FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=4692&bd=2&pg=1&lg=
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Ação afirmativa em debate
Especialistas discutem na segunda-feira (28/04) a eficácia dos sistemas de cotas e de pontuação extra no vestibular para grupos étnicos socialmente desfavorecidos e alunos de escolas públicas. Evento será às 19h na Livraria Cultura da Av, Paulista, em São Paulo
Edição Online - 25/04/2008
Pesquisa FAPESP -
Já é possível fazer um balanço dos resultados das diferentes políticas de ação afirmativa para ingresso nas universidades brasileiras. Estudos feitos em várias instituições mostram que a maioria dos alunos beneficiados consegue um bom desempenho na vida acadêmica, contrariando o temor de que a entrada de estudantes aparentemente menos preparados teria impacto negativo na qualidade do ensino. O saldo dessas pesquisas, divulgado na última edição de Pesquisa FAPESP, será debatido na próxima segunda-feira (28/04/2008) de abril, no auditório da Livraria Cultura, na Av. Paulista, nº 2073.
Estarão presentes os seguintes debatedores:
Renato Pedrosa, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai apresentar o artigo científico de sua autoria que analisou o desempenho dos alunos da Unicamp beneficiados por bônus na pontuação do vestibular. O trabalho constatou que o desempenho desses estudantes é superior aos dos colegas que vieram de escolas particulares.
Maria Amélia de Campos Oliveira, professora da Escola da Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da USP, vai contar a experiência do Inclusp, programa de ação afirmativa que concedeu bônus na pontuação do vestibular para estudantes egressos de escolas públicas. O Inclusp será ampliado, com a concessão de um bônus extra no vestibular a alunos de escolas públicas bem colocados numa avaliação seriada que a USP promoverá ao final de cada um dos três anos do ensino médio.
Luiz Eugênio Mello, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é pró-reitor de graduação da instituição. Vai apresentar o sistema de cotas raciais que reserva 10% de vagas para negros, pardos ou índios que fizeram o ensino médio em escolas públicas.
O evento faz parte do ciclo de debates Encontros com a Pesquisa, promovido mensalmente pela revista Pesquisa FAPESP e a Livraria Cultura
segunda-feira, 28 de abril de 2008
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