terça-feira, 16 de junho de 2009

Senadores cobram de Sarney medidas práticas e dizem que discurso foi insuficiente

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u581891.shtml
16/06/2009 - 17h56

Senadores cobram de Sarney medidas práticas e dizem que discurso foi insuficiente

GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Senadores da base aliada governista e da oposição consideraram insuficiente o
discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com explicações sobre os atos sigilosos editados pela instituição nos últimos 14 anos. Os parlamentares cobram que Sarney, além do discurso, tome medidas práticas para anular os atos e punir os responsáveis pela edição dos atos secretos.
A principal crítica ao discurso está relacionada ao fato de Sarney não mencionar medidas punitivas no escândalo dos atos secretos.
Na sua opinião, o discurso dele foi suficiente? Vote na enquete
Sarney diz a colegas que reduzirá poderes da diretoria-geral do SenadoLeia íntegra do discurso de Sarney para se defender de escândalos no SenadoSarney se defende, anuncia medidas velhas, não anula atos secretos nem afasta diretores da Casa
O presidente do Senado disse que vai tomar providências "doa a quem doer", mas só na próxima segunda-feira vai analisar as denúncias --quando a comissão que investiga os atos secretos vai apresentar as conclusões dos trabalhos ao primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI).
"O discurso é insuficiente em termos de proposta. Ele tinha que anunciar logo as medidas, não esperar o retorno do senador Heráclito na semana que vem. A imagem da instituição está em jogo", disse o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), também cobrou medidas imediatas de Sarney para reerguer a imagem da instituição. "Se ele tomar as medidas que tem que tomar, ele vai se recompor. Empurrar, nunca, temos que resolver logo. Temos que apresentar uma solução definitiva para tantos problemas", afirmou.
Ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse acreditar que Sarney vai apresentar em curto prazo medidas efetivas para uma ampla reforma na Casa. "Discurso só não resolve, o que resolve são medidas. Ele disse no discurso que, doa a quem doer, as medidas serão tomadas."
O senador Álvaro Dias (PR), vice-líder do PSDB, também cobrou providências práticas de Sarney que não fiquem apenas no discurso. "O importante agora é tomar providências. Temos que apurar para ver se há ilicitudes praticadas, e por quem. Não basta o discurso, a prática não pode ser diferente do discurso", disse o tucano.
Afastamento
Questionado pelos jornalistas se as denúncias justificariam o afastamento do presidente da Casa, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercante (SP), desconversou. "Ele foi eleito com o voto da maioria do Senado e democracia é assim."
Para o petista, o discurso foi uma resposta importante à Casa no momento de crise. "Foi importante para prestar contas do que está acontecendo. Agora é importante apresentar as medidas administrativas para mostrar e recuperar a transparência. Vamos esperar as medidas", disse.
Nos bastidores, parlamentares afirmam que o discurso de Sarney serviu para dar um "fôlego" ao presidente do Senado, suspeito de usar atos secretos para nomear parentes na instituição.
Senadores governistas e da oposição descartam o afastamento do peemedebista, mas reconhecem que Sarney deveria ter anunciado medidas práticas durante o discurso. Alguns parlamentares avaliaram que Sarney, ao tentar se eximir das responsabilidades pelos atos secretos, deixou de prestar à opinião pública explicações necessárias sobre a crise no Senado.
Leia mais notícias sobre eleições

Nenhum comentário: