terça-feira, 20 de maio de 2008

Mensagem do presidente Lula sobre a Conferência Nacional de Juventude

COMENTÁRIO DE OTÁVIO LUIZ MACHADO: Lutaremos para que o Presidente Lula não privilegie mais o PC do B (que tomou conta da UNE) e de fato faça políticas globais para os jovens.


FONTE: http://www.juventude.gov.br/e-fato/mensagem-do-presidente-lula-sobre-a-conferencia
Mensagem do presidente Lula sobre a Conferência

Nestes quatro últimos dias, esteve aqui reunida e representada a juventude brasileira. Ou as juventudes brasileiras. Ou, melhor ainda, as muitas caras e cores da juventude brasileira.

Cada um levantou a sua bandeira. Vocês trouxeram suas militâncias, seja partidária, seja nas mais diferentes formas de atuação política. Vestiram camisetas com palavras de ordem, ou trouxeram as palavras de ordem escritas no coração.

Trouxeram sonhos, e tiveram a generosidade de dividi-los conosco. Também cantaram, dançaram e namoraram – porque afinal de contas, como nos ensinou o Che, é preciso manter a ternura, sempre.

Vocês debateram, protestaram, reivindicaram e – o melhor de tudo – trouxeram propostas para um país mais desenvolvido e mais justo.

O Brasil e a juventude brasileira têm um problema em comum: sempre disseram que este era o país do futuro; e que a juventude era o futuro do Brasil. Mas como nas três últimas décadas o Brasil praticamente não cresceu, não distribuiu renda, não investiu como deveria em educação, não gerou empregos nem oportunidades, a juventude brasileira ficou sendo o futuro de um país sem futuro.

Até que o Brasil e a juventude brasileira decidiram construir o próprio futuro. O Brasil nunca cresceu tanto, com distribuição de renda, como cresce agora. E finalmente começou a pagar a imensa dívida acumulada para com sua juventude.

Pela primeira vez, o país conta com uma política voltada especificamente para os jovens. E vocês, como ficou demonstrado nesta Primeira Conferência Nacional de Juventude, respondem ajudando a implementar políticas públicas que vão beneficiar não apenas a vocês mesmos, mas ao Brasil inteiro.

Os desafios são muitos. Mas não nos faltam nem a matéria-prima, nem as ferramentas para construirmos o país e o mundo que queremos. A matéria-prima é o nosso sonho. E as ferramentas, as nossas consciências e as nossas mãos.

Meus mais sinceros e entusiasmados parabéns.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil.

Nenhum comentário: