quinta-feira, 12 de julho de 2007

Projeto República da UFMG (que também trata da história do Movimento Estudantil)

Conheçam um pouco de um trabalho que está entre os mais importantes sobre a Memória do Movimento Estudantil, que é Projeto República da UFMG.

FONTE: http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/tradicao.php?tipo=&mId=4&id=125

República, Cidadania, Participação Politíca e Cultura Cívica em Minas Gerais
Liberdade, essa palavra
O acervo do Projeto República que trata da temática do Movimento Estudantil na UFMG é, em sua maioria, constituído de documentos produzidos pela militância política estudantil, durante o período do Regime Militar. A massa documental engloba coleções de documentos ligados ao funcionamento das entidades do Movimento Estudantil, tais como panfletos, cartas-programa, jornais de entidades estudantis, jornais da imprensa alternativa, documentos internos produzidos pelas tendências, revistas, cartazes e fotos, além de vasta documentação ligada aos setores de segurança interna da UFMG (AESI), que incluem correspondência com os setores administrativos e policiais do governo militar.O objetivo é o resgate e organização, para fins de pesquisa, da memória desse movimento no período citado. Trata-se de uma memória ainda por ser construída, uma vez que os registros que dela dão conta se encontram dispersos, desorganizados, ou seja, teoricamente fadados ao esquecimento.
Organizados segundo séries temáticas, os conjuntos documentais que conformam o acervo produzido pelo projeto Liberdade, essa palavra irão gerar as condições necessárias para o fornecimento de suporte de natureza cultural, política e historiográfica a um conjunto múltiplo e variado de pesquisas, publicações e eventos, direcionados ao estudo de temporalidades recentes. Esses conjuntos documentais estão destinados tanto aos integrantes da comunidade da UFMG quanto aos pesquisadores externos à instituição, bem como aos professores e estudantes do ensino médio. A documentação contida neste acervo tem enorme importância histórica, não só pelo tipo de registro que traz, mas também por se tratar, em boa parte, de material inédito, ainda não consultado por pesquisadores. Ao tratar de recuperar a memória do movimento estudantil da UFMG, o projeto Liberdade, essa palavra pretende resgatar alguns temas fundadores para constituição de uma história da vida e da imaginação política desse movimento – uma história que permita analisar o cotidiano político da UFMG, durante o período da ditadura militar, não apenas como refúgio, mas, e principalmente, como espaço público de reunião e discussão, lugar de contestação estética e território de radicalização de formas de ação política. Assim, a reunião desse acervo, além de preservar importante base de conhecimento sobre a engrenagem política brasileira contemporânea, também ajuda na identificação do movimento estudantil da UFMG como formador de uma cultura democrática no país.

Nenhum comentário: