terça-feira, 27 de maio de 2008

Congresso reunirá estudantes e professores paras discutir rumos da USP

FONTE: http://www4.usp.br/index.php/institucional/42-institucional/14607-congresso-reunira-estudantes-e-professores-paras-discutir-rumos-da-usp

Institucional - 21.05.08

Congresso reunirá estudantes e professores paras discutir rumos da USP

USP Online A partir desta segunda (26), a Cidade Universitária, na capital, será a sede da quinta edição do Congresso da USP. O evento, que vai até o dia 30, tem como meta a reunião de professores, estudantes e funcionários para a formação de grupos de trabalho e debate sobre temas relacionados à Universidade. Durante os dias de realização do encontro, as aulas de graduação e pós, em todos os campi da USP, poderão ser suspensas. Para saber se terá aulas, recomenda-se ao estudante que entre em contato direto com a unidade.No que se refere aos funcionários técnico-administrativos, a Reitoria concordou que os delegados eleitos para o Congresso teriam seu ponto liberado, de acordo com a decisão do diretor de cada Unidade. A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) não aceitou a proposta e comunicou que não participará do evento. Claudionor Brandão, diretor do Sintusp, declarou à Rádio USP que “todos os segmentos deveriam participar do Congresso em condições iguais”, e por isso a opção dos funcionários por não atuarem durante o encontro. A decisão foi tomada pelo Sintusp em assembléia realizada no último dia 15.
As demais categorias – professores e estudantes – poderão participar com até 250 delegados cada. Estes terão direito a voto e veto nas decisões a serem tomadas durante o Congresso. Todos os que comparecerem ao evento podem participar dos debates como ouvintes; a manifestação por voz será permitida para os não-delegados caso haja disponibilidade de tempo.Momento privilegiadoA professora Lucília Daruiz Borsari, do Intituto de Matemática e Estatística (IME) e diretora da Associação dos Docentes da USP (Adusp), vê na realização do Congresso uma oportunidade de consolidar o “momento privilegiado” pelo qual passa a democracia na Universidade.“Temos a perspectiva de discussão de uma estatuinte, que possa elaborar de maneira mais democrática os estatutos da Universidade”, afirmou a professora à Rádio USP. A professora ressalta que a questão da autonomia universitária motiva a realização de debates sobre a estrutura de poder que se espera na Universidade.

Nenhum comentário: