terça-feira, 4 de março de 2008

NORMAS EDITORIAIS DE PUBLICAÇÃO NO DVD-ROM “SUBSÍDIOS PARA OS ESTUDOS DE JUVENTUDE, MOVIMENTO ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ENTRE 1903 E 20

NORMAS EDITORIAIS DE PUBLICAÇÃO NO DVD-ROM “SUBSÍDIOS PARA OS ESTUDOS DE JUVENTUDE, MOVIMENTO ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ENTRE 1903 E 2007”.

O DVD-ROM “SUBSÍDIOS PARA OS ESTUDOS DE JUVENTUDE, MOVIMENTO ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ENTRE 1903 E 2007”, que integra o Projeto “A Engenharia Nacional, os Estudantes e a Educação Superior: A Memória Reabilitada (1930-85)”, no momento está publicando monografias, dissertações e teses acadêmicas produzidas em nossas universidades sobre a temática. Os textos já legitimamos em tais instituições não serão submetidos ao Conselho Editorial.
O Projeto já está avaliando novas colaborações em forma de textos inéditos, que serão submetidos ao seu Conselho Editorial. Os mesmos devem ser enquadrados nas seguintes categorias: 1) Artigo Científico; 2) Comunicação de Trabalho; 3) Relatos ou Depoimentos livres; 4) Resenhas.
Alguns artigos mais específicos serão encomendados pela Equipe do Projeto, cujas regras seguirão o mesmo perfil para os demais textos.
Os artigos serão submetidos aos pareceristas em suas determinadas áreas de conhecimento sem nenhuma identificação de autores e instituições.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES
Os autores devem submeter diretamente seus textos inéditos ou já publicados (informando tal situação) para o seguinte e-mail: otaviomachado3@yahoo.com.br
É uma exigência da organização que os autores apresentem uma pequena biografia, pois ao longo das atualizações do DVD-ROM estaremos atualizando a nossa lista de colaboradores. Não exigiremos inicialmente um resumo em inglês ou francês, mas para a própria divulgação do trabalho do autor, a informação em outras línguas é primordial.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE COLABORAÇÕES INÉDITAS

Os artigos e resenhas devem ser apresentados em 2 (duas) vias, em formato A4, com margens de 3 cm, texto digitado com espaço duplo (resumos, notas e referências com espaço simples), fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado e parágrafo com indentação de 1,25 cm. Os artigos não devem ultrapassar 25 laudas e as resenhas não devem ultrapassar 6 laudas.
Cada artigo deve ser acompanhado: a) de um resumo (em português e inglês), não ultrapassando 200 palavras, seguido de relação de palavras-chave (em português e inglês), com inicial maiúscula e separadas entre si por ponto; b) de dados sobre o autor (instituição, cargo, qualificação acadêmica, áreas de interesse, últimas publicações, endereços postal e eletrônico, telefone/fax). Os autores cujos textos forem aprovados para publicação entregarão seu trabalho em formato eletrônico. Quadros, mapas, tabelas etc. em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos.
As citações diretas de até 3 linhas devem estar contidas entre aspas e as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 1 e sem aspas. As supressões devem ser indicadas por [...] e as interpolações, acréscimos e comentários devem ser colocados entre colchetes. A indicação de citação será feita pelo sistema autordata.
Se houver grifo, deve-se indicar a autoria (grifo nosso / grifo do autor). Exemplos:

a) um autor: Weber (1971), Weber (1971, p. 72), Weber (1971, p. 85, grifo
nosso);
Obs.: quando colocadas entre parênteses, as chamadas pelo sobrenome do autor
devem estar em letras maiúsculas. (WEBER, 1999), (WEBER, 1999, v. 1, p. 72-73);

b) dois autores: Laclau e Mouffe (1985);
Obs.: quando colocadas entre parênteses, os sobrenomes dos autores devem estar
separados por ponto-e-vírgula. (LACLAU; MOUFFE, 1985, p. 35);

c) um autor e várias obras: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995);
d) diversas obras de diferentes autores: (BASTOS, 1979; CASTRO, 1976);
e) citação de citação: Schiller (1964 apud ARAÚJO, 1986, p. 175), (SCHILLER,
1964 apud ARAÚJO, 1986, p. 175).
Obs.: Quando existir coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais do prenome; se ainda assim houver coincidência, os prenomes são colocados por extenso. Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data.
As referências bibliográficas entram no final do artigo, em ordem alfabética, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço duplo e alinhadas apenas a esquerda. Seguem algumas orientações básicas:

Livro: SOBRENOME, Prenome (iniciais ou por extenso). Ano de publicação. Título da obra em itálico: subtítulo. Indicação do tradutor, prefaciador, introdutor (informação opcional). Número da edição (se não for a primeira). Local de Publicação: Editor. Número de páginas ou volume (opcional). (Série ou coleção, entre parênteses). Quando houver mais de um autor, separá-los com ponto-e-vírgula.

Exemplo: VELOSO, Mariza; MADEIRA, Angélica. 2000. Leituras brasileiras: itinerários no pensamento social e na literatura. 2. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra.

Parte de livro: AUTOR da parte. Ano de publicação. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editor. volume (se houver), páginas inicial-final da parte.

Exemplo: KONDER, Leandro. 2000. História dos intelectuais nos anos 50. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto. p. 355-374.

Dissertações e teses: AUTOR. Ano de apresentação. Título: subtítulo. Categoria (Grau e área de concentração) - Instituição, local.

Exemplo: GOMES JÚNIOR, Guilherme S. 1996. Palavra peregrina: idéias barrocas e o pensamento sobre artes e letras no Brasil. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Artigo de revista: AUTOR do artigo. Ano. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, volume, fascículo, páginas inicial-final, período.

Exemplo: CHIAPPINI, Lígia. 1995. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 153-159.

CONTATOS: OTÁVIO LUIZ MACHADO (otaviomachado3@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: