sexta-feira, 4 de abril de 2008

FICHA DE LEITURA DO LIVRO: “Por que uns e não outros?”: caminhada de jovens pobres para a universidade.

SOUZA E SILVA, Jailson de. “Por que uns e não outros?”: caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

p. 17

“A diversidade presente nas trajetórias de pessoas dos grupos sociais populares também me intrigava. Minha inquietação primeira era sobre quais fatores contribuíam para que indivíduos com origem e características sociais parecidas, mesmo irmãos, tivessem escolhas e caminhadas diversificadas, até opostas, no campo escolar, social, cultural, político e/ou econômico”.
p. 23
“Na busca de ir além desse juízo, a tentativa de interpretar as caminhadas de estudantes da Maré teve como referência fundamental o registro, a sistematização e a análise das considerações formuladas, pelo entrevistado, sobre sua trajetória social e escolar. Isso porque considero que as práticas efetivadas no espaço escolar são decorrentes, em grande parte, do sistema de disposições (o habitus, na perspectiva de Pierre Bourdieu) desenvolvido por esses estudantes em seu processo de socialização e posicionamento social. As estratégias que desenvolvem em suas vidas cotidianas, sejam as escolares, as profissionais e mesmo as matrimoniais, são derivadas do ...

p. 24

... embate entre as disposições por ele adquiridas e suas condições de existência. A compreensão de suas estratégias e atitudes permite a interpretação peculiar do jogo social do qual os jovens e seus familiares fazem parte e ajudam a manter/transformar”.

Nenhum comentário: