CRONOLOGIA DO PROENGE (INÍCIO DE 2005)
ANTECEDENTES:
1) FEVEREIRO DE 2000: Projeto “Reconstrução Histórica das Repúblicas Estudantis da UFOP”.
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
MACHADO, Otávio Luiz. “As repúblicas estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil”. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 66, p. 197-199, 2003.
MACHADO, Otávio Luiz. Projeto Reconstrução Histórica das Repúblicas Estudantis da UFOP. In: IV SEMPE - Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão, 2001, São Carlos-SP. Anais do IV SEMPE - Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão, 2001.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Armando Lopes na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Movimento Estudantil no Brasil e a vida estudantil. In: Colóquio Internacional Movimentos Estudantis: dilemas e perspectivas, 2006, Coimbra, Portugal. Anais do Colóquio Internacional Movimentos Estudantis: dilemas e perspectivas intitulada Experiências e Desafios. Coimbra, Portugal. v. 1. p. 1-10.
MACHADO, Otávio Luiz (Org.). As repúblicas de Ouro Preto e Mariana: Trajetórias e Importância. 1a. ed. Recife-PE: Projeto A ENGENHARIA NACIONAL, OS ESTUDANTES E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A MEMÓRIA REABILITADA(1930-1985, 2007. v. 01. 462 p.
MACHADO, Otávio Luiz. O sistema de repúblicas de Ouro Preto e Mariana. In: Otávio Luiz Machado. (Org.). As repúblicas de Ouro Preto e Mariana: trajetórias e importância. 1a ed. Recife-PE: Projeto A ENGENHARIA NACIONAL, OS ESTUDANTES E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A MEMÓRIA REABILITADA(1930-1985), 2007, v. , p. 160-194.
MACHADO, Otávio Luiz. Casas de estudantes e Educação Superior no Brasil: aspectos sociais e históricos. In: Michel Zaidan e Otavio Luiz Machado. (Org.). Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior. Recife-PE: Editora Universitária UFPE, 2007, v. , p. 191-208.
PRINCIPAIS EVENTOS ORGANIZADOS OU QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DO PROJETO:
- Palestra do Professor Michel Thiollent (UFRJ), tanto para apoiar o projeto sobre educação e repúblicas em Ouro Preto como para escrever capítulo específico para o trabalho. 2000
Palestra do Prof. Dr. Elísio Estanque (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) intitulada "Estudo sobre os estudantes universitários de Coimbra, Portugal", (Organização de Otávio Luiz Machado - UFOP). 2002. (Organização de evento/Outro).
MACHADO, Otávio Luiz. Exposição Ouro Preto, Repúblicas, Estudantes e Movimentos (Organização e Curadoria - Otávio Luiz Machado - UFOP). 2000. (Organização de evento/Exposição).
2) FEVEREIRO DE 2001: Iniciamos o Projeto “A Atuação do Diretório Acadêmico da Escola de Minas de Ouro Preto: entre o desenvolvimentismo e o radicalismo (1956 e 1969)”
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
MACHADO, Otávio Luiz. Práticas Culturais e os Estudantes de Ouro Preto. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2003, Unicamp, Campinas-SP. Anais do XI Congresso Brasileiro de Sociologia. Campinas-SP, 2003.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Lincoln Ramos Viana na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Nelson Maculan Filho na sala Virtual Movimento Estudantil Brasileiro. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. O relatório do general Meira Mattos em 1968: a educação superior e repressão ao movimento estudantil no Brasil. Revista Cadernos de História, v. 2, p. 1-21, 2006.
MACHADO, Otávio Luiz. As principais atuações dos estudantes de Ouro Preto: as entidades e o voluntarismo contestador (1915-1980). In: Otávio Luiz Machado. (Org.). As repúblicas de Ouro Preto e Mariana: trajetórias e importância. 1a ed. Recife-PE: Projeto A ENGENHARIA NACIONAL, OS ESTUDANTES E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A MEMÓRIA REABILITADA (1930-85), 2007, v. , p. 195-271.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Paulo Pavanelli No DVD-ROM, 2007.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Pedro Carlos Garcia Costa No DVD-ROM, 2007.
PRINCIPAIS EVENTOS ORGANIZADOS OU QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DO PROJETO:
MACHADO, Otávio Luiz. Exposição Ouro Preto, Juventude, Tradições e Movimentos Sociais (Organização e Curadoria - Otávio Luiz Machado - UFOP). 2002. (Organização de evento/Exposição).
3) FEVEREIRO DE 2002: Projeto "Estudantes, Universidade e a contribuição ao patrimônio histórico e artístico de Ouro Preto"
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
MACHADO, Otávio Luiz. a) Estudantes, Universidade e a Conservação do Patrimônio Histórico de Ouro Preto.. 2003. (MIMEO).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Fernando Brant na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Jarbas Juarez na fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Rui Morão na sala Virtual do Universia Movimento Estudantil Brasileiro. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Simone Monteiro Silvestre Fernandes na sala Virtual do Universia Movimento Estudantil Brasileiro. 2005 (Pesquisa).
4) FEVEREIRO DE 2003: Projeto A Corrente Revolucionária de Minas Gerais. Já em Recife, iniciei os primeiros levantamentos para o projeto de pesquisa seguinte.
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
MACHADO, Otávio Luiz. O estudo do movimento estudantil brasileiro: um debate sobre esquecimentos, celebrações, reflexões, comemorações e contra-comemorações. Cadernos da Revista de História Económica e Social, v. 3, p. 1-9, 2007.
MACHADO, Otávio Luiz. A luta estudantil na Escola de Minas de Ouro Preto: da Politização na Escola à luta armada na Sociedade (1964-1969). In: Seminário 40 anos em 4 dias - Revisitando o Brasil Militar, 2003, 2004, Recife-E. Anais do Seminário 40 anos em 4 dias - Revisitando o Brasil Militar, 2003, 2003.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Gilney Amorin Viana na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Mário Roberto Galhardo Zanconato No DVD-ROM, 2007.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Nilmário Miranda No DVD-ROM, 2007.
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Ricardo Apgaua No DVD-ROM, 2007.
5) FEVEREIRO DE 2004:"O Debate da relação educação e sociedade no movimento estudantil das tradicionais escolas de engenharia de Ouro Preto e Recife nos anos 1960"
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Lauro Morhy na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de Apolo Heringer Lisboa na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa). MACHADO, Otávio Luiz. Entrevista de João Batista dos Mares Guia na Fundação Perseu Abramo. 2005 (Pesquisa).
6) DEZEMBRO DE 2005: INÍCIO DO PROENGE (Projeto A Engenharia Nacional, os Estudantes e a Educação Superior: a Memória Reabilitada: 1930-85)
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
MACHADO, Otávio Luiz (Org.) ; ZAIDAN, M. (Org.). MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR. Recife-PE: Editora Universitária UFPE, 2007. v. 3. 260 p.
MACHADO, Otávio Luiz (Org.). 70 anos da UNE: o que já sabemos? O que precisamos saber?. 1a. ed. Recife-PE: Projeto A ENGENHARIA NACIONAL, OS ESTUDANTES E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A MEMÓRIA REABILITADA(1930-1985, 2007. 500 p.
MACHADO, Otávio Luiz ; PINTO, L. C. ; TAVARES, M. A.. Análise do discurso do novo movimento estudantil. In: Michel Zaidan; Otávio Luiz Machado. (Org.). Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior. Recife-PE: Editora Universitária UFPE, 2007, v. , p. 175-190.
MACHADO, Otávio Luiz (Org.). Movimento Estudantil no Brasil: Histórias e Registros entre 1903 e 2007. Recife-PE: Proenge, 2007. MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro História da UNE: Memórias de ex-dirigentes , de Nilton Santos (Prefácio de Otávio Luiz Machado). Recife-PE, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Sociologia da Juventude Volume 4: Os Movimentos Juvenis". Recife-PE, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Sociologia da Juventude Volume 3: A vida Coletiva Juvenil.. Recife-PE, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Sociologia da Juventude Volume 2: Para uma Sociologia Diferencial., 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Sociologia da Juventude Volume 1: Da Europa de Marx à América Latina de Hoje., 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Movimento Estudantil e Consciência Social na América Latina , de José Augusto Guilhon Albuquerque (Prefácio de Otávio Luiz Machado), 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Estudantes e Ideologia no Brasil , de Marcos Coimbra (Prefácio de Otávio Luiz Machado), 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro A Juventude na Sociedade Moderna , de Marialice Mencarini Foracchi (Prefácio de Otávio Luiz Machado), 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Participação Social dos Excluídos , de Marialice Mencarini Foracchi (Prefácio de Otávio Luiz Machado), 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro O Estudante e a Transformação da Sociedade Brasileira , de Marialice Mencarini Foracchi (Prefácio de Otávio Luiz Machado), 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
MACHADO, Otávio Luiz. Prefácio à edição eletrônica do livro Memorex: Elementos para a História da UNE (Prefácio de Otávio Luiz Machado). Recife-PE, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
PRINCIPAIS EVENTOS ORGANIZADOS OU QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DO PROJETO:
MACHADO, Otávio Luiz. Palestra de Otávio Luiz Machado no II Congresso dos Estudantes da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).A questão educativa na luta dos estudantes de Engenharia da Escola Politécnica da USP. 2007. (Participações em eventos/Congresso).
MACHADO, Otávio Luiz. Palestra de Otávio Luiz Machado no Seminário Movimento Estudantil e Democracia na Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense).Movimento Estudantil Brasileiro e Projeto de País. 2007. (Participações em eventos/Seminário). MIMEO.
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES EM TORNO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:
MACHADO, Otávio Luiz. PROFESIONES, DISEÑOS DE FORMACIÓN, SOCIALIZACIÓN PROFESORAL Y MOVIMIENTO ESTUDIANTIL EN BRASIL: EL CASO DE LOS DISCURSOS DE LOS ESTUDIANTES DE LA ESCUELA DE INGENIERÍA DE PERNAMBUCO ENTRE LOS AÑOS 1950 60.. In: Encontro da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), 2007, Guadalajara, México. Anais do Encontro da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), 2007. p. 1-9.
MACHADO, Otávio Luiz. As narrativas dos líderes estudantis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dos anos 1960: paixões, reflexões e vivências. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), 2007, Porto Alegre-RS. Anais da VII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). Porto Alegre-RG, 2007.
MACHADO, Otávio Luiz. A leitura das narrativas dos ex-alunos da Escola de Engenharia de Pernambuco: a formação profissional e o profissionalismo.. In: Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social, 2006, Recife-PE. Anais do Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social, 2006.
MACHADO, Otávio Luiz. Texto preparatório para o 34º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS DO CENTRO DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS (CERU/USP) - 2007. Mimeo
O QUE REPRESENTA O PROJETO “A ENGENHARIA NACIONAL, OS ESTUDANTES E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A MEMÓRIA REABILITADA (1930-1985)” PARA A RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO” – PROENGE: SUA GÊNESE E ATUAÇÃO
Otávio Luiz Machado*
* Pesquisador e Coordenador de atividades do PROENGE
Ultimamente tenho recebido muitas mensagens de pessoas que possuem curiosidades sobre o PROENGE. Pretendem saber no que consiste o projeto, no que pensa os seus membros sobre o atual quadro do movimento estudantil e, principalmente, buscam informações precisas sobre a história dos movimentos juvenis e orientações para novos projetos. Como sempre atendemos a todos e a todas da melhor forma possível.
É importante falar que a maior satisfação dos que constroem o PROENGE é o compromisso com o país, pois o projeto foi construído a partir de uma base muito sólida de pesquisas e publicações.
O PROENGE, que está sediado na cidade de Recife-PE, também tem se tornado uma contribuição para os trabalhos da região Norte e Nordeste, que geralmente são pouco divulgados em outras regiões do país. Em conversa recente com o Professor Michel Zaidam, comunicava a ela a satisfação de ter o livro que organizamos (“Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior”) indicado na Revista Pesquisa Fapesp (na edição de março de 2008), que é a principal revista de divulgação científica do Brasil. Estavámos lá, juntamente com livros de grande editoras, todas elas do eixo Rio-São Paulo. Também comentei a citação do livro num artigo da Revista Teoria e Debate (Maio de 2008), que também citava livros do citado eixo, além de livros do exterior. Também conversamos quando saiu uma resenha do livro no caderno Mais da Folha de S. Paulo, que é um espaço disputadíssimo, mas também merecíamos estar ali resenhados e divulgados.
É bom dizer que de todos os Estados, no Rio de Janeiro temos uma dificuldade especial de penetração do projeto. É muito fechado, além de ser monopolizador em certas questões, o que dificulta qualquer tipo de divulgação naquele Estado.
Não temos nada contra o eixo, mas também não podemos deixar de divulgar o trabalho a partir do seu devido mérito em outros locais, o que certamente estamos conseguindo aos poucos.
O projeto é a soma dos projetos dos seus organizadores, mas também mantém a abertura para novos projetos e autores, pois não podemos esquecer as nossas origens e os caminhos da pesquisa traçados a partir da colaboração de diversas instituições e pesquisadores.
O trabalho no qual se originou o presente livro intitula-se “A Engenharia Nacional, os estudantes e a educação superior: a memória reabilitada (1930-1985)”, e é resultado de diversas conclusões e contribuições da pesquisa piloto “O debate da relação educação e sociedade no movimento estudantil das tradicionais escolas de engenharia de Ouro Preto e Recife nos anos 1960”, realizada com a colaboração de pesquisadores das universidades federais de Ouro Preto e Pernambuco, quando seus realizadores passaram a reconstituir parte da história de duas escolas superiores importantes no contexto da ciência, cultura e educação do Brasil: Escola de Engenharia de Pernambuco (UFPE) e Escola de Minas de Ouro Preto (UFOP). No próprio desenvolvimento do trabalho, a questão da educação superior, da cultura brasileira e da ciência e tecnologia foram percebidas como preocupações importantes no contexto estudantil universitário brasileiro.
Mas a origem de tudo está lá atrás, em Ouro Preto-MG, quando o historiador Otávio Luiz Machado estudava a história das repúblicas de estudantes ou do movimento estudantil em Minas Gerais, enquanto pesquisador associado ao Laboratório de Pesquisa Histórica (LPH) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Não foram poucos os locais de pesquisa para que a história do movimento estudantil brasileiro ganhasse algum destaque nas suas preocupações intelectuais, como foi o caso do CPDOC/FGV do Rio de Janeiro-RJ, o Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte ou o Arquivo Público Estadual de Pernambuco, além dos arquivos universitários da UFOP, da UFPE, do Mackenzie e de outras instituições de educação superior.
Mas a preocupação com a atividade extensionista da Universidade Brasileira também foi fundamental para a consolidação dos trabalhos. É o caso da exposição intitulada “Ouro Preto, Juventude, Tradições e Movimentos Sociais”, organizada pelo projeto “O debate da relação educação e sociedade no movimento estudantil das tradicionais escolas de engenharia de Ouro Preto e Recife nos anos 1960”, que ficou aberta no Museu Casa Guignard de Ouro Preto, em setembro de 2002.
A grande preocupação no registro de entrevistas gravadas levou o projeto a visitar vários Estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e outros.
E ainda tivemos a grande preocupação de participar de eventos científicos sobre o tema, como foi o caso do “Simpósio Internacional Movimento Estudantil: dilemas e perspectivas”, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, em 2006, que nos garantiu a aquisição de uma maior experiência acadêmica no tocante ao tema movimento estudantil.
Várias entrevistas foram divulgadas no formato de livro, como é o caso a feita com o Professor Jacob Gorender, em São Paulo (foto abaixo), enquanto outras, assim como documentos, já estão publicadas em “sites” como o da Fundação Perseu Abramo ou no próprio blog (seja realista: peça o impossível). O projeto vem contribuindo com livros, como o de Ana Maria de Araújo Freire, intitulado “Paulo Freire: uma história de vida” (em 2006), assim como com a disponibilização de dados ou documentos imprescindíveis à história do país a todos os interessados.
Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, assim como a contribuição de mais de vinte (20) instituições de educação superior do Brasil, temos a plena certeza de que o projeto “A Engenharia Nacional, os estudantes e a educação superior: a memória reabilitada (1930-1985)” ainda produzirá muitos bons resultados, como o presente livro que lançamos.
Um aspecto importante do projeto é ouvir as opiniões dos que contracenam conosco na luta da memória do movimento estudantil, assim como organizar ou participar de debates promovidos por outros projetos. O confronto de idéias é fundamental, pois é a partir daí que teremos subsídios e legitimidade para continuar o projeto, assim como torná-lo acessível aos interesses na sociedade de um modo geral.
As primeiras opiniões recebidas sobre o DVD-ROM "Movimento Estudantil no Brasil: Histórias e Registros entre 1903 e 2007":
OPINIÃO 1: "Recebemos aqui o DVD com todo o material. É simplesmente fantástico! Tomara que este material se difunda a todos os interessados em pesquisas sobre o movimento estudantil brasileiro. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa" (Pós-Graduandos do Rio Grande do Sul).
OPINIÃO 2: "Vi o blog, achei o DVD incrível! Estou ansiosa por esse material, e é incrível o monte de coisas preciosas que vc conseguiu reunir" (Professora do Rio de Janeiro).
OPINIÃO 3: "Escrevo-lhe para agradecer o envio do CD e parabenizá-lo. Importantíssimo seu trabalho de documentação pelo valor de pesquisa e, principalmente, pela publicização. Não é sempre que encontramos pesquisadores dispostos a saírem de suas "casinhas" repletas de materiais tratados como particulares e de uso privado. Consulto-o sobre a possibilidade deste material ser divulgado na home-page do nosso Núcleo de Estudos..." (Professora de Santa Catarina)
OPINIÃO 4: "Muito obrigado pelo DVD. Será muito útil e para muita gente" (Professor do RJ).
OPINIÃO 5: "Obrigado por contribuir e dar visibilidade à história do movimento estudantil do norte do Brasil" (estudante, Pará)
OPINIÃO 6: “Parabéns pelo trabalho de divulgação dessas pesquisas. É uma forma de partilhar os trabalhos acadêmicos com a população geral. Assim eles deixam de ficar restritos ás bibliotecas, ao alcance apenas de alguns” (Professora Universitária, Mato Grosso).
OPINIÃO 7: " Escrevo para avisá-lo que recebi o DVD. Agradeço muito a sua atenção. Adianto que eu estou, aos poucos, assistindo todos os documentários, e já me emocionei.Muito obrigada (Estudante de Mestrado, São Paulo).
OPINIÃO 8: "Recebi o dvd com o material sobre Movimento Estudantil. É uma ótima compilação de matérias, filmes, entrevistas etc. Agradeço sua gentileza no envio deste. Grande abraço” (Professora Universitária, Paraíba).
OPINIÃO 9: “Estou enviando minha dissertação para fazer parte do acervo sobre o assunto. Espero contribuir e somar com o seu trabalho. Grata pela atenção” (Professora Universitária, Minas Gerais)
OPINIÃO 10: “Envio cópia de minha dissertação para constar no acervo sobre o tema juventude. Muito obrigada pela oportunidade” (Pesquisadora, Santa Catarina)
OPINIÃO 12: Estou vendo a pauta dos trabalhos e penso ser muito interessante. (...). Também sou membro dos movimentos negros e tenho a notar que existe uma fuga nestes espaços em discutir a "situação social da população negra brasileira e esta em relação a responsabilidades da engenharia e planejamento nacional". Seria bom pensarem nos problema estruturais do Brasil, na diversidade estrutural nacional a população negra figura como um dos maiores problemas em cuja a pauta dos movimentos sociais tem pouco debate e pouca coragem em entrar nesta área. Não adianta pensar que no Brasil não existe racismo pois somos todos mestiços. A realidade política e econômica foge a realidade biológica” (Professor Universitário, Ceará).
OPINIÃO 13: “Os meus textos ficam a sua disposição para utilizar nesta sua brilhante iniciativa” (Professor Universitário, Rio de Janeiro).
OPINIÃO 14: "Avante na reconstrução da nossa memória" (Ex-Militante do movimento estudantil, Pernambuco).
OPINIÃO 15: “Excelente trabalho! Você está de parabéns! Estou divulgando, sim, o seu projeto. Também estou aguardando ansiosamente a chegada do DVD” (Pesquisadora, São Paulo).
OPINIÃO 16: "O livro representa uma etapa importante que vai impulsionar outras aberturas e circulação de debates. É disto que se faz uma democracia. Além disso, entendo como fundamental olharmos com orgulho e dor o nosso passado, em que as perdas só se reparam quando as ressignificamos politicamente, como uma herança social, nutrindo narrações que possam ser apropriadas com o coração" (CÉLIA LINHARES, UFF).
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