terça-feira, 19 de maio de 2009

CONVOCATÓRIA: ATO “O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!”

FONTE: LISTA DE E-MAILS

CONVOCATÓRIA: ATO “O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!”

“Por uma nova lei do petróleo, retomada do monopólio sobre as jazidas e em defesa de uma Petrobrás pública e com compromisso social”

LOCAL: CANDELÁRIA, RIO DE JANEIRO
DATA: Quinta-feira (21 de maio)
CONCENTRAÇÃO: 9H00, na Candelária

O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!

A descoberta do petróleo na camada do pré-sal pode mudar a nossa história, abrindo uma oportunidade para resolver os problemas do povo com a utilização desses recursos em educação, saúde, trabalho, moradia e Reforma Agrária

Estamos diante de uma grande encruzilhada: construir um projeto que beneficie o povo ou continuar fornecendo riquezas naturais ao capital internacional? A crise econômica e a descoberta dessas riquezas abrem novas possibilidades para os trabalhadores. As grandes empresas não querem mudanças!

O controle do nosso petróleo depende antes de tudo da luta do povo brasileiro contra os interesses poderosos, das grandes empresas e dos imperialismo dos Estados Unidos.

Nós, centrais sindicais, movimentos populares e entidades estudantis e organizações da sociedade civil, estamos fazendo a campanha O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! em defesa de um recurso natural estratégico, que deve ficar sob controle público e sua renda deve revertida em investimentos sociais. Estamos animados em resgatar a campanha "O Petróleo é nosso", da década de 50, que teve como desfecho a criação da Petrobras e o monopólio estatal de exploração e produção.
Vamos fazer um grande mutirão nacional para debater a necessidade de controlarmos o nosso petróleo e gás para melhorar a vida do povo brasileiro.

Para isso, estamos coletando assinaturas para abaixo-assinado de iniciativa popular de projeto de lei para o Congresso Nacional, que pretende "assegurar a consolidação do monopólio estatal do petróleo, a reestatização da Petrobrás, o fim das concessões brasileiras de petróleo e gás, garantindo a destinação social dos recursos gerados". As assinaturas serão encaminhadas também ao presidente da República.

Temos propostas para mudanças nesse setor:
- Mudança na lei do Petróleo, restabelecendo o monopólio estatal e fim dos leilões;
- Fim da exportação do petróleo cru, com investimento na indústria petroquímica;
- Fazer a mensuração do tamanho da riqueza do pré-sal com a conclusão do processo exploratório. Precisamos ter um inventário de onde está, qual a abrangência e quantidade e quem comprou nos leilões os blocos sobre o pré-sal.
- Fundo social soberano de investimento voltado para as necessidades do povo brasileiro.
- As populações impactadas devem ser respeitadas, defesa da produção nacional e internacional solidária e integradora;
- Redução do uso do petróleo e avançar nas pesquisas de nova matriz energética, limpa e renovável;
- Que a exploração, produção e transporte sejam realizados pela Petrobrás 100% Estatal;
- Apoio às campanhas contra privatizações e contra a criminalização dos movimentos sociais.

Tivemos um grande retrocesso nos últimos 10 anos na área do petróleo. As políticas neoliberais dos tucanos/demos, durante do governo FHC, comprometeram a soberania nacional e entregaram o petróleo a empresas privadas. Tentaram também entregar a Petrobrás para o capital financeiro internacional, mas não conseguiram integralmente.

De forma irresponsável e oportunista, a direita tenta mais uma vez atacar a Petrobrás para atender seus interesses políticos e econômicos, beneficiando a classe dominante brasileira, grandes empresas estrangeiras e o Imperialismo.

O petróleo tem que ser nosso!

Contra a privatização da Petrobrás!

Em defesa de uma Petrobrás popular, totalmente pública, solidária e internacionalista!

CAMPANHA O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!
Correio Eletrônico:
campanhapetroleo@ gmail.comFone: 11 3104 6746 // 11 8567 2637

Nenhum comentário: