sexta-feira, 30 de maio de 2008

40º Festival de Inverno da UFMG volta às essências

FONTE: http://www.ufmg.br/online/arquivos/008728.shtml

40º Festival de Inverno da UFMG volta às essências

sexta-feira, 30 de maio de 2008, às 15h34
Arte: Essencial é o tema da quadragésima edição do Festival de Inverno da UFMG, que acontece entre 13 e 26 de julho, em Diamantina, na região do Vale do Jequitinhonha. O evento é organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG. O tema que orienta a programação do Festival deste ano foi escolhido pelo curador do evento e professor da Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG, Fabrício Fernandino.
De acordo com o curador do evento, todos os anos, o Festival busca aprofundar o processo criativo da arte contemporânea por meio de um tema. Ao longo dos anos, o evento gerou interatividade entre áreas do conhecimento e práticas artísticas, que ele chama de “intermidialidade”. Fernandino explica que, após sucessivos anos de avanços em novos campos e em novas linguagens, é hora de retomar a essência da arte para repensar processos criativos, sem abandonar a “intermidialidade”.
Para o coordenador-geral do Festival de Inverno, Maurício Campomori, mergulhar na essência da arte não significa negar a arte conceitual, “porque podemos descobrir que a essência da arte é o conceito”. Ele explica que a idéia de arte essencial propõe dois movimentos simultâneos. O primeiro é a busca da origem da arte, adequada ao momento em que se celebram 40 edições do Festival. Segundo o coordenador-geral, o retorno às origens não implica a perda da experimentação; significa manter o vínculo com o tradicional.
O segundo movimento considera a arte fundamental para a vida, “principalmente no cotidiano marcado por pragmatismos ditados pelo poder econômico”, ressalta Campomori. A partir dessa idéia, ele traça o paralelo de que assim como a arte é essencial à vida, o Festival é essencial à UFMG. Para Campomori, a essencialidade do evento está em seu caráter de vanguarda. “Há liberdade conceitual de ir aonde certas iniciativas artísticas de mercado não vão e de discutir a lógica e a essência das coisas”, comenta.
Projeto gráficoO tema também orienta a identidade visual do evento. A equipe de criação do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, responsável pelo projeto gráfico do Festival de Inverno, buscou soluções simples, com poucas cores e fontes, que remetem à essencialidade. A identidade é dada pela foto do australiano Craig Jewel, que retrata um elemento essencial, a água. A foto está em todos os produtos do Festival, como o cartaz e o
site do evento. De acordo com Maira Shiodi, quem fez a pesquisa de imagem, a foto é sintética, mas de grande capacidade poética, porque não retrata diretamente um objeto artístico, contudo remete ao movimento e à expansão da arte.
Para saber mais sobre o tema Arte: Essencial, acesse o
site do 40º Festival de Inverno da UFMG.

Nenhum comentário: