quinta-feira, 29 de maio de 2008

MATÉRIA DO UNIVERSIA: Livros relembram Maio de 68

FONTE: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16003


Livros relembram Maio de 68
Conheça obras que retratam a maior rebelião estudantil da história

Publicado em 29/05/2008 - 14:00
Do Universia
Este ano de 2008, o mundo comemora os 40 anos da maior rebelião estudantil da história, a manifestação de maio de 1968. Iniciado por estudantes franceses, o movimento nasceu da insatisfação com a estrutura acadêmica conservadora e a situação social e política da época. Ganhou a adesão de trabalhadores e se espalhou para outros países, inclusive para o Brasil.
Intitulado como "o ano que não terminou", a data é marcada por grandes transformações educacionais, políticas, culturais e comportamentais. Daí a relevância para você, estudante, conhecer um pouco mais sobre esse momento histórico. Pensando nisso, o Universia reuniu uma série de obras literárias publicadas por editoras universitárias que apresentam os reflexos de Maio de 68 no Ensino Superior brasileiro, bem como para o desenvolvimento econômico do Brasil. Confira!
Ficha Técnica
Título: Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior
Autor: Michael Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado (orgs.)
Páginas: 260
Ano: 2007
Editora UFPE
- Movimento Estudantil Brasileiro e a Educação Superior
Sobre a obra:
O livro reúne textos importantes que tratam da memória do movimento estudantil brasileiro sob a ótica de diversos profissionais, tais como: historiadores, sociólogos, psicanalistas, antropólogos, cientistas políticos, críticos de arte, jornalistas e pesquisadores. No desenvolvimento do trabalho, a questão da educação superior, da cultura brasileira e da ciência e tecnologia foram percebidas como preocupações importantes no contexto estudantil universitário brasileiro.
Sobre os organizadores:
Michael Zaidan Filho é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). É graduado em Filosofia pela UCP (Universidade Católica de Pernambuco). Fez curso de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) na Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo).
Otávio Luiz Machado é historiador pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Possui vários trabalhos sobre movimento estudantil e educação superior no Brasil.
* Texto divulgação.
Ficha Técnica
Título: A Universidade Reformada- Golpe de 1964 e a modernização do Ensino Superior
Autor: Luiz Antônio Cunha
Páginas: 304
Ano: 2007
Editora Unesp
- A UNIVERSIDADE REFORMADA - Golpe de 1964 e a modernização do Ensino Superior
Sobre a obra:
O livro apresenta uma análise histórico-sociológica do ensino superior nos primeiros anos do regime autoritário (1964-1968), revelando aspectos inéditos das mudanças efetuadas na época - a face moderna da implantação de modelos norte- americanos, ao lado, é claro, do retrocesso político e educacional trazido pelo novo regime.
Sobre o autor:
Luiz Antônio Cunha é professor de Educação Brasileira e trabalha em instituições de ensino e pesquisa, tais como a PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a Unicamp (Universidade de Campinas), a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
* Texto divulgação.
Ficha Técnica
Título: 1968: O diálogo é a violência
Autor: Maria Ribeiro do Valle
Páginas: 269
Ano: 1999
Editora Unicamp
- 1968: O DIÁLOGO E A VIOLÊNCIA - Movimento estudantil e ditadura militar no Brasil
Sobre a obra:
O livro faz uma análise do confronto entre o movimento estudantil e o governo militar no ano de 1968 no Brasil. A reconstrução dessa época é redigida a partir de uma questão central, a da violência, que focaliza os jogos políticos envolvidos. Para resgatar esse momento a atualidade, Maria Ribeiro do Valle utiliza textos publicados na imprensa da época.
Sobre o autor:
Maria Ribeiro do Valle graduou-se em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo). Fez o mestrado e o doutorado no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade de Campinas). Atualmente, é professora no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).
* Texto divulgação.
Ficha Técnica
Título: Movimento Estudantil da UEL
Autor: Renata Maria Caobianco
Páginas: 170
Ano: 2007
EDUEL (Editora Universitária da Universidade Estadual de Londrina)
- Movimento Estudantil na UEL
Sobre a obra:
Este trabalho, que tem como espaço temporal os vinte anos do regime Militar no Brasil (1964-1984), trata do movimento estudantil vinculado a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a qual foi criada em 1971. O livro contextualiza e resgata aspectos importantes da história brasileira abordando a atuação dos estudantes como personagens que lutaram por liberdade política e de expressão.
Sobre o autor:
Renata Maria Caobianco é formada em História pela UEL. Atualmente, atua como professora.
* Texto divulgação.

Nenhum comentário: