segunda-feira, 18 de maio de 2009

Grupo de estudos sobre juventude e movimentos estudantis coleta material e busca novas fontes


FONTE: http://www.ufpe.br/new/visualizar.php?id=10633
Grupo de estudos sobre juventude e movimentos estudantis coleta material e busca novas fontes
14/05/2009

A coleta de novas cópias de documentos sobre os movimentos juvenis e estudantis da UFPE, de Pernambuco e do Brasil é a atual campanha do Grupo de Estudos sobre Juventude, Movimentos Estudantis, Cidadania, Direitos Humanos e Educação (Proenge), do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e de Democracia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade.

O grupo, que é coordenado pelos pesquisadores Michel Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado, iniciou uma grande campanha com o lema “O passado é urgente”, com o objetivo de recolher mais documentos para ampliar a compreensão do processo de construção da universidade pública e da situação da juventude e das políticas públicas que precisam ser aperfeiçoadas no contexto histórico e social.

Os documentos podem ser de qualquer época, incluindo os de períodos mais recentes. O banco de dados está dividido em movimentos juvenis (como o hip hop, a juventude de partidos e os movimentos sociais) e movimentos juvenis estudantis (como Diretório Central dos Estudantes, União Nacional dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, movimentos de casas de estudantes etc).

Os interessados em contribuir com cópias de documentos nos mais diversos suportes (papel, eletrônico, áudio e vídeo), artigos, livros, teses e dissertações sobre a temática poderão enviar pelos correios, entregar pessoalmente no Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia, que fica na Pós-Graduação em Ciência Política, no 14° andar do CFCH, ou enviar para o e-mail
otaviomachado3@yahoo.com.br.

No caso de documentos originais ou fotografias, o Proenge sugere que seja feito o empréstimo para digitalização ou o agendamento de um horário para que o material seja trabalhado e devolvido imediatamente ao cessionário. Documentos já digitalizados serão aceitos desde que a resolução mínima seja em 300 dpi. Também serão bem aceitos nomes para possíveis entrevistas para o banco de história oral do projeto.

PESQUISA - Já houve a coleta de 15 mil documentos, a realização de 320 entrevistas gravadas, a participação em eventos em mais de 20 universidades, a publicação em livro de 32 entrevistas e a reunião de mais de 110 autores em suas publicações. Com todas essas atividades, o Proenge já se consolidou como o principal projeto de pesquisa sobre a temática juventude e movimento estudantil no Brasil. O grupo já contribuiu em mais de 20 projetos e, atualmente, acompanha a realização de sete trabalhos sobre as temáticas.

Mais informações
Grupo de Estudos sobre Juventude, Movimentos Estudantis, Cidadania, Direitos Humanos e Educação (Proenge)
Campus Universitário da UFPE, CFCH/PPGCP, 14º andar, Cid. Universitária, (81) 2126.7351 / (81) 9715.7846
otaviomachado3@yahoo.com.br / proengenet@gmail.com
http://sejarealistapecaoimpossivel.blogspot.com

Nenhum comentário: