quinta-feira, 1 de maio de 2008

Convenção Ibero-americana é apresentada na Conferência

FONTE: http://www.juventude.gov.br/e-fato/convencao-ibero-americana-e-apresentada-na-conferencia

Convenção Ibero-americana é apresentada na Conferência


por
jonas última modificação 30/04/2008 12:42
No início da plenária final da 1a Conferência Nacional de Juventude realizada ontem (29/4), foi apresentada aos participantes a Convenção Ibero-Americana dos Direitos dos Jovens. A Convenção é um documento com força de tratado internacional que versa sobre os direitos dos cidadãos jovens dos países da América Latina, mais Portugal, Espanha e Andorra.
É o priemiro texto dessa natureza, no mundo, a tratar especificamente sobre juventude. O Brasil ajudou a escrevê-la, mas ela precisa ser aprovada no Congresso para ter força de Lei no país.
Para o secretário nacional de juventude, Beto Cury, a decisão de ratificar a convenção "é mais do que um gesto simbólico, é uma convicção de que precisamos assegurar estes direitos para garantir que a juventude tenha oportunidades para construir um Brasil de todos".
No entanto, para passar a valer a ratificação precisa ser aprovada no Congresso Nacional. Por isso, completou Cury, é fundamental que governo e sociedade civil se empenhem em pressionar os parlamentares para garantir a aprovação do texto.
Na opinião de Eliseu Chaves, do Fundo de Populações da ONU (UNFPA), o fato da juventude ser um segmento muito atingido pela pobreza e pelo desemprego coloca os direitos desta faixa da população como uma tarefa fundamental na agenda da busca pelo desenvolvimento das nações.
O secretário-geral da Organização Ibero-americana de saúde, Eugênio Ravinet, afirmou que a Convenção é um insturmento para melhorar a vida dos jovens.

Nenhum comentário: