segunda-feira, 15 de junho de 2009

9º Congresso da UEE - SP comemora 60 anos da entidade

COMENTÁRIO: Gustavo Petta, o militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B) que vendeu a UNE ao Governo Federal, foi referido na matéria como um dos "três grandes líderes do movimento estudantil". Esse nome jamais será esquecido pelos brasileiros que viveram nos anos 2000. Petta tentou transformar o movimento estudantil num grande espantalho. A UNE (leia-se PC do B) não é mais parte do movimento estudantil; é governo.

FONTE: http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/movimento_estudantil_2008/m_14725.html


13 de junho de 2009
9º Congresso da UEE - SP comemora 60 anos da entidade

Mil e setessentas pessoas já chegaram à Campinas para participar do evento
A abertura do Congresso da UEE-SP começou com atraso, mas nem por isso os participantes deixaram de se entusiasmar com a ocasião. Até às 13h desta quinta-feira, cerca de 1.700 pessoas já haviam chegado à cidade de Campinas que está sediando o evento. A mesa foi composta por três grandes líderes do movimento estudantil, a presidente da UNE Lúcia Stumpf, o ex- presidente da UEE- SP e, também, da UNE e atual secretário dos esportes de Campinas, Gustavo Petta e o presidente da UEE-SP, que passará seu cargo neste feriado, Augusto Chagas.
Em suas palavras de boas vindas, Augusto Chagas agradeceu a participação de todos e enfatizou a responsabilidade de cada delegado no 9º Congresso da UEE-SP. "Cada delegado representa, no mínimo, a opinião de mil estudantes de sua universidades. Isso é uma grande responsabilidade", disse ele. Além disso, Augusto abordou a repressão que os estudantes sofrem por parte das universidades que estudam. Outro ponto importante de seu discurso foi a comemoração dos 60 anos da União Estadual dos Estudantes de São Paulo neste congresso e seus feitos durante estes anos de existência, como o combate à ditadura e o "Fora Collor", episódios decisivos na história do país. O presidente finalizou dizendo aos estudantes que espera uma grande vitória no congresso e que a UEE-SP saia ainda mais fortalecida deste fórum.
A presidente da UNE Lúcia Stumpf, relembrou as grandes vitórias da UEE-SP no último período que consuistou muitos diretos relacionados a democratização das universidades, como o ProUni e a consolidação do movimento estudantil no Estado. Lúcia aproveitou para criticar a atuação da Polícia Militar na Universidade de São Paulo (USP), no início desta semana.
Já Gustavo Petta, relembrou seus tempos a frente do movimento estudantil e disse que muitos jovens passam pela universidade sem valorizá-lo. "Estes estudantes não percebem como o movimento estudantil, seja através da participação em um diretório acadêmico, centro acadêmico ou na União Estadual e Nacional dos estudantes, pode ser crucial para sua formação como cidadão e apliar seus horizontes não só em sua carreira, como em toda a vida", disse Petta. Em seu discurso, aproveitou, também, para criticar o vestibular, classificando-o como um instrumento falido.
A programação do diaA programação do dia contou com debates abrangendo diversos temas, tais como a preocupação ecológica, cultural, social, e a questão dos preconceitos. Além do 1º Encontro Nacional de Atléticas, que foi pautado pelas políticas públicas de esporte.
Dentre os palestrantes estiveram presentes o delegado da polícia federal, Protógenes Queiroz, o presidente da Comissão para assuntos estudantil do conslho federal da OAB, Homero Bruno, o diretor de temas ecológicos e ambientais da fundação Mauricio Grabois, Aldo Arantes, a representante da organização da Conferência Nacional de Segurança, Ângela Simão, Diretor da Agência Nacional de Petróleo, Alcides Amazonas, o jornalista do portal vermelho, Altamiro Borges, o jornalista do Blog "o escrevinhador", Rodrigo Viana, o Secretário de programas e projetos culturais do ministéio da cultura, Célio Turino, o coordenador nacional do CUCA da UNE, Alexandre Santini, o pesquisador em sociologia do trabalho, Renan de Araújo, o representante do MST, Francisco Neto, o representante da união dos negros pela igualdade, Edson França, a representante da marcha mundial da mulheres, Camila Furchi e o representante do fórum paulista LGBTT, Dário Neto.
Além desta jornada de palestras, o CUCA fez uma apresentação cultural durante o almoço e apresentou o Cine CUCA. Amanhã a programação conta com palestras sobre educação e democratização das universidades e sobre arte, cultura e lazer.
De Campinas
Joyce Mackay

Um comentário:

Márcio Bico disse...

Gostaria de deixar registrado que os serviços prestado pelo Gustavo Petta frente a UNE, sem dúvida nenhuma foi um marco na Histório deste país, foi resgatado em sua gestão a Credilidade do movimento Estudantil no Brasil.
Não podemos deixar de nos aproximar do Governo, mesmo porque é ele quem delibera ou não os pedidos pleiteados pela UNE e o Gustavo através de suas lutas, conquistou grande prestigiu, não só com o governo mas primeiramente com os estudantes, prova disso foi sua reeleição que em 70 anos de história da UNE ele foi o primeiro Presidente a conseguir a reeleição.
Obviamente contou com o apoio de grandes nomes frente as UEEs do Brasil, tal como o Agusto Chagas que realizou um trabalho dígno de elegios por parte do movimento estudantil aqui em São Paulo, foi também um grande lutador nas conquistas do PROUNI e o projeto de reforma Universitária.
Um grande abraço e que todos nós tenhamos grandes conquistas em nossas lutas no meio estudantil.
Márcio Bico