quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ciclo de Conferências: MUTAÇÕES: NOVAS CONFIGURAÇÕES DO MUNDO

FONTE: LISTA E-MAILS

Ciclo de Conferências
MUTAÇÕES: NOVAS CONFIGURAÇÕES DO MUNDO



O Centro Josué de Castro está patrocinando no Recife o Ciclo de Conferências sobre “Cultura e Pensamento em Tempos de Incerteza”. Esse ciclo tem tido grande repercussão, sobretudo em sua versão sobre “O silêncio dos intelectuais”. Atualmente em seu terceiro ano, sobre “Mutações, novas configurações do mundo”, o ciclo de palestras passou pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador e agora virá ao Recife.

Vivemos aquilo que se tem designado como a aceleração do tempo histórico, em que a experiência da sucessão é marcada mais pelas rupturas do que pela continuidade. A dificuldade do saber instituído em explicar essas transformações decorrentes da tecnociência pede novos saberes, que serão apresentados e discutidos pelos vários estudiosos convidados. As conferências (todas em português) serão ministradas por professores de reconhecida notoriedade nos campos da filosofia, da física, da literatura e das ciências sociais do Brasil e da França. Sob diferentes óticas, eles apresentarão novas imagens do mundo que nos convidam a esquecer a noção de crise em favor da idéia de mutação.

O ciclo de Conferências será realizado nas duas semanas de 30 de junho a 11 de julho, no auditório do Memorial de Medicina no Derby, sempre às 19 hs.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de junho próximo, no CJC durante o horário comercial e no Memorial de Medicina à noite. A taxa de inscrição para o conjunto das palestras é de R$ 30,00 e R$ 15,00 (para estudantes e maiores de 60 anos). Serão fornecidos certificados da Universidade Católica de Pernambuco aos que comparecerem a pelo menos 75% das palestras.

Apresenta-se a seguir a programação.



Conferencista
Data
sobre o caos e novos paradigmasLUIZ ALBERTO OLIVEIRAfísico, doutor em Cosmologia, pesquisador do Laboratório Experimental de Altas Energias e professor de Filosofia no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
30 /06/2008
Segunda-feira
a fabricação do homem e da naturezaJEAN-PIERRE DUPUYfilósofo, professor na Escola Politécnica de Paris e na Universidade de Stanford nos Estados Unidos e pesquisador do Programa de Ciência-Tecnologia-Sociedade
02 /07/2008
Quarta-feira
as mutações do poder e oslimites do humanoNEWTON BIGNOTTOprofessor de Filosofia Política na Universidade Federal de Minas Gerais
03 /07/2008
Quinta-feira
máquinas utópicas e distópicasJOÃO CAMILLO PENNAprofessor de Literatura Comparada e Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro
04/07/2008
Sexta-feira
os três tempos da mutação.Luiz Felipe de Alencastrohistoriador, professor na Universidade Paris IV Sorbonne
07/07/2008
Segunda-feira
descontrole do tempo histórico ebanalização da experiênciaFRANKLIN LEOPOLDO E SILVAProfessor do Departamento de Filosofia daUniversidade de São Paulo.
08/07/2008
Terça-feira
as duas mutações de nietzscheOSWALDO GIACOIA JÚNIOR
professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo
09/07/2008
Quarta-feira
revoluções, mutações...FRANCISCO DE OLIVEIRA professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo
10/07/2008
Quinta-feira


Nenhum comentário: