quarta-feira, 14 de maio de 2008

Draco vai apurar denúncias de corrupção na prefeitura de Lindberg Farias em Nova Iguaçu

FONTE: http://extra.globo.com/rio/materias/2008/05/12/draco_vai_apurar_denuncias_de_corrupcao_na_prefeitura_de_lindberg_farias_em_nova_iguacu-427354949.asp


Publicada em 12/05/2008 às 22:58
Draco vai apurar denúncias de corrupção na prefeitura de Lindberg Farias em Nova Iguaçu
Marcelo Gomes e Marco Antônio Martins - Extra

RIO - As denúncias de suposta prática de corrupção no município de Nova Iguaçu, durante a administração Lindberg Farias, levaram o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira a determinar a abertura de um inquérito na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

No inquérito 18/2008, os policiais tentarão descobrir se haveria algum esquema de corrupção na prefeitura, com a participação de servidores, além de tentar saber quem teria usado o nome do próprio procurador-geral. Uma pessoa aparece em supostas gravações pedindo R$ 60 mil em nome de Marfan Vieira, segundo a revista "Isto É".

"
Não podemos admitir que o Ministério Público seja utilizado como joguete
"
--------------------------------------------------------------------------------
- Há uma disputa política. Não podemos admitir que o Ministério Público seja utilizado como joguete. Considerando que possa haver uma suposta gravação, o fato é da maior gravidade. Ou há um grande esquema para envolver pessoas ou há alguém exigindo valores, valendo-se do nome do procurador-geral. Isso é muito grave - afirmou Marfan.

Além da abertura do inquérito na Draco, o procurador-geral determinou ainda que o promotor Carlos Bernardo Aarão Reis, da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva abrisse o inquérito 1500/08 para apurar improbidade no setor público municipal. Outros dois promotores foram indicados para apurar denúncias contra os grupos políticos da cidade da Baixada.

No Ministério Público estadual há um processo de oito volumes que apura uma licitação direcionada na prefeitura. Segundo a investigação, servidores e ex-servidores municipais são suspeitos de integrarem o esquema.

Vereador pede afastamento de prefeito


O vereador Celso Valentim (PHS) protocolou nesta segunda-feira na Câmara Municipal pedido de afastamento imediato do prefeito Lindberg Farias (PT) enquanto durarem as investigações das denúncias de supostas irregularidades na prefeitura da Baixada. O requerimento será apreciará nesta terça-feira na Câmara, que possui 21 vereadores.

Para o requerimento ser aceito, são necessários sete votos. Neste caso, a Mesa Diretora da Casa indicará três vereadores que vão analisar se há justificativa para o afastamento. Se decidirem pela saída do prefeito, o requerimento será levado ao plenário. Para Lindberg ser afastado, são necessários 14 votos.

No entanto, o procurador-geral da Prefeitura de Nova Iguaçu, Carlos Raposo, disse que o artigo da Lei Orgânica do município que permitia o afastamento sumário do prefeito foi declarado inconstitucional pela Justiça. Nesta segunda-feira, Lindberg Farias voltou a negar as acusações e disse ser vítima de uma armação política de seus adversários, Nelson Bornier (PMDB) e Rogerio Lisboa (DEM).

Em nota, o deputado Rogerio Lisboa negou envolvimento nas denúncias.

Briga política nas eleições municipais
As recentes denúncias de supostas irregularidades na Prefeitura de Nova Iguaçu têm como pano de fundo as eleições municipais de outubro. Apoiado por Cesar Maia (DEM) em 2004, Lindberg Farias (PT) disputou o segundo turno da votação em Nova Iguaçu com Mário Marques, que tinha o apoio dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho (PMDB).

Já eleito, Lindberg nomeou Rogerio Lisboa (DEM) como seu secretário de Obras, em retribuição ao apoio de Cesar Maia. Em 2006, Rogerio elegeu-se deputado federal com apoio de Lindberg.

Desde então, Rogerio era cotado como vice na chapa de Lindberg à reeleição. A dupla rompeu após o prefeito admitir a possibilidade de ceder a vaga de vice na sua chapa ao PMDB, partido do governador Sergio Cabral. No fim deu tudo errado: Nelson Bornier será o candidato do PMDB, Rogerio, do DEM, e Lindberg se aliou ao PDT.

Nenhum comentário: