sábado, 26 de abril de 2008

DECLARAÇÃO: Repúdio à nomeação de Roberto Aguiar, reitor "temporário" da UnB!Não temos nada a comemorar

DECLARAÇÃO: Repúdio à nomeação de Roberto Aguiar, reitor "temporário" da UnB!Não temos nada a comemorar

Fonte: lista de e-mails

Nós da LER-QI, Liga Estratégia Revolucionária e do Movimento A Plenos Pulmões estivemos presentes na ultima semana com uma delegação de universitários da USP, Unicamp, Unesp e Fundação Santo André prestando solidariedade ativa aos combativos estudantes da UnB. Porém, não podemos comemorar a nomeação do novo reitor Roberto Aguiar, braço direito de Cristóvam Buarque do PDT, para assumir temporariamente a reitoria da Universidade de Brasília.
Os estudantes de Brasília ocuparam a reitoria do campus por 15 dias, protestando contra a corrupção que assola as instituições acadêmicas envolvidas em desvio de verbas e favorecimentos ilícitos patrocinados pela iniciativa privada, cada vez mais presente na gerência das autarquias públicas, ditando as regras de pesquisas universitárias para seu interesse comercial e promovendo privilégios à burocracia acadêmica que enriquece à custa da falência da educação pública. A mobilização e a força da ocupação foram responsáveis pela queda do Reitor Timothy Mulholand, do seu vice Edgar Mamyia e do Conselho Diretor eleito pelo reitor corrupto, que gastou meio milhão de reais na compra de artigos de luxo para o apartamento funcional ocupado por ele.
Nós da juventude da LER-QI não temos nada a comemorar com a nomeação do novo reitor, esse “professor” que foi Secretário de Segurança Pública do DF e do RJ, que dirigiu a polícia assassina carioca e cujos comandantes se sentem a vontade para declarar-se como “inseticidas sociais”. Roberto Aguiar também foi co-autor do Plano Nacional de Segurança Pública, elaborado no primeiro mandato de Lula. Lutamos por uma universidade a serviço dos trabalhadores e do povo, e estamos junto aos jovens e trabalhadores das favelas e contra a policia assassina.
Ratificamos nosso repúdio a manobra realizada pela burocracia do Conselho Universitário (Consuni) e seguiremos prestando incondicional apoio à mobilização independente dos estudantes na luta pela democratização das universidades brasileiras e por suas justas demandas. Chamamos os estudantes combativos e os militantes de esquerda a rechaçar a nomeação do novo reitor e não depositar nenhuma confiança na burocracia acadêmica do Consuni, no MEC e na UNE e acreditar somente nas suas próprias forças na luta por uma Universidade Pública a serviço dos interesses dos trabalhadores e do conjunto das classes oprimidas.
Fora o novo reitor Roberto Aguiar da UnB! Basta de assassinatos policiais nas favelas do RJ e demais periferias do país! Congresso Estatuinte imposto com luta independente, contra as camarilhas de professores, da burocracia estudantil da UNE e a intervenção do governo através do MEC.

Nenhum comentário: