quinta-feira, 4 de junho de 2009

NÃO VOTO NAS ELEIÇÕES DE DELEGADOS PARA O CONGRESSO NACIONAL DA UNIÃO NACIONAL DE ESTUDANTES (CONUNE)


FONTE: LISTA DE E-MAILS

NÃO VOTO NAS ELEIÇÕES DE DELEGADOS PARA O CONGRESSO NACIONAL DA UNIÃO NACIONAL DE ESTUDANTES (CONUNE)

Esta semana acontecerão na UFPR as eleições de delegados para o CONUNE (Congresso Nacional da UNE). Esse Congresso está sendo defendido pelo DCE e pelo Barricadas, um dos grupos que compunha a antiga gestão do DCE “Sonhos não envelhecem”. Nós do coletivo “Um Convite a Ousadia” somos contra ao CONUNE, por entender que este espaço não representa a realidade e as lutas por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

O que é a UNE?
União Nacional dos Estudantes. A UNE foi um importante instrumento de organização e mobilização dos Estudantes no passado, estando à frente de campanhas como “O Petróleo é Nosso”, “Pelas Diretas Já” e o “Fora Collor”, processos construídos por todos os estudantes que se organizavam no Movimento Estudantil. Entretanto essa UNE que temos na memória não existe mais. Hoje é uma entidade que não discute com os estudantes que estão em sala de aula. A discussão é restrita a pequenos grupos e a discussão não é realizada com todos os estudantes. A UNE hoje é favorável ao projeto de Reforma Universitária, ao PROUNI, o Ensino à Distância, o REUNI e todas as demais medidas dessa Reforma.
Nos últimos processos de mobilizações estudantis o Movimento Estudantil não encontrou apoio da UNE. Ao contrário, esta se colocou na linha de frente contra os estudantes que lutavam contra o Reuni, saindo em defesa do projeto do governo, ficando ao lado da polícia e contra a mobilização estudantil.
Essa constante parceria ao governo impossibilita a UNE de construir um movimento estudantil independente e combativo, que represente as reais necessidades dos estudantes. Cada dia mais se coloca favorável às políticas do governo, fechando acordos ao invés de apoiar e unificar as lutas estudantis contra os ataques ao ensino público.

Por que os estudantes devem boicotar o CONUNE?
Dizemos não ao Congresso da UNE e a tiragem de representantes para este porque esse é um espaço em que não existe democracia. Os estudantes são colocados como fantoches, forjando uma realidade de discussão, mas que toda a política se fecha em mesas de negociação com o governo
O Congresso da UNE é financiado pelo governo, onde as discussões políticas sobre o ensino público não são garantidas. Os espaços do CONUNE são espaços antidemocráticos, no qual os estudantes não têm oportunidade de discutir suas idéias dentro do Congresso. O interesse do CONUNE é mobilizar os estudantes apenas para os shows e espaços festivos, sem incentivar os verdadeiros interesses de um congresso estudantil, que é discutir a educação e os ataques à universidade pública

Queremos um espaço para discussão: rumo ao Congresso Nacional de Estudantes!
O Congresso Nacional de Estudantes é um espaço construído pelos estudantes e entidades estudantis que em 2007 se colocaram contra o decreto do REUNI e as políticas do governo federal para a educação pública. O CNE é amplamente discutido nas salas de aula, com a realização de assembléias pelos Centros Acadêmicos de luta que hoje compõe a construção do Congresso.
O CNE se apresenta hoje como a alternativa de discussão, organização e mobilização das lutas dos estudantes, devido à burocratização da UNE enquanto instrumento de luta dos estudantes. O CNE foi proposto no Encontro Nacional de Estudantes realizado em 2008 e discutido e aprovado nos Encontros Nacionais das Executivas de curso, como a Educação Física, Letras, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outras e reafirmado na mobilização dos estudantes, como nas ocupações de reitorias, como o processo da UnB em 2008 que os estudantes derrubaram o reitor das lixeiras de ouro de 12000 reais, até a campanha contra a restrição à meia-entrada em 2009.
Não queremos a privatização da universidade. Exigimos o direito a uma universidade pública, gratuita e de qualidade. E é por isso que milhares de estudantes de todo o país vão a esse Congresso, discutir os problemas do seu curso, das suas universidades e das suas escolas.
Esse é o Congresso que representa hoje a luta do movimento estudantil. Chamamos a todos os estudantes a participarem desse espaço, para que a esquerda se unifique em defesa da universidade e contra as políticas de ataques à universidade pelo governo. Participe também dessa luta e DIGA NÃO ao Congresso governista da UNE/governo Lula.

- Não ao Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes!
- Por uma expansão com qualidade!
- Em defesa da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Estatal
Coletivo: “Um Convite a Ousadia” UFPR

Nenhum comentário: