terça-feira, 17 de junho de 2008

NO DCE - UFPA: “APENAS COMEÇAMOS...”

FONTE: LISTA DE E-MAILS

NO DCE - UFPA: “APENAS COMEÇAMOS...”

No dia 12 de junho, ocorreram as eleições para a nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Pará e para os representantes discentes nos Conselhos Superiores da universidade. Participaram do pleito quatro chapas: chapa 1 "Arraial dos Estudantes - Oposição" (UJS, PDT e dissidência do PT), chapa 2 "Sempre em Frente" (CONLUTE), chapa 3 "Apenas Começamos..." (Romper o Dia!, Vamos à Luta!, Contraponto e Quem Vem com Tudo Não Cansa) e chapa 4 "O Movimento - Oposição" (Kizomba). O processo eleitoral deveria ter acontecido em dois dias (11 e 12/06), porém o golpe orquestrado pela chapa 1 "Arraial dos Estudantes - Oposição" fez com que a Comissão Eleitoral suspendesse as eleições no primeiro dia, retomando-a somente no dia 12/06.
Os motivos que levaram a chapa encabeçada pela UJS à tentar implodir as eleições do DCE - UFPA são os mesmos que levam esse “agrupamento político” a burocratizar e a fraudar os fóruns da União Nacional dos Estudantes (UNE) há vários anos: A rejeição da base e a ausência de perspectiva de disputa onde atua o movimento estudantil combativo, a exemplo do que ocorre na UFPA. E o resultado veio nas urnas: Em apenas 1 (um) dia de votação com um total de 3.966 votantes da capital e do interior, a chapa 3 saiu vitoriosa com mais de 70% dos votos. Em segundo lugar, a chapa 2 alcançou cerca de 18% do total de votantes. As chapas 1 e 4, ambas atreladas à reitoria de Alex Fiúza, não obtiveram nem 10% do total de votos, ficando de fora da gestão eleita.
Saímos desse processo legitimad@s pel@s estudantes, ficando claro que esse DCE deverá seguir como antes: Presente, atuante, participativo, democrático e construindo pela base políticas e ações que fortaleçam a entidade, conquistando o respeito e a confiança da categoria estudantil. É mais uma prova de que o movimento estudantil precisa superar algumas “velhas” práticas carregadas de sectarismo e dogmatismo.
Faz-se necessário construir entidades estudantis combativas e autônomas, mas que esse caráter seja construído cotidianamente na base, ou seja, através de ações que envolvam cada vez mais estudantes na construção de um movimento estudantil que não se vende para governos e reitorias e que se faça presente na realidade mais próxima do conjunto d@s estudantes. É o que temos feito nesses dois anos à frente do DCE UFPA, e isso explica nossa vitória em mais um processo eleitoral.
Cerca de 1 ano após a heróica ocupação da reitoria da USP, 40 anos após o inesquecível Maio de 68 e ainda respirando os ares da recente e vitoriosa ocupação da Unb, o DCE – UFPA deixa seu recado: “ Se muito conquistamos. ..APENAS COMEÇAMOS!”

“Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas.
Mas jamais poderão deter a primavera”

Homenagem aos 80 anos de nascimento de “Che” Guevara (14/06)





Anderson Castro (Coletivo Romper o Dia! – Chapa 3 “Apenas Começamos...”)

Danilo Magalhães Rezegue (Coletivo Romper o Dia! – Chapa 3 “Apenas Começamos...”)

Rafael Saldanha (Coletivo Romper o Dia! – Chapa 3 “Apenas Começamos...”)

Nenhum comentário: