segunda-feira, 16 de junho de 2008

MOÇÃO DE REPÚDIO AO REUNI

FONTE: LISTA DE E-MAILS

MOÇÃO DE REPÚDIO AO REUNI

A Rede Nacional de Assessorias Jurídicas Universitárias – RENAJU, por meio de seus representantes reunidos no X Encontro da Rede (X ERENAJU), vem a público repudiar por completo o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades, REUNI. Isso porque entendemos que ele representa um ataque às Instituições Federais de Ensino Superior Público, posto que seu único objetivo é a duplicação de vagas (ensino) em detrimento do investimento em pesquisa e extensão, transformando as Universidades em grandes “escolões superiores”. Não somos contra a expansão da universidade, porém o somos se essa expansão for à custa de sua qualidade. O aumento de vagas ocasionado pelo REUNI não segue com o aumento proporcional de professores, o que significa uma perda significativa tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão.
Repudiamos também a forma anti-democrática que o famigerado projeto foi aprovado na grande maioria dos respectivos órgãos e conselhos das universidades, sem discussão com a comunidade acadêmica, passando por cima dos princípios que os regem, quando, intencionalmente, aprovaram a portas fechadas a proposta do governo federal. Entendemos que uma universidade democrática e autônoma passa necessariamente pela participação de tod@s que a fazem, inclusive decidindo seus caminhos em reuniões deliberativas dos Conselhos Universitários.
Queremos, ainda, manifestar a nossa solidariedade aos/às companheir@s que ocuparam Reitorias por todo o Brasil, em uma mostra legítima de revolta contra a mercantilização do ensino e a falta de debate nos espaços de decisão. Não olvidamos em dizer que a forma truculenta que esses espaços públicos foram desocupados – a exemplo da UFBA, dentre mais de 20 outras – mostra a total falta de interesse deste governo em debater a fundo as questões pertinentes à Universidade Pública.
Por fim, gostaríamos de enfatizar que a construção de uma educação pública de qualidade não se faz através de aprovação de Medida Provisória, nem tampouco com o aumento de vagas sem o devido aumento do número de docentes e salários dignos, investimento para garantir o tripé ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO e políticas de assistência estudantil. A RENAJU reafirma seu apoio às manifestações legítimas de desaprovação ao REUNI e em defesa de uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DEMOCRÁTICA, AUTÔNOMA, COM QUALIDADE E POPULAR.


Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária - RENAJU:
CAJU – Centro de Assessoria Jurídica Universitária – UFCCAJU – Centro de Assessoria Jurídica Universitária – Sapé Tiaraju – Passo Fundo/ RSCAJUÍNA – Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Teresina – UFPICAJUP – Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - Mandacaru - CEUT – PINAJUC – Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária – UFCNAJUC – Núcleo de Ass. Jur. Univ. Comun. – Justiça e Atitude – Instituto Camilo Filho - PINAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – PUC – RSNAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – UERJNAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – Direito nas Ruas – UFPENAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – UFGNAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – Roda Viva – UCS / RSNAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – Isa Cunha – UFPANAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – Negro Cosme – UFMANAJUPAK – Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kaiapó – UFPANEPE – Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias - UFSCNIJUC – Núcleo de Interação Jurídica Comunitária – UFSM / RSPAJE – Programa de Assessoria Jurídica Estudantil – URCA / CEProjeto Estação de Direitos – RNSAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Popular – UNIFOR / CESAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária – USPSAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária – UFRGSSAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária – UFBASAJUP – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular – UFPR

Um comentário:

Luiz Otávio Ribas disse...

Olá

Dêem uma olhada no blogue:
http://assessoriajuridicapopular.blogspot.com

Um abraço