FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u396896.shtml
29/04/2008 - 15h58
MEC inicia supervisão a 17 cursos de medicina mal-avaliados
da Folha Online
O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira a lista de 17 cursos de medicina que devem ser supervisionados pela pasta porque tiveram má avaliação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). Entre elas estão quatro instituições federais.
Veja a lista dos cursos de medicina que serão supervisionados
Ao todo, 103 cursos (particulares e públicos) foram avaliados. Os que apresentaram resultados insatisfatórios nos processos de avaliação terão de apresentar um diagnóstico sobre o desempenho, e medidas para resolver os problemas identificados.
O diagnóstico deve levar em conta medidas didático-pedagógica, integração do curso com os sistemas local e regional de saúde, o perfil dos alunos, a oferta de vagas em 2008, infra-estrutura e produção científica.
As medidas propostas pelas instituições serão avaliadas pela Secretaria de Educação Superior do MEC. Se elas forem consideradas suficientes para corrigir as deficiências, o ministério e a instituição assinarão um "termo de saneamento".
Caso as medidas propostas pela faculdade sejam consideradas insuficientes, a instituição poderá sofrer um processo administrativo com penalidades que incluem a desativação de cursos e habilitações, suspensão temporária de prerrogativas de autonomia e da abertura de processo seletivo de cursos de graduação ou cassação do reconhecimento de curso.
Públicas
No caso das quatro universidades federais, o MEC fornecerá os recursos adicionais, e apurará a responsabilidade de seus dirigentes.
Entre todos os cursos avaliados, as únicas a obter nota máxima nos dois foram as federais do Rio Grande do Sul, de Goiás, de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de Santa Maria, do Piauí e de Mato Grosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário