quarta-feira, 28 de maio de 2008

Em protesto, alunos bloqueiam reitoria da USP (Sobre o 5º Congresso da USP)

FONTE: http://search.folha.com.br/search?s=online%2Feducacao&q=reitoria&sr=11&site=online

27/05/2008 - 16h10
Em protesto, alunos bloqueiam reitoria da USP
da Folha Online
Um grupo de estudantes da USP bloqueou na manhã desta terça-feira a entrada da sede da reitoria da universidade, na zona oeste de São Paulo, devido ao fracasso do 5º Congresso da universidade, que reuniria alunos, professores e funcionários. O prédio não foi invadido, mas os funcionários não puderam trabalhar.
O impasse em relação ao congresso começou com a decisão dos funcionários de não participar do evento alegando que sua representação não seria igualitária em relação aos professores e estudantes.
A desconfiança do sindicato começou devido à estrutura do Congresso. Ficou determinado que cada um dos grupos elegessem 250 delegados para o evento. Entre os dias 26 e 30 de maio, as aulas foram suspensas.
O sindicato queria que todos os 15 mil funcionários de todos os campi fossem autorizados a participar, se quisessem. Nessa hipótese, o Sintusp (sindicato dos trabalhadores) se comprometeria a manter todos os serviços essenciais em funcionamento.
A realização do congresso era uma das exigências dos estudantes que invadiram a reitoria da universidade no ano passado. Eles ficaram 51 dias no prédio, entre maio e julho.
A reitoria afirma que não entendeu a postura dos alunos e dos funcionários. "Embora seja de competência dos dirigentes de cada unidade/órgão da USP deliberar sobre a dispensa de seus servidores, [a reitoria] recomendou a liberação dos funcionários devidamente eleitos e/ou indicados como Delegados pela categoria para participar no referido evento, não proibindo a participação dos demais servidores não-docentes", afirma nota.
Para o Sintusp, o fato de a reitoria ter apenas sugerido e não determinado a liberação de todos, deixaria a decisão final nas mãos dos dirigentes de cada unidade, os quais poderiam escolher aliados e vetar desafetos.
Encontro
A professora do Instituto de Física, Suzana Salem Vasconcelos, diretora da Adusp (associação dos professores da USP), disse que toda a estrutura e a mobilização do congresso será usada para discussão dos problemas da universidade entre o corpo docentes. Alunos e funcionários poderão participar, mas qualquer deliberação será votada apenas pelos professores.
A reportagem não conseguiu entrar em contato com representantes do grupo de estudantes.

Nenhum comentário: