sábado, 5 de abril de 2008

Depoimento de Duarte M. Barbalho

FONTE: Livro Repúblicas de Ouro Preto e Mariana: Trajetórias e Importância. Recife: Proenge, 2007. (Formato Eletrônico)

Cap. 3 A Fundação da Arte & Manha: um caso de construção da Ufop em Ouro Preto
Duarte M. Barbalho
A vida estudantil, em Ouro Preto na década 80, ficou marcada por grandes transformações.
Onde os estudantes fizeram muitos movimentos, com finalidade de reivindicar mais moradias estudantis, pois, a grande dificuldade era conseguir uma casa.
O fruto desse movimento resultou na construção de 14 repúblicas no campus universitário no Morro do Cruzeiro pela UFOP. Tendo em vista a grande repercussão dos movimentos. Estudantes montavam acampamento na praça Tiradentes, em protesto contra a universidade, pelo descaso com os estudantes.
As repúblicas do campus foram construídas em 1982, sendo que no primeiro semestre do corrente ano. Concluíram-se as dez primeiras casas e as quatro últimas estavam sendo construídas. Sendo subdivididas em quatro “alas”, a primeira ala com duas casas, e as outras três com quatro por ala.
Para a distribuição das casas seria necessário a formação de uma comissão de moradia, na qual era incumbida de organizar a lista dos estudantes interessados. Uma das exigências da UFOP. Para a concessão das casas era que cada República abrigasse vinte estudantes, pois, cada república contém dez quartos, sendo dois estudantes por quarto.
Assim a comissão formulava a lista dos pretendentes, e a universidade ia entregando as respectivas casas.
Após a entrega das dez primeiras repúblicas, a comissão de moradia extinguiu-se, devido ao preenchimento das casas. Porém estavam em construção as outras quatro repúblicas da quarta “ala”.
Ocorre que, para as repúblicas restantes, a universidade exigia que fosse formada uma nova comissão de moradia, e que preenchesse os mesmos requisitos da primeira. Sendo duas repúblicas femininas e duas masculinas.
Essa nova comissão tinha como integrante Eduardo M. Barbalho, Carlos Magno, José Donizete, entre outros. Embora com a mesma estrutura da anterior, tinha características distintas.
A nova comissão enfrentou muitas dificuldades, ficava em frente ao REMOP, colhendo os nomes dos estudantes. Mesmo porque, na década de 80, o número de mulheres na universidade era muito pequeno.
As três repúblicas foram sendo entregue, mediante a entrega da lista; as duas masculinas e uma feminina foram preenchidas, porém a última feminina não completou as vinte estudantes, tendo a intervenção da UFOP. Completando com homens as restantes vagas.
A comissão de moradia se dissolvendo, tendo, alguns de seus integrantes formado a República Arte & Manha. Fundada em 19 de Outubro de 1982. O início de sua história, tendo os fundadores lutado com muita perseverança e espírito de união para que os estudantes adquirissem as moradias sem distinção de curso, de ser veterano ou calouro, onde todos democraticamente participaram para essa conquista.

Nenhum comentário: