sexta-feira, 22 de maio de 2009

PCR prepara estátua para Padre Henrique


FONTE: http://jc3.uol.com.br/jornal/2009/05/22/not_331665.php

PCR prepara estátua para Padre Henrique

Publicado em 22.05.2009
Funcionários da Empresa de Urbanização do Recife (URB) começaram ontem a preparar a área na Praça Padre Henrique, na Rua da Aurora (Santo Amaro), onde será erguido um monumento em homenagem ao religioso, morto pela repressão durante a ditadura militar. A obra será inaugurada na próxima quarta-feira, dia da passagem dos 40 anos da morte do padre. Antônio Henrique Pereira Neto, ex-auxiliar de d. Helder Câmara, foi assassinado em 27 de maio de 1969.
O monumento, produzido pela artista plástica Cristina Pozzbon, do Projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, será inaugurado em um ato que contará com a presença do ministro Paulo Vannucchi (Direitos Humanos). Ele ficará ao lado do monumento Tortura Nunca Mais.
Mais da metade das placas de aço em homenagem às vítimas da repressão e militantes políticos e de direitos humanos, fixadas ao lado do monumento, foram arrancadas ou estão danificadas pela ação do tempo. Das 42, apenas 18 estão conservadas.
A secretária de Direitos Humanos do Recife, Amparo Araújo, atribuiu o problema a vandalismo e ao uso de material inadequado na confecção das chapas, e isentou a prefeitura de responsabilidade. “Elas são de responsabilidade das famílias das vítimas”, disse. Ela, porém, informou que estuda a construção no local de um mural com os nomes das vítimas da ditadura. “O mural faz parte do projeto original do Tortura Nunca Mais, que não foi executado, mas vamos tirar do papel”, prometeu.

Nenhum comentário: