leu pelo rádio o Ato Institucional ...

p. 150

... nº 5, que colocou em recesso o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas dos Estados, reabriu as cassações de direitos políticos, desta vez por tempo indeterminado, e aboliu o habeas-corpus para detidos por infração da Lei de Segurança Nacional. A ditadura militar alcançou o ápice do fechamento, o que trouxe conseqüências imediatas. A censura inflexível impôs o controle total da imprensa. Deixaram de circular publicações de oposição, artistas foram presos e forçados a sair do País e se asfixiou a vida cultural. Professores universitários sofreram a punição da aposentadoria compulsória e emigraram para ensinar no exterior”.

Os líderes estudantis de oposição nem mais podiam circular à vista de todos, sob pena de se exporem a atentados. Presidente eleito da União Estudantil dos Estudantes de Pernambuco, Cândido Pinto de Mello sofreu agressão a tiros por um grupo de policiais, na noite de 28 de abril de 1969, quando pacificamente esperava o ônibus num bairro do Recife. Atingido num pulmão e na coluna vertebral, esteve no limiar da morte e sobreviveu na condição de paraplégico. Chefe do grupo agressor e autor dos disparos, o tenente da Polícia Militar José Ferreira dos Anjos passou incólume pelo processo judicial decorrente do atentado. Já no posto de major, foi condenado em 1981 pelo assassinato de um procurador da Justiça Federal. Não cumpriu a pena porque seus colegas de corporação permitiram que fugisse da prisão”.

3 comentários:

Anônimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for a large time conditions and grasp how to harness the colossal power of Xrumer and adapt it into a Cash machine.

We also provender the cheapest prices on the market. Many competitors see fit expect 2x or even 3x and a lot of the opportunity 5x what we debt you. But we believe in providing great service at a low affordable rate. The entire direct attention to of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper variant to buying Xrumer. So we focusing to stifle that mental activity in cognizant and provide you with the cheapest standing possible.

Not simply do we be suffering with the greatest prices but our turnaround time after your Xrumer posting is super fast. We intention pull someone's leg your posting done in the forefront you discern it.

We also cater you with a ample log of well-heeled posts on manifold forums. So that you can get the idea over the extent of yourself the power of Xrumer and how we hold harnessed it to help your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can trust to realize thousands upon thousands of backlinks in behalf of your site. Myriad of the forums that your Location you force be posted on get high PageRank. Having your link on these sites can categorically mitigate found up some top grade endorse links and as a matter of fact boost your Alexa Rating and Google PageRank rating owing to the roof.

This is making your position more and more popular. And with this better in popularity as well as PageRank you can think to appreciate your place definitely superiority expensive in those Search Locomotive Results.
Transport

The amount of transportation that can be obtained before harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your site to tens of thousands of forums. With our higher packages you may regular be publishing your locality to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Visualize 1 brief on a popular forum will almost always get 1000 or so views, with announce ' 100 of those people visiting your site. At once create tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your freight liking withdraw sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or curious in the matter of your site. Imagine how innumerable sales or leads you can execute with this colossal figure up of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine primed to be picked and profited from.

Retain, Shipping is Money.
[/b]

TRAVERSE B RECOVER YOUR INFERIOR BURST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo disse...

Infatuation casinos? select this silence in diapers [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] re-route and yon up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also brook our up to fixture [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] mastery at http://freecasinogames2010.webs.com and away from honest folding spondulix !
another groovy [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] within an eyelash of is www.ttittancasino.com , pro german gamblers, be watchful for unrestrained online casino bonus.

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat techniques[/URL], You are far from alone if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses little-known or misunderstood avenues to build an income online.