quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ficha de Leitura: verbete “movimento da juventude” no Dicionário do Pensamento Social do Século XX

Ficha de Leitura: verbete “movimento da juventude” no Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Editado por William Outhwaite, Tom Bottomore, E. Gellner, R. Nisbet e A. Touraine. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

p. 487

MOVIMENTO DA JUVENTUDE: Envolvendo a tentativa organizada e consciente, por parte de jovens (entre o final da adolescência e o início da idade adulta), de promover mudanças sociais e políticas ou resistir a elas, o movimento da juventude pode surgir quando as instituições tradicionais não conseguem atender às necessidades de um grupo etário na sociedade, e quando um número crítico de jovens tomada consciencia de suas dificuldades comuns e sente que algo pode ser feito para aliviar seus problemas. A discrepância entre as necessidades ou aspirações individuais da geração mais jovem e as condições sociais, culturais e políticas existenes estão na raiz da inquietação juvenil.
Os movimentos da juventude não são meramente formas aleatórias de comportamento coletivo, mas sim reações diretas a eventos e forças históricos”.


“Os movimentos da juventude são lutas de geração que incluem formas de conflito tanto inter – quanto intrageracionais. O conflito intergeracional implica dois processos dinâmicos. Primeiro, jovens denunciam instituições adultas por suas falhas e fraquezas. Em seguida, baseados em sua capacidade de mobilização, ...


p. 488

... jovens autorizam sua própria geração a promover a mudança desejada...”.


“As explicações sociológicas para os movimentos da juventude enfatizam a importância da socialização política (especialmente família, companheiros, escola e meios de comunicação), as experiências vividas em comum por um grupo de jovens crescendo juntos em uma sociedade em rápida transformação e as condições de sociedade e estruturas de oportunidade que facilitam a formação de movimentos da juventude (Heberle, 1951; Jenkins, 1987). De forma semelhante, as explicações históricas concentram-se na natureza única e eruptiva dos movimentos da juventude e identificam algumas de suas características cíclicas. Cientistas sociais e historiadores têm observado igualmente que os movimentos da juventude tendem a surgir quando um grupo de jovens relativamente grande sente que tem um conjunto de valores e experiências em comum que os tornam uma geração excepcional, e quando enfrentam certas descontinuidades históricas e têm oportunidade de mobilização (Esler, 1971; Moller, 1968).

Nenhum comentário: