quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ministro da Educação aceita proposta para Enem obrigatório em 2010

FONTEC http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u565795.shtml
14/05/2009 - 14h15
Ministro da Educação aceita proposta para Enem obrigatório em 2010


da Agência Brasilda Folha Online
Durante reunião no Ministério da Educação para conhecer os conteúdos do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) anunciou que pretende universalizar a prova. A proposta foi aceita pelo ministro Fernando Haddad.
A mudança pode começar já em 2010. Atualmente, a participação no Enem é voluntária, mas, pela proposta, passaria a ser obrigatória para todos os estudantes da rede pública.
A ideia é que, com a universalização, o Enem passe a certificar a etapa. Ou seja, para obter o diploma do ensino médio, o aluno precisará participar da prova e alcançar uma nota mínima, que será determinada por cada secretaria de estado. Em 2008, 4 milhões de alunos se inscreveram no exame.
O ministro pediu a realização de um estudo de logística para garantir que os estudantes tenham acesso aos locais de prova em todo território nacional.
"O objetivo do Consed é partir para a universalização, quem sabe já a partir do ano que vem. O Enem seria universal para os concluintes do ensino médio. A recomendação do Consed é que nós façamos estudos do ponto de vista logístico para que todo aluno tenha acesso muito simplificado a um local de prova", afirmou o ministro após a reunião.
Ontem (13), o ministro divulgou a matriz de habilidades do novo Enem. Segundo ele, a prova será mais focada na compreensão de problemas do que na memorização de datas ou fórmulas. Segundo Haddad, os conteúdos cobrados na edição de 2009 permanecerão os mesmos ministrados hoje pelo ensino médio.

Nenhum comentário: