terça-feira, 9 de junho de 2009

NOTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E À SOCIEDADE PIAUIENSE - UFPI PROÍBE APRESENTAÇÃO DE SKATISTAS NO EVENTO CENAS JUVENIS

NOTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E À SOCIEDADE PIAUIENSE

UFPI PROÍBE APRESENTAÇÃO DE SKATISTAS NO EVENTO CENAS JUVENIS

Como parte das atividades da pesquisa “Coletivos Juvenis: novos cenários, práticas e políticas”, a Profa. Valéria Silva e equipe, bem como o Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens-NUPEC vêm organizando o evento CENAS JUVENIS EM TERESINA, a ocorrer amanhã, dia 10/06/09.

Antecipadamente, todas as providências foram tomadas junto à Prefeitura da UFPI quanto à autorização dos locais em que o evento transcorreria. Assim, solicitamos o Espaço Rosa dos Ventos para apresentação dos grupos de Skate e de BMX, o que a Prefeitura negou. Em acertos verbais, solicitamos, então, autorização para utilizar a pista de asfalto em frente ao Rosa dos Ventos. Após desgastante negociação, e com resposta negativa, procuramos a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PRPPG pra intermediar a situação, por se tratar de pesquisa a ela vinculada. Finalmente, nesta manhã - véspera do evento - recebemos, por comunicado verbal da PRPPG, a negação definitiva. A Prefeitura proibiu a apresentação do grupo de jovens que praticam o Skate naquele local, sem qualquer explicação à organização do evento.

Três questões se colocam para reflexão:

1. O evento está previsto no projeto original desta pesquisa, cadastrada na PRPPG-UFPI. A pesquisa já produziu relatório parcial, artigos científicos, apresentação de trabalhos em eventos e é financiada pela FAPEPI e pelo CNPq, como da preferência da PRPPG. Não é uma atividade pessoal, nem intempestiva da professora que a coordena.

2. Que razões teria a Prefeitura da UFPI, na pessoa do Prof. Nenen Monteiro, para proibir os Skatistas de participarem do evento? Que ameaça a Prefeitura vê nos skates? O que sabe a Prefeitura sobre a juventude da cidade de Teresina e a própria UFPI? Estaríamos mais uma vez nos deparando com o preconceito e a reafirmação do estigma em relação às culturas juvenis? Esquece a Prefeitura da UFPI que quase a totalidade dos seus estudantes é feita de jovens, partícipes de um tempo multicultural e partilhando aspectos identitários variados? Que vários deles são praticantes de Skate e outros esportes dessa natureza? Desconhece que a prática do Skate faz parte de respeitados calendários locais, regionais, nacionais e internacionais, contando os seus praticantes com o reconhecimento e respeito daqueles que estudam as culturas jovens e incentivam os esportes?

3. Afinal, quem decide sobre pesquisa na UFPI? Os pesquisadores? Os fóruns e núcleos? A PRPPG? Ou o Prof. Nenen Monteiro?

Da nossa parte, manifestamos nosso total repúdio a atitudes desse tipo que cerceiam gratuitamente o esforço desprendido por vários meses por toda uma equipe de trabalho. Que abortam a liberdade de expressão cultural. Que legislam sobre a UFPI como se a mesma fosse propriedade privada de uns poucos.

Teresina, 09 de junho de 2009.

. Profa. Dra. Valéria Silva - Coordenadora da Pesquisa.

. Profa. Dra. Lila Luz - Coordenadora do NUPEC.

. Comissão Organizadora do evento.

Nenhum comentário: