sexta-feira, 6 de junho de 2008

Brasil é um dos países com mais universitários na América Latina


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u409435.shtml

06/06/2008 - 02h33
Brasil é um dos países com mais universitários na América Latina


da Efe, em Cartagena (Colômbia)
Na América Latina e no Caribe há mais de 14 milhões de matriculados em cursos do ensino superior, mas esses estão concentrados em Brasil, Argentina e México. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) durante a Cres-2008 (Conferência Regional de Educação Superior).
O encontro, que será realizado até esta sexta-feira em Cartagena, Colômbia, teve a participação de mais de 3.500 delegados de 37 países da região e convidados.
Apesar do elevado número de pessoas em universidades, também há cerca de 37 milhões de analfabetos e um dos desafios é reduzir essa cifra, com uma educação "com qualidade", disse a brasileira Ana Lucía Gazzola.
Ela dirige o Instituto Internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc) que, com o Ministério da Educação da Colômbia, é um dos responsáveis pela reunião de Cartagena.
O secretário de Educação do México, Axel Didriksson, explicou que Brasil e Argentina, principalmente, além de seu país, "concentram quase 80% dos níveis de doutorado" na região.
Atrás do Brasil, do México e da Argentina, em um "segundo lugar" estão Cuba, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Panamá e Costa Rica, segundo os especialistas, que concordaram, além disso, em declarar que os desafios são enormes, por causa dos desequilíbrios sociais e econômicos.

Nenhum comentário: