AS TAREFAS REVOLUCIONÁRIAS DA JUVENTUDE. Lênin, Fidel Castro e Frei Betto. 4ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
Texto: Tarefas da Juventude na construção do socialismo
Lênin
p. 9-31
p. 9
“Camaradas: desejaria conversar hoje com vocês sobre as tarefas fundamentais da União das Juventudes Comunistas e, a propósito , sobre o que devem ser organizações da juventude na República Socialista.
Esse problema merece nossa atenção na medida em que, pode-se dizer, em certo sentido, é justamente à juventude que incumbe a verdadeira tarefa de criar a sociedade comunista, porque é evidente que a geração de militantes educada na sociedade capitalista pode, no máximo , cumprir a tarefa de destruir as bases da velha vida capitalista baseada na exploração. O mais que poderá fazer é organizar um regime social que ajude o proletariado e as classes trabalhadoras a conservar o poder em suas mãos e a criar uma sólida base , sobre a qual poderá construir unicamente a geração que começa a trabalhgar já em condições novas, numa situação na qual não existem relações de exploração entre os homens.
Pois bem, ao abordar desse ponto de vista a questão das tarefas da juventude , devo dizer que essas tarefas da juventude, em geral, e das União das Juventudes Comu-...
p. 10
...-nistas e demais organizações semelhantes, em particular, poderiam ser definidas com uma só palavra: aprender.
É claro que isso não é mais que “uma palavra”. E essa palavra não responde às perguntas principais e mais essenciais: o que aprender e como aprender? E o essencial nesse problema é que, com a transformação da velha sociedade capitalista , o ensino , a educação e a instrução das novas gerações , chamadas a criar a sociedade comunista, não podem continuyar sendo o que eram antes. O ensino, a educação e a instrução das novas geraçõies , chamadas a criar a sociedade comunista, não podem continuyar sendo o que eram antes. O ensino , a educação e a instrução da juventude devem partir dos materiais que nos legoui a velha sociuedade. Podermos construir o comunismo unicamente com a soma dos conhecimentos, organizações e instituições, com o acervo dos meios e forças humanas que herdamos da velhja sociedade. Só transformando radicalmente o ensino , a organização e a educação da juventude conseguiremos que os esforços da jovem geração tenham como resultado a criação de uma sociedade que não se pareça com a antifga, isto é, a sociedade comunista. Por isso, devemos examinar detidamente o que temos de ensinar à juventude e como esta tem de aprender, se quer merecer realmente o nome de Juventude Comunista, e como é necessário prepará-la para que seja capaz de terminar e coroar a obra que começamos”.
p. 11
“Um dos maiores males que nos deixou como herança a velha sociedade capiutalista é o completo divórcio entre o livro e a vida prática”.
“Nossos discursos e artigos de hoje não são uma simples repetição do que se disse antes sobre o comunismo , pois estão ligados a nosso trabalho diário em todos os terrenos. Sem trabalho, sem luta, o conhecimento livresco do comunismo , adquirido em folhetos e obras comunistas, não tem absolutamente nenhum valor, uma vez que não faria mais que ...
p. 12
... continuar o antigo divórcio entre a teoria e a prática, esse mesmo divórcio que constituía o maius repugnante traçoi da velha sociedade burguesa”.
“Como é natural, toda a velha escola, saturada de espíriuto de classe, não ministrava conhecimentos senao aos filhos da burguesia. Cada uma de suas palavras estava destinada a favorecer os interesses da burguesia. Nas escolas, em lugar de educar jovens operários e camponeses, preparavam-nos para o maior proveito da burguesia. Procuravam preparar servidores úteis , capazes de proporcionar lucrois à burguesia , sem pertubar , ao mesmo tempo, sua ociosidade e sossego”.
p. 13
“A velha escola era livresca, obrigava o jovem a acumular uma massa de conhecuimentos inúteis , supérfluos , sem vida, que entulhavam a cabeçla e transformavam a geração jovem num exército de funcionários padronizados”.
p. 17
“Sabemos que é impossível construir a sociedade comunista sem restaurar a indústria e a agricultura, e não sob sua forma antiga, é claro. É preciso restaurá-las sobre uma base moderna , de acordo com a última palavra da ciência. Sabem que essa base é a eletricidade; que somente no dia em que todo o país, todos os ramos da indústria e da agricultura estiverem eletrificados, no dia em que realizarem essa tarefa , somente então poderão edificar para vocês mesmos a sociedade comunista que não pode ser construída pela velha geração. Ergue-se diante de vocês a tarefa de fazer renascer a economia de todo o país, de reorganizar e restaurar a agricultura e a indústria sobre uma base técnica moderna, baseada na ciência e na técnicas modernas, na eletricidade. Compreenderão perfeitamente que a eletricidade não pode ser obra de ignorantes e não basta compreender o que é a eletricidade; é preciso saber como aplicá-la tecnicamente à indústria, à agricultura e a cada um de seus ramos. Nós mesmos temos de aprender tudo isso, e devemos ensiná-lo a toda a nova geração trabalha-...
p. 18
... –dora”.
“Deve compreender que somente sobre a base da instrução moderna poderá criar essa sociedade e, que se carecer dessa instrução , o comunismo não passará de um desejo.
A tarefa da geração precedente consistia em derrubar a burguesia. Criticar a burguesia, fomentar nas massas o sentimento de ódio contra ela, desenvolver a consciência de classe e a habilidade para agrupar suas forças , eram então as tarefas essenciais. A nova geração tem diante de si uma tarefa mais complexa. Não basta unir todas as suas forças para apoiar o poder operário e camponês contra a invasão dos capitalistas. Vocês têm de fazer isso. Que tenham compreendido isso – todos os comunistas – com clareza. Mais isso é insuficiente. Sois vós que deveis construir a sociedade. A primeira parte do trabalho já está, em muitos sentidos, concluída. O antigo regfime foi destruído, como devia ser; não passa de um monte de ruínas, a que devia mesmo ser reduzido”.
p. 19
“Vocês têm de se transformar, vocês mesmos, em comunistas. A tarefa da União das Juventuydes consiste em realizar sua atividade prática de modo que lhe permita , ao aprender, ao organizar-se, ao agrupar-se, ao lutar, converter em comunistas seus membros e todos os que a reconhecem como guia. Toda a educação , toda a instrução e todo o ensino da juventude contemporanewa devem inculcar-lhe no espírito a moral comunista”.
p. 20
“Agora dizemos, baseando-nos na experiência, que somente o proletariado pode criar uma força tão unida , que é seguida pela classe camponesa , dispersa e fragmentada e que foi capaz de resistir a todas as investidas dos exploradores”.
p. 21
“E que são as classes em geral? É o que permite a uma parte da sociedade se apropriar do trabalho de outra. Se uma parte da sociedade se apropria de toda a terra, temos a classe dos latifundiários e a dos camponeses. Se uma parte da sociedade possui fábricas, as ações e os capitais , enquanto a outra trabalha nessas fábricas, temos a classe dos capitalistas e a dos proletários”.
p. 22
“É preciso que todos trabalhem de acordo com um plano comuim, numa terra comum, em fábricas comuns e de acordo com normas comuns. É fácil fazer isso? Vocês vêem que neste terreno não é possível conseguir soluções com a mesma facilidade com que nos desfizemos do tsar , dos latifundiários e dos capiutalistas”.
p. 26
“Portanto, ser comunista significa organizar e unir toda a jovem geração, dar exemplo de educação e de disciplionba nessa luta. Então voices poderão compreender e levar a termo a construção da sociedade comunista”.
p. 30
“Quem tem o dever de lutar contra tudo isso? A União das Juventudes Comunistas, que deve dizer: nós transformaremos isso, organizaremos destacamentos de jovens que ajudarão nos trabalhos de limpeza ou na distribuição de víveres , percorrendo sistematicamente as coimunidades, distribuindo corretamente suas forças e demonstrando que o trabalho deve ser um trabalho organizado.
A geração que tem agora cerca de 50 anos não pode pensar em ver a sociedade comunista. Morrerá antes. Mas a geração que tem hoje 15 anos verá a sociedade comunista; e será essa geração que a construirá. E deve saber que a construção dessa sociedade é a missão de sua vida”.
“É preciso que a União das Juventudes Comunistas eduque todos, desde cedo, no trabalho consciente e disciplinado. É dessa maneira que poderemos esperar que as tarefas sejam cumpridas. Devemos não perder de vista que serão necessários pelo menos 10 anos para eletrificar o país , para que a nossa terra arruinada possa ter a seu serviço as últimas conquistas da técnica. Pois bem, a geração que hoje tem 15 anos e que dentro de 10 ou 20 anos viverá na sociedade comunista , deve organizar sua instrução de maneira que cada dia, em cada aldeia ou cidade, a juventude cumpra praticamente uma tarefa de tra-...
p. 31
...-balho coletivo, por pequenois e simples que seja. À medida que se realizar isso em cada aldeia , à medida em que se desevnolver a emulação comunista, à medida que a juventude demonstrar que sabe unir seu trabalho , à media que isso ocorrer, estará assegurado o êxito da construção comunista. Só considerando cada um de seius atpos do pojtop de vista desse êxito , só perguintando constantemente se temos feito tuido o que é necessário para chegarmos a ser trabalhadores unidos e conscientes, conseguirá a União das Juventudes Comunistas agrupar o meio milhão de seuis membros no grande exército único do trabalho e granjear para si o respeito geral”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário