domingo, 15 de junho de 2008

Unifesp repudia ação de alunos que tentaram invadir reitoria

FONTE: FSP

14/06/2008 - 16h48
Unifesp repudia ação de alunos que tentaram invadir reitoria
colaboração para a Folha Online
Em nota oficial divulgada na tarde deste sábado, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) lamentou a invasão da reitoria da universidade e informou que a instituição "adotará as medidas administrativas cabíveis". Na madrugada de hoje 48 estudantes do campus de Guarulhos invadiram o prédio da reitoria que fica na Vila Clementino (zona sul de São Paulo) em protesto ao reitor Ulysses Fagundes Neto, acusado de fazer compras irregulares com cartão corporativo.
"A Unifesp repudia a invasão e depredação de seu prédio administrativo", diz o comunicado. De acordo com a nota, a invasão aconteceu por volta de 1h15. Os alunos estariam encapuzados e armados com barras de ferro, chaves de fenda e marretas. Teriam erguido barricadas, agredido quatro seguranças, quebrado móveis, portas, vidros e telefones.
O comunicado diz ainda que os estudantes conseguiram chegar ao terceiro andar do edifício, mas foram abordados pela Polícia Militar e impedidos de invadir a reitoria. "A ação dos 48 alunos, que agiram à revelia de qualquer assembléia e de decisão democrática do DCE [Diretório Central de Estudantes] contra a ocupação da reitoria, extrapola o direito de manifestação", diz a nota.
Os alunos foram levados para o 16º Distrito Policial, prestaram depoimento ao delegado de plantão e foram liberados por volta das 6h. O caso será investigado pela Polícia Federal, porque o prédio pertence a uma instituição federal. Por telefone, a reportagem não conseguiu falar com nenhum dos estudantes que participou da ocupação. O DCE também foi procurado, mas a reportagem não obteve resposta.

Nenhum comentário: