quinta-feira, 7 de maio de 2009

Padre Henrique será homenageado

FONTE: http://lucianosiqueira.com.br/site2009-2/index.php?option=com_content&view=article&id=144:padre-henrique-sera-homenageado-&catid=9:ultimas-noticias&Itemid=28

Padre Henrique será homenageado

Os 40 anos da morte do Padre Henrique, assassinado por agentes da ditadura militar, serão marcados por uma grande homenagem que acontecerá no Recife, com a presença do Secretário Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi. A iniciativa faz parte do projeto Direito à Memória e à Verdade do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura do Recife e Câmara de Vereadores.



Para organizar esta homenagem, foi realizada no dia 29 uma reunião que contou com a presença da assessora da SEDH, Vera Rota, da secretária municipal de Direitos Humanos, Amparo Araújo, e dos vereadores Marília Arraes e Luciano Siqueira.



Marília é a autora do requerimento da sessão solene, que acontecerá no dia 27 de maio. Já Luciano Siqueira apresentou projeto para que, na mesma data, seja concedida ao padre, representado por seus familiares, a Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda outorgada pelo Legislativo. A programação prevê ainda a colocação de uma escultura na Praça Padre Henrique, que fica no Cais da Aurora.

Em pronunciamento no dia 4 de maio, Luciano pediu o apoio dos demais vereadores para acelerar o trâmite do projeto. Durante a sessão, a dispensa de prazo foi concedida pela Mesa Diretora da Casa.O vereador ressalta que "ao completar quarenta anos da morte de Padre Henrique, a Câmara Municipal do Recife revisita a história da cidade e do país buscando reparar a memória de um herói de seu povo ao conceder, embora postumamente, a Medalha do Mérito José Mariano a este recifense que deu sua vida para construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária".



Nenhum comentário: