quinta-feira, 12 de julho de 2007

Quem lê mais busca curso de humanas

É bom que se diga que a pesquisa sobre a leitura refere-se aos livros não relacionados aos cursos, mas que os estudantes lêem além do exigido. Otávio.



08/07/2007 - 10h35
"Quem lê mais busca curso de humanas"
Publicidade

on error resume next
ShockMode = (IsObject(CreateObject("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.6")))

Colaboração para a da Folha de S.Paulo
O maior índice de leitura extracurricular, de acordo com os dados do questionário do Enade, aparece principalmente nos cursos da área de humanas, como filosofia, teatro, ciências sociais, letras e história.
"Quem já tem uma carga de leitura maior na adolescência tende a procurar cursos da área de humanas", afirma Miguel Roberto Jorge, coordenador do curso de medicina da Unifesp. É da medicina o maior percentual de estudantes que leram apenas dois, um ou nenhum livro no ano (66%).
Thiago Sartori, 24, faz o quinto ano de medicina na USP. Ele afirma que costumava ler mais antes do vestibular. À medida que a prova foi chegando, ele começou a se concentrar mais na lista de leituras cobradas no exame. "Li mais Graciliano Ramos e Machado de Assis, que eram obrigatórios."
Hoje, diz que não sobra tempo para outra coisa que não seja medicina, por conta da carga horária do curso. Nos últimos seis meses, o estudante afirma que leu três livros além dos relacionados à profissão. Entre eles, publicações sobre história e títulos como "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert Kiyosaki.

Nenhum comentário: