segunda-feira, 30 de junho de 2008

Paridade na UFMS já!


FONTE: http://www.conlute.org.br/index.php/noticia/paridade-ja-na-ufms/

Paridade na UFMS já!
Postado em 27 de June de 2008 por Conlute -
Movimento Estudantil CPTL UFMS
Embalos pela moção de apoio enviada pelos estudantes da Unb que tiveram a aprovação da paridade nas eleições para reitor na UnB, o Diretório Central do Estudantes da UFMS definiu em reunião está manhã durante o conselho de centros acadêmicos que realizarão nesta sexta-feira(27), um ato a partir das 7h30 em frente a reitoria à favor do voto paritário entres os setores da universidade. A intenção do ato é sensibilizar os conselheiros que estarão nesse Conselho Universitário Extraordinário que definirá as normas da eleição a votarem a favor da paridade nessa eleições.
O reitor da UFMS, Professor Manuel Catarino Paes Peró, marcou para amanhã, sexta-feira (27), às 8 horas, sala de atos da Reitoria a reunião extraordinária do Conselho Universitário para definir a regulamentação do processo eleitoral para escolha do novo reitor e vice-reitor para o quadriênio 2008-2012 que deverá administrar um orçamento de R$ 240 milhões.
Segundo, Ítalo Milhomem - o coordenador de Comunicação do DCE a data pega de surpresa os estudantes, já que muitos deles já estão de férias e não poderão acompanhar a discussão do processo da eleição para o novo reitor e vice-reitor da UFMS. “Foi uma tática da atual administração, para desmobilizar os estudantes, já que eles tiveram um longo período para convocar o conselho universitário extraordinário, mas só o fizeram agora, nas férias porque parte dos estudantes estarão viajando”, afirma Milhomem.
No último dia 18, o Diretório Central dos Estudantes da UFMS em conjunto com Sindicato dos Ténicos-Administrativos(SISTA) mobilizaram mais de 200 pessoas entre estudantes, técnicos administrativos e professores em favor do voto paritário nas consulta para reitor deste ano.
Os estudantes estão recolhendo assinaturas nos campus do interior e da capital através de uma abaixo assinado pedindo a paridade nas eleições deste ano e que elas não sejam realizadas durante ou próximo o período das férias, segundo os organizadores já são mais de 700 assinaturas favoráveis a campanha.
Algumas entidades já eviaram moções de apoio ao movimento da UFMS, como é o caso do DCE da UnB:
O Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães, da Universidade de Brasília, torna público o seu apoio à luta da UFMS por eleições paritárias. Na última sexta-feira 13, o Movimento Estudantil da UnB conseguiu uma importante vitória, depois de termos derrubado o agora ex-Reitor: teremos eleições paritárias!A luta estudantil pela paridade remonta à década de 60, onde estudantes fizeram a greve nacional do 1/3. Alguns tentam argumentar que essa luta histórica é ilegal. Nesse sentido ressaltamos que a Constituição garante a Autonomia Universitária. Defendemos também que o número absoluto de votantes de cada segmento garanta a sua participação paritária. Assim, apoiamos e esperamos que a UFMS obtenha essa grande conquista.Há braços e eleições paritáriasDiretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães – UnBGestão “Nada Será Como Antes”
Envie moções de apoio para:
movimentoestudantilcptl@gmail.com

Nenhum comentário: