quarta-feira, 2 de abril de 2008

Proposta para produção de livro: Arquivologia e Informação em Saúde

Arquivologia e Informação em Saúde

Proposta para produção de livro

Coord.: Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez
Prof. Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa


PROPOSTA EDITORIAL

O livro “Arquivologia e Informação em Saúde”, integrará a série TEMPUS e tem por objetivo continuar a bem sucedida linha de publicação, que vem tornando-se referência na área de informação em saúde, sob a ótica das questões postuladas pela Arquivologia. A obra terá um foco especializado, tendo como público-alvo especialistas, professores, alunos da pós-graduação, pesquisadores e gestores que atuam ou se interessam pelo nicho da informação em saúde, nos espaços acadêmico, coorporativo (de gestão e políticas) e de comunicação popular e educação em saúde. O diferencial da obra será privilegiar as abordagens arquivísticas, a fim de construirmos uma obra referencial sobre o tema. Para tanto, além dos capítulos já encomendados com pesquisadores notórios do tema, será aberto um espaço para contribuições de outros especialistas. A idéia é reunir, em um único exemplar, reflexões e experiências que pontuem o atual estágio da arquivologia quanto à informação em saúde.

CONTRIBUIÇÕES

As contribuições enviadas até o dia 30 de junho de 2008 passarão por um processo de análise e avaliação interna, destinado a selecionar o material que integrará o livro, bem como sugerir modificações que se façam necessárias para a construção de uma obra equilibrada e padronizada. As propostas de contribuições deverão se configurar como um texto científico, adotando uma linguagem que prime pela precisão e pela clareza, devendo ser acessível ao conjunto de especialistas, gestores e técnicos da área. A revisão de forma e conteúdo é responsabilidade dos autores, mas a coordenação editorial terá liberdade de sugerir alterações e considerações sobre a pertinência do trabalho ao projeto editorial proposto. A extensão do trabalho será ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitados os limites do gênero de publicação e o bom senso. O projeto trabalha com a previsão de algo entre 15 e 20 páginas. Todos os textos deverão apresentar um resumo de até 200 palavras. É necessário que as referências bibliográficas, figuras, gráficos e tabelas sigam as normas da ABNT. Cada autor precisará incluir nota de identificação, indicando vinculação institucional, titulação acadêmica, cargo, áreas de interesse e últimas publicações (se for o caso). Quando for o caso, cada texto deverá, ainda, trazer indicação sobre o projeto, ou atividade que lhe deu origem. As propostas deverão ser enviadas para apalopez@gmail.com tendo o seguinte assunto: “proposta de texto para o livro Arquivologia e Informação em Saúde”

SÉRIE TEMPUS na Saúde Coletiva

A Série TEMPUS na Saúde Coletiva destina-se aos profissionais, professores, estudantes, gestores, gerentes e formuladores de políticas de saúde, bem como a toda a comunidade dos Conselhos Municipais de Saúde, da RIDE-DF, e dos demais estados e regiões do país. Tem o propósito central de auxiliar na difusão dos conhecimentos produzidos nos processos do fazer e aprender a saúde coletiva na atualidade, estes orientados pela indissociabilidade entre teoria e pratica, e pela interlocução permanente entre os diferentes sujeitos, ampliando assim o potencial na consecução do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Busca trazer para o debate as questões prioritárias no contexto do tratamento de registros e nas metodologias e sistemas de informação.
A série TEMPUS na Saúde Coletiva é resultado de uma parceria de dois órgãos da Universidade de Brasília (UnB): o Núcleo de Estudos de Saúde Publica (NESP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF). Alguns de seus volumes trazem também a contribuição de outros parceiros como, por exemplo, a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Brasil). A série, aliada a outros meios de tecnologias, apresenta-se como um instrumento necessário e oportuno ao enfrentamento no desafio de integrar as praticas de educação permanente e de uso da informação como instrumento estratégico, a ética e o comprometimento com o desenvolvimento e bem-estar social.
Para facilitar a circulação de idéias e pesquisas sobre diversas temáticas incluídas no escopo editorial que promove, a série TEMPUS lança paralelamente ao trabalho de edição de livros, um conjunto de edições complementares, com características de suplemento. O objetivo dos suplementos é atender públicos diversificados e fluir em espaços distintos, que também tem a atuação de especialistas de diferentes formações e níveis. Dessa forma, associamos o tema principal da Série aos eixos temáticos de “Informação, Educação e Comunicação” numa perspectiva abrangente e que atende demandas distintas, podendo incluir a produção de guias, cartilhas, apostilas de orientação de cursos, treinamentos, etc. Esta trilha editorial nos possibilitará a divulgação de trabalhos, metodologias e tecnologias ligadas à comunidade científica, à gestão corporativa e à comunicação popular em vários espaços e situações.
Atualmente as publicações da série TEMPUS constam de 4 livros e 2 suplementos.

VOLUMES PUBLICADOS
Livro 1 A desigualdade no acesso à saúde, o PSF e a força da realidade
Autora: Maria Fátima de Sousa
Resumo: O livro aborda a experiência brasileira com o Programa de Saúde da Família -PSF (uma análise longitudinal) que vem sendo implantado no Brasil desde 1994, como uma estratégia política para promover a organização das ações de atenção básica à saúde nos sistemas municipais de saúde. O objetivo geral foi analisar a implantação dessa estratégia política no que se refere ao acesso aos serviços básicos de saúde, no âmbito do SUS. A hipótese central consistiu em saber se o PSF é ou não uma estratégia potencial para contribuir na superação das desigualdades nesse acesso. O Estudo fundamentou-se, no contexto das ciências sociais, no método da hermenêutica-dialética, uma pesquisa quantitativa, cujos métodos e técnicas consistiram em coletar, analisar, compreender e interpretar os discursos dos sujeitos coletivos selecionados entre os gestores do SUS, com foco nos 12 municípios pioneiros da implantação do PSF, localizados em diferentes regiões do país. Os discursos dos sujeitos foram organizados e analisados a partir da técnica de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como instrumentos de coleta do material discursivo foram utilizados roteiros de entrevistas individuais e de grupos focais. A análise das idéias centrais e ancoragens formaram os discursos dos sujeitos coletivos que foram organizados em categorias explicativas, sob a ótica das dimensões política, técnica-financeira e simbólica. O trabalho é parte da pesquisa de doutorado orientada pelo professor Dr. Edgar Merchan (NESP/UnB).
Livro 2 Critérios de qualidade para avaliação da informação em Saúde na World Wide Web
Autora: Ilza Leite de Azevedo Santos Lopes
Resumo: A obra apresenta uma proposta com critérios de qualidade que devem ser observados nas páginas brasileiras da Web em Saúde. A autora questiona em que medida o conteúdo de informação sobre hipercolesterolemia apresentado por sites brasileiros nos mecanismos de busca gerais da World Wide Web, atende aos critérios e aos indicadores de qualidade da informação, estabelecidos pela literatura especializada na área de Saúde. Ao identificar as páginas brasileiras que tratavam da temática verificou critérios de credibilidade, conteúdos e de apresentação categorizados pelo Health Information Technology Institute (HITI).
Livro 3 Anais da I Conferência Ibero-Americana de Comunicação da Informação em Saúde
Resumo: De oficinas de trabalho com especialistas de várias áreas, preocupados com o tema “Comunicação da Informação em Saúde: aspectos de qualidade” nasceu a idéia de uma Conferência Internacional, que foi realizada em dezembro de 2007. O trabalho foi coordenado pela Unidade de Tecnologia de Informação e Comunicação NESP/UnB) e por professores do PGCINF/UnB. A conferência atendeu as atuais demandas sociais no tocante à “Comunicação da Informação em Saúde” no Brasil e será repetida continuamente. O livro apresenta vários artigos sobre a comunicação da informação formal (comunicação científica entre pares e especialistas, programas editoriais e recursos) e também sobre a comunicação informal (comunicação comunitária; informação utilizada nas campanhas aplicadas à saúde dos indivíduos, famílias e comunidades).
Livro 4 Comunicação da Informação em Saúde: aspectos de qualidade
Resumo: Os especialistas que trabalharam numa agenda para a conferência e determinaram uma vasta programação para o evento propuseram a edição de um livro coletivo que complementa alguns aspectos da temática não aprofundados nos Anais.
Suplemento 1 Guia de Fontes de Informação para Editores de Periódicos Científicos
Autores: Miguel Angel Márdero Arellano, Fernando César Lima Verde, Fernanda Passini Moreno e Maria Mércia Barradas
Resumo: Padrões internacionais foram aceitos em todo o mundo para facilitar o intercâmbio das pesquisas e sua recuperação. A especialização e a normalização são decorrentes da ciência moderna, mas também respondem às necessidades do governo, da indústria e do comércio, reafirmando a conexão entre diversos setores da sociedade e o conhecimento científico. Encontramos na uma oportuna orientação para as tarefas de editores e especialistas interessados por tão importante tópico da comunicação científica. O trabalho realizado pelos especialistas, com orientação do Prof.Dr. Murilo Bastos da Cunha (PGCINF/UnB), detalha com propriedade informações que facilitam o acesso, de forma organizada e consistente, a um conjunto de informações essenciais a prática de edição científica e organização acadêmica das revistas. Temos assim em uma única obra uma completa relação de Base de dados, Livros e Manuais sobre o assunto, além de uma seleção de Associações e Entidades que disponibilizam orientações para a tarefa de editoração destes documentos. Atendendo a preocupações de ordem acadêmica, o Guia também se propõe a mostrar quais técnicas e softwares têm utilização mais avançada no Brasil e no exterior.
Suplemento 2 Os processos de comunicação e o modelo todos-todos:
uma relação possível com a saúde da família
Autora: Valéria Medonça
Resumo: O livro demonstra que antes de qualquer iniciativa concreta, é preciso revisitar as principais teorias e expor também as contribuições de estudos mais recentes sobre a interferência da tecnologia nos processos de comunicação. A autora mostra neste trabalho a importância das redes sociais e a integração através destes dispositivos, questionando posteriormente, de forma desafiadora, o pertencimento da memória tecnológica atual. A discussão é provocante e conduz para as explicações de vários modelos e propostas das teorias selecionadas. A informação, matéria prima do processo de comunicação, no conceito popperiano faz parte do ciclo da comunicação em um processo de reciclagem contínua. É também o instrumento transformador, peça fundamental na estratégia dos programas de saúde na família, avaliado no final do livro como um espaço de aplicação da proposta de um modelo de comunicação integrador. O trabalho é parte da pesquisa de doutorado orientada pelo professor Dr. Antonio Miranda (PGCINF/UnB).

Nenhum comentário: