sexta-feira, 30 de maio de 2008

Reitor da UFPE é novo presidente da Andifes

COMENTÁRIO DE OTÁVIO: uma grande conquista da comunidade universitária brasileira. O trabalho do Professor Amaro Lins na UFPE nos últimos anos tem sido marcado pelo dinamização da universidade na produção de conhecimento e com ênfase na radicalização da relação Universidade-Sociedade

Fonte: http://www.andifes.org.br/news.php#7049

Reitor da UFPE é novo presidente da Andifes - 16:35
30.05.2008
A Andifes elegeu, nesta quinta-feira (29/05), sua nova Diretoria Executiva durante a LXXª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação. O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Henrique Pessoa Lins, estará a frente da associação para a gestão 2008/2009. A nova Diretoria é composta por pelos reitores: Edward Madureira Brasil (UFG), primeiro vice-presidente; Ronaldo Tâdeu Pena (UFMG), suplente do primeiro vice-presidente; João Carlos Brahm Cousin (FURG), segundo vice-presidente; e Hidembergue Ordozgoith da Frota (UFAM), suplente do segundo vice-presidente.
Em seu discurso de despedida, o reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU) ressaltou a importância da gestão compartilhada entre os membros da Diretoria Executiva. De acordo com ele, a divisão de tarefas e responsabilidades reforçou a visão da Andifes como construção coletiva e democrática. Ele também reconheceu o trabalho desenvolvido pela gestão anterior, afirmando ser fundamental dar continuidade às ações iniciadas nesta gestão e implementar as demais presentes no planejamento organizado pelo Diretório Nacional para auxiliar a nova Diretoria Executiva da Andifes.
Durante esta gestão, a Associação manteve interlocução com o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e as entidades ligadas à educação brasileira no sentido de promover o debate entre os diversos atores relacionados à área para fortalecer o sistema educacional brasileiro e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do país. Entre os principais feitos estiveram: realização de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública, criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil e da RedeIFES, realização do Curso de Gestão da Internacionalização Universitária, organização do III Seminário Anual Andifes de Políticas Públicas para a Educação para tratar da carência de professores no ensino básico e apoio no I Fórum sobre as IFES, realizado pelo Tribunal de Contas da União, contribuição para aprimoramento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), início da estruração do Programa de Fortalecimento e Expansão da Pós-Graduação das IFES.
O professor Amaro Lins é engenheiro civil pela UFPE, mestre em Ciências pela Coppe/UFRJ e doutor pela Coppe/UFRJ/Oxford University, com pós-doutorado pela Colorado University. Atua na área de Engenharia Geotécnica e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil (95). Foi diretor do Centro de Tecnologia e Geociências de 1996 a agosto de 2003. Como pesquisador, já publicou trabalhos em seminários, congressos e em revistas nacionais e internacionais, atuando como consultor da Finep, Capes e CNPq. Atualmente, cumpre seu segundo mandato a frente da UFPE e é presidente da Comissão de Avaliação Institucional da Andifes.
(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)

Nenhum comentário: