FONTE: ASCOM/UFPE
Comissão de Avaliação do MEC visita UFPE na próxima semana
Nos próximos dias 18, 19 e 20, a UFPE receberá a visita da Comissão de Avaliação Institucional do Inep/Ministério da Educação (MEC), como parte do processo de avaliação institucional a que as instituições de ensino superior estão submetidas para garantir a qualidade dos cursos, da infraestrutura e da formação dos docentes. Durante os três dias, a comissão participará de reuniões com os dirigentes institucionais, o reitor Amaro Lins e os pró-reitores; com a coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Elizabeth Varjal; com coordenadores de cursos; e representantes dos docentes, servidores técnico-administrativos e dos alunos, além de visitar as instalações da Universidade, incluindo salas de aula, bibliotecas e laboratórios.
A avaliação institucional feita pelo MEC está contida no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. No caso das instituições, é feita uma auto-avaliação, conduzida de forma conjunta pela Diretoria de Avaliação e Planejamento e pela CPA, e também uma avaliação externa, por uma comissão indicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A UFPE está no segundo grupo de instituições avaliadas em 2009. A Comissão que visitará a UFPE é composta pelos professores Edésio Luiz Simionatto (coordenador), Ademar Cordeiro e Antônio Flávio de Carvalho Alcântara, os dois primeiros da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o terceiro, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Segundo a diretora de Avaliação e Planejamento, professora Andréa Melo, esta avaliação teve início em 2007, com o preenchimento do formulário no sistema e-MEC. Na segunda fase, o Inep apresentou novo formulário com as dez dimensões desta avaliação externa. Entre as dimensões avaliadas estão: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (planejamento e execução de políticas e de estratégias e processo de avaliação posterior), Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão (quais são as políticas para os cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, educação presencial e a distância, além da forma de operacionalização das políticas), e Responsabilidade Social (de que forma as ações contribuem para a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, o meio ambiente, a memória cultural, a produção artística e o patrimônio cultural).
Também são avaliadas as dimensões relativas a Comunicação com a Sociedade, Políticas de Pessoal (implementação das carreiras e condições de trabalho), Organização e Gestão da Instituição (atuação dos órgãos colegiados e participação dos segmentos da comunidade universitária), Infraestrutura física (salas de aulas, bibliotecas e laboratórios), Planejamento e Avaliação (resultados e eficácia da auto-avaliação institucional), Políticas de Atendimento aos Discentes e Sustentabilidade Financeira.
O formulário preenchido pela UFPE para este processo de avaliação está disponível no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), www.proplan.ufpe.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário