quarta-feira, 4 de junho de 2008

Seminário vai discutir ações para a segurança da UFPA


FONTE: http://www.ufpa.br/portalufpa/imprensa/noticia.php?cod=2078

Seminário vai discutir ações para a segurança da UFPA
Um espaço de socialização de experiências vivenciadas e de contribuição para a formulação de um projeto nacional de segurança para as Instituições Federais de Ensino. Essa é a proposta do I Seminário Institucional de Segurança da Universidade Federal do Pará, que será realizado de 05 a 07 de julho, no Auditório Profissional.

A iniciativa partiu da coordenadoria de vigilantes da UFPA, com o apoio do reitor Alex Fiúza de Mello, como resposta a orientação do Seminário Nacional da Categoria, realizado no ano passado em Campos Grande (RS), que reuniu vigilantes das instituições de ensino público de privado do Brasil. <>, afirma o coordenador evento, Francisco Lima.

Além de representantes da UFPA, a programação do seminário contará com palestrantes das áreas de segurança de instituições de ensino de outros Estados. O evento será aberto ao público. Além de temas referentes à segurança pública e privada das universidades, as discussões vão enfocar o sistema de cotas, racismo, meio ambiente e qualidade de vida.

Segurança da UFPA

A Diretoria de Segurança da UFPA é composta de três coordenadorias. A Coordenadoria de Vigilância, responsável pelo trabalho ostensivo e de fiscalização das empresas terceirizadas que gerenciam a parte de vigilância; a Coordenadoria de Controle que faz a fiscalização dos serviços de ambulantes e de prestadores de serviços no campus, além da gerencia dos auditórios; e a Coordenadoria de Inteligência que tem a missão de identificar alguma vulnerabilidade nos prédios do Campus e planejar ações, além de fazer a investigação de furtos que ocorrem dentro da Universidade.

De acordo com o diretor de segurança da UFPA, Paulo Sette Câmara Filho, em 2007 foram feitos vários incrementos na área da vigilância, que vão desde o levantamento dos pontos críticos do Campus, planejamento de ações, até investimentos em estrutura física e aparatos de comunicação. Foram criadas duas inspetorias novas em pontos considerados estratégicos, uma em frente ao prédio da Reitoria, e outra perto do estacionamento do Setorial Profissional. Também foram comprados computadores, duas viaturas novas, uniformes e rádios.

Paulo Sette Câmara Filho afirma que o apoio da Administração Superior da UFPA foi fundamental para garantir maior segurança à comunidade acadêmica, o que segundo ele pode ser comprovado através das estatísticas que apontam uma queda no número de ocorrência na instituição.

<>, relata Sette Câmara.

Ele explica que a Diretoria de Segurança não possui pessoal especializado em segurança de festas e o quadro de vigilantes está dimensionado para trabalhar até as 23 horas, já que as aulas vão até as 22 horas, sendo reduzido o número de vigilantes após esse horário. Com isso, não é possível oferecer um reforço maior as festas no Centro de Recreação (Vadião), que terminam mais tarde.

Área externa

Apesar de todo o incremento para melhorar a segurança do Campus, a área externa é algo que preocupa bastante, já que a UFPA está localizada em um dos bairros mais violentos de Belém, de acordo com os dados dos órgãos de segurança pública do Estado.

Um dos pontos críticos é o terminal de ônibus do Campus, onde Sette Câmara ressalta que a segurança da UFPA não pode atuar por se localizar na área externa e, portanto, <<é de competência dos órgãos de segurança do Estado e por lei não podemos intervir>>, e completa, <>.

Texto: Ericka Pinto
Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.