quinta-feira, 12 de julho de 2007

Carta Convocatória de Congresso Nacional de Estudantes (1938)

Com tal carta convocatória do Congresso Nacional de Estudantes (1938), aqui foi indicado como oficialmente a UNE (União Nacional dos Estudantes) iniciou suas atividades, em 1938.
Para o Doutor Irun Sant´Anna, fundador da UNE, “somos daqueles que consideram como data da fundação da U.N.E. 22 de dezembro de 1938, ao término do 2º Congresso Nacional de Estudantes e não 11 de agosto de 1937. Esta data é a data anti-UNE por excelência, pois marcou a intenção de matá-la no nascedouro”.

Segundo matéria do Jornal O Estado de S. Paulo, que cita a Coordenadora Técnica do Projeto "Memória do Movimento Estudantil" (Parceria entre a UNE e a Fundação Roberto Marinho), a Senhora Angélica Muller, a UNE foi realmente criada em 1938. "Um espírito contestatório que, segundo Angélica Müller, tornou-se marca do movimento estudantil sobretudo a partir do 2º Congresso Nacional dos Estudantes, em 1938, no qual, de acordo com a pesquisadora, nasceu a UNE" (veja a matéria em: (http://blog.controversia.com.br/2006/12/08/)
Agora, se nem os documentos existentes sobre a entidade e nem a opinião da Coordenadora Técnica do projeto que trata da sua história valem para a Diretoria da UNE, o que diríamos das demais opiniões? (Otávio Luiz Machado).















Nenhum comentário: