quarta-feira, 28 de maio de 2008

Polícia prende mais de 300 em manifestação de estudantes no Chile

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u406331.shtml

28/05/2008 - 15h52
Polícia prende mais de 300 em manifestação de estudantes no Chile
da Efe
Um protesto estudantil contra a nova Lei Geral de Educação (LEG), que está sob exame do Parlamento, terminou com mais de 300 estudantes presos, informou a polícia chilena nesta quarta-feira.
Em uma das mais violentas manifestações desde as greves de 2006, alunos de várias universidades e escolas reclamaram da pouca participação no projeto que se encontra no Parlamento.
Em Santiago, a polícia deteve 98 pessoas que iam para o Ministério de Educação (Mineduc) para entregar uma carta de reivindicações à ministra Mônica Jiménez.
As demais detenções ocorreram em outras cidades do Chile. A ministra de Estado, apesar da ação policial, disse que "as portas do Mineduc estão abertas para estabelecer um diálogo".
Já o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, lembrou aos estudantes que "todas suas demandas foram atendidas de maneira satisfatória".
Segundo Pérez Yoma, o movimento é menor do que a denominada "Revolução dos Pingüins", em 2006.
Nesse ano, os estudantes secundaristas e universitários do Chile protestaram contra a má qualidade da educação, em uma das maiores revoltas sociais em três décadas.
Devido às manifestações em massa e aos enfrentamentos com a polícia, o governo de Michelle Bachelet anulou a lei anterior e colocou em discussão a LEG.

Nenhum comentário: