sexta-feira, 8 de maio de 2009

UFPE substitui primeira fase do vestibular pelo novo Enem

FONTE: ASCOM/UFPE
UFPE substitui primeira fase do vestibular pelo novo Enem

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) adotará o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira fase do Vestibular 2010. A mudança foi anunciada hoje (8), por decisão do Conselho Universitário, com 37 votos a favor, dez abstenções e nenhum voto contra. Segundo o reitor da UFPE, Amaro Lins, a mudança é positiva, pois o Enem amplia a qualidade do processo seletivo para ingresso na instituição.

Os estudantes que pretendem ingressar na UFPE deverão realizar as provas do Enem 2009, nos dias 3 e 4 de outubro. O próximo passo será a realização de uma segunda etapa de provas, organizada pela Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE. A nota final do candidato vai resultar da combinação das notas obtidas nas duas fases, em proporção de 50% para cada etapa.

De acordo com a presidente da Covest, Lícia Maia, o exame local ainda não está totalmente definido, mas ela garante que nenhum candidato será prejudicado com as possíveis mudanças. A ideia inicial é seguir o modelo da segunda etapa do vestibular dos anos anteriores. Uma mudança certa é a inclusão, para todas as áreas, da prova de língua estrangeira, que não constará no Enem deste ano. Quanto à redação, a UFPE definiu que será utilizada a do Enem, mas ainda não foi decidido se a nota será somada à primeira ou à segunda fase.

A taxa de inscrição para a segunda fase da Covest também não foi determinada. A intenção é isentar os alunos de escolas públicas do pagamento. A pró-reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Ana Cabral, destaca a medida como mais um passo no processo de inclusão social dos estudantes do Ensino Público.

Para o reitor Amaro Lins, a mudança no vestibular da UFPE é de grande importância. “O Enem terá o formato para o estudante demonstrar suas habilidades e competências”, afirmou. Ele assegura, também, que o debate sobre o novo Enem vai continuar na UFPE, sempre com a finalidade de melhorar ainda mais a seleção de novos alunos.

REUNIÃO – O Conselho Universitário da UFPE deve se reunir, na próxima semana, para definir os detalhes referentes às provas da segunda fase do vestibular. Serão discutidos assuntos como o formato dos testes, as disciplinas para as provas de cada curso, a taxa de inscrição e o calendário de aplicação da segunda etapa.

Nenhum comentário: