terça-feira, 5 de maio de 2009

UFPB - Residentes ocupam reitoria para exigir audiência pública com reitor


FONTE: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=14118

UFPB - Residentes ocupam reitoria para exigir audiência pública com reitor


15h - 5 de maio de 2009
Os estudantes da Residência Feminina Elisabeth Teixeira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), juntamente com demais estudantes, ocuparam no início da tarde dessa terça-feira, 5, a reitoria da universidade para exigir uma audiência publica com o reitor Rômulo Polari.
Ao menos 100 estudantes permaneceram ocupados por mais de quatro horas até o reitor aceitar a conversar com os estudantes. O movimento apresentou 20 pontos de pautas com prioridade para a assistência estudantil, principal reivindicação dos estudantes.
Veja o manifesto da ocupação
A Residência Universitária Feminina da UFPB, que a menos de dois anos passou a se chamar Residência Universitária Feminina Camponesa e Educadora Elizabeth Teixeira, completou 48 anos sem ter muito a que comemorar. O lugar que carrega o nome de uma grande líder e militante de um dos maiores movimentos sociais que é “As Ligas Camponesas”, e que sem esquecer foi palco para as reuniões e diálogos dos militantes contrários ao regime militar, hoje é o lugar que reflete o sucateamente da assistência estudantil do pais, e mais especificadamente da Universidade Federal da Paraíba. Contudo, mesmo com a importância histórica que possui, o tratamento recebido pela atual gestão da UFPB não e dos melhores.
Apesar de ter passado por uma reforma a quase quatro anos, a CASA já mostra sinais das precárias condições, encontrando-se em situação de deterioração. Este espaço social e coletivo de interferência direta da sociedade vive hoje serias ameaças como por exemplo infiltracoes que se alastram pelos banheiros, cozinhas e alicerce. O nosso telhado encontra-se em condições de desabamento; a nossa rede elétrica e hidraulica e da década de 60, fato que fica evidente a pífia reforma; a própria prefeitura do campus afirmou que NADA poderá ser feito em termos de infra-estrutura enquabto uma revisão eletrica e hidráulica completa não for feita. Contudo os problemas não param por aí, eles vão desde a falte de extintores por a casa correr risco de incêndio a lâmpadas que não duram semanas em decorrência das quedas de energia freqüentes que acabam por comprometer os aparelhos eletrônicos. Não há camas e colchões para as feras; os bebedouros e o portão externo quando não se encontram em péssimas condições estão sempre quebrados.
Diante do exposto tentamos o caminho do dialogo com a reitoria e em resposta recebemos um sonoro: se o reitor for receber todos os estudantes que chegam aqui reclamando ele não trabalha. Mas alguns questionamentos nos surge: será que não faz parte do trabalho de um reitor zelar pelo patrimônio da Universidade? E mais, garantir a permanência dos alunos na Universidade através de uma assistência estudantil de qualidade? Umoutro fato que também nos deixa inquietas e com relação a ampliação das vagas na Universidade que em contrapartida não se vê o aumento no que diz respeito a moradia, ficando somente neste período so estudantes sem lugar para morar, e outros tantos sem R.U
Na nossa pauta, a ser atendida prontamente, com a assinatura de Magnífico Reitor assumindo estes compromissos, consta:

Ampliação imediata de vagas na Residência Elizabeth e nas demais residências, proporcional ao numero de ingressos na UFPB
Reforma dos quartos recém recuperados na Residência (16 vagas garantidas)
Reforma da Residência Universitária, já que a mesma se encontra em estado lastimável (esgotos entupidos, tetos desabando, um lençol d’água abaixo da casa, comprometendo sua estrutura e a segurança de sua moradoras)
Reforma da casa campus
Construção de uma nova residência masculina e feminina no campus I
Reabertura imediata do Restaurante Universitário 2 gratuito
Abrir discussões sobre a criação de uma Pró-Reitoria de assistência estudantil
Garantir a participação de estudantes nos processos seletivos de entrada nas residências
Implementação imediata dos recursos do projeto Arte da Capoeira para Mulheres, já em funcionamento .
Prover a Residência Universitária Elizabeth Teixeira de internet, já que a disponível hoje é paga e distribuída pelas próprias moradoras, isto é, pagas pelas moradoras;
aquisição de camas e colchões, já que muitas moradoras estão dormindo no chão ou em colchões emprestados
Moradia Estudantil em todos os campi da UFPB;
Contratação imediata de professores com dedicação exclusiva
Construção imediata de salas de aula
Ampliação do numero de bolsas de ensino, pesquisa e extensão proporcional ao aumento do numero de estudantes na UFPB.
Reforma imediata dos prédios do CCJ e DECOM.
Termino da obra da clinica de fisioterapia
Compra de equipamentos para os laboratórios suprindo as deficiências já existentes.
Abertura do livro de contas da fundação Jose Américo
Compra de livros para as bibliotecas

Um comentário:

FEOP disse...

O tosco da matéria é que a residnecia é feminina e jah começa no universal masculino "Os estudantes..."

Um movimento num pode esquecer dos outros = D