quarta-feira, 28 de maio de 2008

projeto 40 anos de 68: relembrar, celebrar, entender

FONTE: UFRJ
projeto 40 anos de 68: relembrar, celebrar, entender


Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2007
resumo
Em 2008, completam-se 40 anos de um dos momentos decisivos da história do Brasil e, de modo mais amplo, também, da história contemporânea mundial. 1968 foi um destes raros momentos em que a história se intensifica, flui densa e rápida, em que os processos se aceleram e as mudanças confluem. Política, cultura, modos de vida, relações de gênero, relações familiares, comportamentos, tudo o que era sólido parecia se desmanchar no ar. Autoridades desafiadas, tradições contestadas, vidas individuais e história coletiva se imbricaram, num turbilhão verdadeiramente revolucionário, para anunciar que um novo mundo era possível.
Talvez o mundo não tenha mudado como sonharam os milhões de jovens, e outros nem tanto, que coloriram as ruas e praças das cidades de todo o mundo. Mas as marcas destes sonhos e esperanças, das transformações e resiliências permanecem, indeléveis, entre nós.
As manifestações de 68, talvez por seu caráter inovador, abrangente e maciço, pegaram de surpresa as forças tradicionais, tanto de esquerda quanto de direita. Os primeiros sentenciaram os movimentos como inconseqüentes e provocadores. Os segundos não foram capazes de discernir senão o desafio à ordem. A maioria dos que lá estavam tampouco podiam vislumbrar todas as conseqüências de seus atos e gestos, nem das palavras de ordem que seus gritos faziam ecoar. Tampouco tinham condições de saber o significado histórico das cenas que as câmeras de nossos cineastas registravam, das canções que nossos compositores e cantores ensinavam a cantar, dos poemas que se recitavam, das pinturas e esculturas que invadiram universos perceptivos e imagísticos.
O PROJETO “40 ANOS DE 1968 – RELEMBRAR, CELEBRAR, ENTENDER” tem por objetivo promover e favorecer a promoção de eventos acadêmico-científicos, mostras e exposições e outras atividades artísticas e culturais que contribuam para reunir e difundir informações e análises acerca dos processos políticos, econômicos, artísticos e culturais que marcaram o ano de 1968. Está fundado na convicção de que a socialização de uma história que se quer permanentemente crítica e interpeladora do passado, assim como a permanente atualização e reconstrução da(s) memória(s) social(iais) constituem fundamentos indispensáveis da construção de um projeto de futuro. Relembrar, celebrar e entender, neste sentido, não se contradizem, mas se complementam
Entre as prioridades do projeto encontra-se o compromisso em que atividades e eventos, informações e análises seja difundidas de modo a atingirem não apenas o público acadêmico, mas atinja setores mais amplos, em particular da juventude.
O PROJETO inclui: mesas redondas e eventos científico-acadêmicos, exposições, cinema, teatro, produção de material audiovisual, dança e atividades especificamente voltadas para a juventude, como concursos de redação (2º grau) e monografia (3º grau).
Estão engajados na concepção e execução do PROJETO coletivos de profissionais das mais diversas áreas que se reivindicam como integrantes da “Geração 68”, bem como unidades e grupos acadêmicos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conta igualmente com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Fundação Universitária José Bonifácio, do Museu da Imagem e do Som e da Secretaria das Culturas da Cidade do Rio de Janeiro.
apresentação
Em 2008, completam-se 40 anos de um dos momentos decisivos da história do Brasil e, de modo mais amplo, também, da história contemporânea mundial. Se, como dizia Lênin, há dias da história que levam anos e anos da história que se passam em dias, 1968 foi um destes momentos em que a história se intensifica, flui densa e rápida, em que os processos se aceleram e as mudanças confluem. Política, cultura, modos de vida, relações de gênero, relações familiares, comportamentos, tudo o que era sólido parecia se desmanchar no ar. Autoridades desafiadas, tradições contestadas, vidas individuais e história coletiva se imbricaram, num turbilhão verdadeiramente revolucionário, para anunciar que um novo mundo era possível.
Saímos desse turbilhão, os que sobrevivemos, transformados ... e, acreditamos, certamente para melhor. Talvez o mundo não tenha mudado como sonhamos os milhões de jovens, e outros nem tanto, que colorimos as ruas e praças das cidades de todo o mundo. Mas as marcas destes sonhos e esperanças, das transformações e resiliências permanecem, indeléveis, entre nós.
Vivíamos, no nosso 1968, o quarto ano de uma ditadura militar que acabou se prolongando por um tempo àquela época inimaginável. A luta pela liberdade e pela igualdade que se espalhava pelo mundo ganhava, entre nós, dimensões particulares, e, por certo, mais dramáticas. Sentimentos libertários, utopias revolucionárias, revolução sexual, rock, música de protesto, redescoberta da música popular, cinema novo, modas e modos hippies, no Brasil tudo isso ganhava um novo e particular sentido na luta contra a ditadura militar. A revolução cubana, a revolução cultural chinesa, a guerra do Vietnã mostravam que luta política e luta cultural eram inseparáveis e não poderiam ser vencidas separadamente
As manifestações de 68, talvez por seu caráter inovador, abrangente e maciço, pegaram de surpresa as forças tradicionais da política, tanto de esquerda quanto de direita. Os primeiros sentenciaram os movimentos como inconseqüentes e provocadores. Os segundos não foram capazes de discernir senão o desafio à ordem. A maioria dos que lá estávamos tampouco podíamos vislumbrar todas as conseqüências de nossos atos e gestos, nem das palavras de ordem que nossos gritos faziam ecoar. Tampouco tínhamos condições de saber o significado histórico das cenas que as câmeras de nossos cineastas registravam, das canções que nossos compositores e cantores nos ensinavam a cantar, dos poemas que recitávamos, das pinturas e esculturas que invadiram nossos universos perceptivos e imagísticos.
Na multiplicidade das formas de manifestação, na incontável diversidade dos grupos e tendências políticas e ideológicas, nas mais diferentes regiões do país, nos mais diversos países do mundo, um invisível e poderoso sentimento a tudo e todos unificava: na guerra sem quartel que afetava todos os rincões e nichos da vida social, estávamos travando o bom combate.
Dois momentos marcaram o 1968 brasileiro:
28 de março: forças da repressão invadiram o Restaurante Calabouço, onde estudantes organizavam uma passeata pela reabertura do local. Vários estudantes secundaristas feridos, um morto: Edson Luís.
26 de junho: na esteira das manifestações contra a repressão e o assassinato de Edson Luis, a Passeata dos Cem Mil.
Em São Paulo a batalha da Maria Antônia. Em muitas outras capitais e cidades, estudantes, mas não apenas, asseguraram o caráter nacional e amplo das mobilizações. Em Osasco e Contagem, as primeiras greves operárias desde o golpe militar e de 1964.
Memórias individuais e coletivas, história a ser permanentemente evocada e invocada ... embora incômoda para muitos. O presidente recém-eleito da França, liderança emergente de um conservadorismo europeu que proclama orgulhoso suas escolhas ideológicas, não poderia ser mais claro: “a questão é se a herança de 1968 deve ser perpetuada ou deve ser liquidada de uma vez por todas”. Sarkozy tem razão: a luta continua. Por isso, também, mais que nunca, lembrar é agir, lembrar é resistir, é assumir posição. Luta pela memória, pela permanente atualização de mensagens e idéias, imagens e sons de 1968. Por isso, mais que tudo, vamos celebrar 40 anos. Sem nostalgias, vamos lembrar, comprometidos em entender o passado, conscientes dos desafios do presente e do futuro, certos que esta re-memoração é celebração, mas é também, nos dias que correm, um ato político e cultural de resistência e de esperança.
Objetivos
Articular iniciativas que recuperem e atualizem as experiências e significado histórico de 1968, em escala nacional e internacional, nos mais diversos campos: política, ciências sociais, filosofia, música, teatro, cinema e artes plásticas, através da promoção de exposições, debates, publicações, festivais e outras iniciativas que propiciem a mais ampla divulgação, sobretudo entre os mais jovens, dos eventos e significados de 1968, no Brasil e no mundo.
O PROjeto
O PROJETO 40 ANOS DE 1968 – RELEMBRAR, CELEBRAR, ENTENDER nasce de reuniões de profissionais das mais diversas áreas que se reivindicam como integrantes da “Geração 68”. Destas reuniões surgiu um conjunto de propostas de iniciativas e atividades, dentro de uma concepção que viabilize a presença de múltiplas visões, experiências e interpretações. Para estas propostas também concorreram unidades e grupos de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que, desde o primeiro momento, manifestou sua decisão de apoiar e integrar o PROJETO. Apóiam e participam também o Museu da Imagem e do Som, a Secretaria das Culturas da Cidade do Rio de Janeiro e a Fundação Universitária José Bonifácio.
Programa de Iniciativas e atividades
I. Área Acadêmica e educacional
1.1. Sítio na Internet – www.40anos de68.ufrj.br
Criação e manutenção de sítio na Internet. O sítio de era divulgar informações sobre o PROJETO e suas atividades, bem como reunir e disponibilizar depoimentos, imagens, material pedagógico e educativo e outros materiais de interesse sobre 1968.
O sítio já se encontra no ar, e conta com o apoio técnico do Núcleo do Comunicação da UFRJ. O sítio será mantido após o final do Projeto, como uma base de documentação para pesquisadores interessados no período.
Coordenação
Prof. Doutor Carlos B. Vainer – Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Período / Data
A partir de janeiro de 2008.
1.2. Aconteceu há 40 anos
Pesquisa em jornais da época, registro e divulgação diária, através do Sítio
www.40anosde69.urfj.br, dos principais fatos nacionais e internacionais ocorridos em 1968, nas áreas de política, economia, arte e cultura.
Coordenação
Prof. Doutor Carlos B. Vainer – Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Período / Data
01/02/2008 a 31/12/2008
1.3. UFRJ Debate 40 Anos de 68
Conjunto de mesas redondas e palestras organizadas por docentes da UFRJ. No momento atual, estão previstas as seguintes:
v Mesa Redonda “Saúde Mental de 68”
Coordenação
Prof. Doutor João Ferreira - Professor Doutor João Ferreira, Professor Titular do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Expositores
Maria da Glória Ribeiro: O direito de asilo e a livre circulação em 1968. Como as moradias podem ser terapêuticas?
João Ferreira: A comunidade terapêutica, a cidade asilar e democratização do espaço público no Brasil.
Pedro Gabriel: Os determinantes de 68 para as políticas públicas de saúde mental no Brasil.
Marci Dória: Tragédia e drama nos discursos revolucionários e a moral da culpa. O caso Louis Althusser.
Ana Pitta: A sexualidade e suas expressões: comunidades, casais e companheiros.
Ligia Leite: Menor idade, maior idade em 68 e o abandono da assistência social no Brasil.
Local
Fórum de Ciência e Cultura
Data e Hora
6ª feira, 16/05/2008, 9:30 hs às 13:30 hs.
v Mesa Redonda “Reforma Universitária: 40 anos de debate”.
Coordenação
Professor Doutor Luiz Antônio Cunha, Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Expositores
Luiz Antônio Cunha(UFRJ)
Silke Weber (UFPE);
Hélgio Trindade (UFRGS);
Carlos Bendito Martins (UnB)
Local
Fórum de Ciência e Cultura
Data e Hora
5ª feira, 21/08/2008, 18:00 hs
v Seminário 40 anos de 68: Ficção, História e Memória
Coordenação
Professora Doutora Vera Lins, Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Programação
3ª feira, 19/05/2008
11:00 às 13:00 hs
Abertura: Ronaldo Lima Lins (UFRJ)
Exibição do Filme “15 filhos”, de Maria Oliveira e Martha Nehring
Mesa Redonda: Narrativas latino-americanas
Francisco Foot Hardman (Unicamp)
Carlos Süssekind
Beatriz Bracher
13:00 às 16:00 hs
Comunicações dos alunos
4a feira, 20/05/2008
11:00 às 13:00 hs
Mesa Redonda: Itália: cinema e poesia
Betânia Amoroso (Unicamp)
Andrea Lombardi (UFRJ)
André Bueno (UFRJ)
13h às 16h
Comunicações dos alunos
5ª feira, 21/05/2008
11:00 às 13:00 hs
Mesa Redonda: 1968: o abalo na cultura
Frederico Góes (UFRJ)
Marcelo Jacques (UFRJ)
Nonato Gurgel (UFRJ)
13:00 às 16:00 hs
Comunicações dos alunos
Local
Faculdade de Letras
Período
19 a 21 de maio de 2008
1.4. Mesa Redonda “68: Política e arte”
Coordenação
Doutora Maria Glória Ferreira e Doutor Carlos Augusto Zilio, Professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor Paulo Sérgio Duarte, Professor da Universidade Cândido Mendes.
Expositores
Antonio Manuel
Carlos Vergara
Carlos Zilio
Debatedores
Glória Ferreira
Paulo Sérgio Duarte
Projeção do filme de Antonio Manuel – Loucura e Cultura
Apoio
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, da Secretaria de Estadual de Cultrua
Local
Parque Lage
Data e Hora
5ª feira, 21/08/2008, 18:00 hs
1.5. Depoimentos sobre 68
Documentário com depoimentos sobre 1968 extraídos do conjunto de depoimentos que constituem o acervo do Museu da Imagem e do Som. O documentário será exibido na Exposição Multimídia 40 Anos de 68 (ver a seguir), passando a integrar o acervo do MIS para pesquisas e consultas.
Coordenação
Professor Doutor Carlos B. Vainer, Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutora Rosa Maria Barbosa de Araújo, Presidente do Museu da Imagem e do Som; Ana de Hollanda, Vice-Presidente do Museu da Imagem e do Som.
Local
Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (Exposição Multimídia 40 Anos de 68) e Museu da Imagem e do Som.
Período / Data
Agosto de 2008
1.6. Artes Plásticas em 68
Evento com participação de artistas e críticos.
Coordenação
Professor Doutor Carlos Augusto Zílio, Professora Doutora Maria da Glória Ferreira, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Prof. Paulo Sérgio Duarte, Universidade Cândido Mendes.
1.7. Concurso de Monografia “1968 – 2008: Juventude e Contestação, Ontem e Hoje¨
Concurso de monografia aberto a estudantes de graduação de todas as unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coordenação
Professora Doutora Leilah Landim e Professora Doutora Maria Paula Araújo, respectivamente da Escola de Serviço Social e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1.8. Concurso de Redação: “Juventude de 68, Juventude de hoje – Participação política, social e cultural”
Concurso de redação em escolas do 2o grau da Rede de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. O concurso será realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
Coordenação
Angela Muniz
1.9. Concurso de Redação: Juventude de 68, Juventude de hoje – Participação política, social e cultural – EDUCAFRO/SEPE
Concurso de redação entre os estudantes das turmas dos cursos de pré-vestibular do movimento EDUCAFRO.
Coordenação
Angela Muniz, Ivano - EDUCAFRO, SEPE
1.10. Memorial UFRJ – Mortos pela Ditadura
Implantação, na Cidade Universitária, em local a ser definido, de memorial que homanegeie os estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro mortos pela ditadura militar. A seleção do projeto do memorial será realizada mediante concurso público entre estudantes da UFRJ, notadamente entre os estudantes da Escola de Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Coordenação
Professor Doutor Gustavo Rocha Peixoto, Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Doutora Ângela Âncora da Luz, Diretora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Local
Cidade Universitária – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Período / Data
13 de dezembro de 2008 (inauguração)
1.11. Calendário 2008
Calendário oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com fotos e indicações acerca de eventos ocorridos durante o ano
Coordenação
João Eduardo , Chefe de Gabinete do Reitor
Período / Data
Janeiro de 2008 (lançamento)
1.12. Almanaque 1968
Almanaque com informações sobre o ano de 1968
Coordenação
Jornalista Márcia de Almeida
Período / Data
Agosto de 2008
1.13. Inscrição Urbana da Nossa Memória
Colocação de placas explicativas em logradouros e imóveis da cidade onde aconteceram eventos importantes nos anos 1967 a 1969.
Almanaque com informações sobre o ano de 1968
Coordenação
Professor Doutor Carlos B. Vainer, Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Maria Alice Saboya, da Secretaria Municipal das Culturas.
Período / Data
Agosto de 2008
II. Área de Cinema
2.1. Festival Internacional – Retrospectiva dos anos 60
Mostra de filmes dos anos 1967 a 1969, em sessões às 5as e 6as feiras, durante dois meses. Após as sessões, ocorrerão debates sobre os filmes e os temas abordados.
Coordenação
Lucia Murat e Equipe Grupo Estação de Cinema.
Local
Cine Odeon - Cinelândia
Período / Data
15 de maio de 2008 a 15 de junho de 2008.
2.2. Retrospectiva de filmes documentários/ficção sobre 68
Esta Retrospectiva integra a Exposição Multimídia 40 Anos de 68 (ver a seguir), em sessões contínuas.
Coordenação
Velso Ribas e Jose Luiz Saboya.
Local
Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (Exposição Multimídia 40 Anos de 68).
Período / Data
Agosto de 2008.
2.3. Festival do Rio
Como parte da programação paralela ao Festival, será organizada uma homenagem ao cinema de 68, com exibição de filmes e palestras com atores/diretores da época.
Coordenação
Grupo Estação de Cinema
Local
Cinemas da cidade.
Período / Data
15 de setembro a 15 de outubro.
III. área de Artes Cênicas
3.1. Teatro - Retrospectiva dos Anos 60
Apresentação, na forma de leitura ou ensaio geral, de peças dos anos 1967 a 1969. As leituras e apresentações serão seguidas de debates e integrarão as atividades da Exposição Multimídia 40 Anos de 68 (ver a seguir).
Coordenação
Maria Alice Saboya – Rede de Teatro Chico Mendes
Local
Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (Exposição Multimídia 40 Anos de 68).
Período / Data
Agosto de 2008.
3.2. Dançando 68
Espetáculos de dança, apresentando coreografias de manifestações e quotidiano de 68. Estes espetáculos integrarão a Exposição Multimídia 40 Anos de 68 (ver a seguir).
Coordenação
Professora Doutora Marta Simões, da Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Gabriela, Escola de Dança da UFRJ
Local
Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (Exposição Multimídia 40 Anos de 68).
Período / Data
Agosto de 1968
3.3. 68 de Volta ao Palco
Encenação de peças teatrais do ano de 68 na rede pública de teatros do município do Rio de Janeiro.
Coordenação
Maria Alice Saboya
Local
Teatros da Rede de Teatros da Secretaria Municipal das Culturas.
Período / Data
Setembro a dezembro de 2008.
4. música
4.1. Cantando 68 – Espetáculo do conjunto musical MPB-4.
Estórias de 68 narradas através de músicas. O espetáculo integrará as atividades da Exposição Multimídia 40 Anos de 68 (ver a seguir).
Coordenação
Aquilles Reis.
Local
Centro Cultural Caixa Econômica Federal (Exposição Multimídia 40 Anos de 68).
Período / Data
Agosto de 2008.
4.2. Ato Musical no 5
Show de música transmitido ao vivo em rede nacional da TV Brasil. O espetáculo marcará a passagem dos 40 Anos do Ato Institucional n. 5, de 13 de dezembro de 1968.
Coordenação/Direção Musical
Ricardo Vilas
Produção

Realização
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual da Cultura, Secretaria Municipal das Culturas
Apoio
Rádio MEC, TV Brasil
Período / Data
13 de dezembro de 2008
V. Evento Múltiplo
3.1. Exposição Multimídia 40 Anos de 68
Exposição multimídia sobre o comportamento social e a produção intelectual de 68. Resgatar e expor, num único espaço físico, o “espírito do tempo”, graças à reunião de instalações e atividades que animarão o evento durante 30 dias. fotos, filmes, material de imprensa, música, documentos de época, depoimentos gravados e escritos, espetáculos de dança e musicais.
A exposição integrará, entre outras, as seguintes atividades e eventos:
v vídeo-instalações, com depoimentos gravados (1.4), multimídia sobre Artes Plásticas (1.5) e outros materiais áudio-visuais;
v lançamento do Almanaque 1968 (1.12)
v exposição de fotos (ver 1.13);
v documentários (ver 2.1);
v exibição de filmes documentários (ver 2.2);
v leituras de peças e espetáculos teatrais (3.1);
v espetáculos de dança (ver 3.2);
v espetáculos musicais (ver 4.2);
Para realizar este programa, será realizada a parceria com um centro cultural que possa abrigar uma instalação/manifestação deste porte. Em princípio, e tendo em vista primeiros contatos, será o Centro Cultural da Caixa Econômica Federal.
Coordenação
Velso Ribas
Local
Centro Cultural da Caixa Econômica Federal
Período / Data
Agosto de 2008
vi – confraternização
Festa de confraternização comemorativa do aniversário de 40 anos de 1968.
Coordenação
Bernardo Karam
outras atividades
Outras atividades poderão agregar-se à Programação, estando prevista uma grande festa de confraternização para comemorar o aniversário de 40.

Nenhum comentário: