terça-feira, 7 de outubro de 2008

A UNE e os "exemplos da mobilização pela representação da juventude na política institucional"

COMENTÁRIO DE OTÁVIO LUIZ MACHADO: a UNE apresentou uma matéria muito fraca sobre a participação e o envolvimento dos jovens nas eleições. A matéria não apresentou os candidatos jovens que deram certo, ou seja, os que conquistaram a juventude por causa do seu trabalho efetivo e reconhecido com os jovens. Pegou os piores exemplos e mais uma vez só gente do PC do B ou que já foi dele. Todos os nomes são apresentados como exemplos. Exemplos de que? De um grupo que não está dando certo e que está desmobilizando a juventude?

FONTE: www.une.org.br
6 de outubro de 2008
Eleições 2008: Mais de 12 mil jovens se candidatam
A juventude mostra que mais do que exercer o direito de votar, está disposta a representar sues pares na luta por direitos desta parcela da população
O total de jovens com idade entre 18 e 24 anos inscritos para a disputa eleitoral deste ano atingiu a marca de 12.177. Segundo a estatística dos pedidos de registro de candidaturas, em 2008 são 2.846 possíveis candidatos entre 18 e 20 anos de idade e 9.331 entre 21 e 24 anos.
"Os números deixam claro que o jovem, além de participar do processo eleitoral, também se mobiliza na conquista pela representação na política institucional. A juventude votando e sendo votada, demonstra um esforço em combater uma campanha que tenta desestimular a participação política no Brasil". afirma a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
A afirmação da líder estudantil se reflete em candidaturas expressivas como a da deputada federal, Manuela D’ávila, de 27 anos a prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Manu, que foi diretora da UNE, ficou em terceiro lugar com 15,35% dos votos na capital gaúcha.
O ex-presidente da UNE, Gustavo Petta, candidato a vereador por São Paulo também deixou sua marca nas eleições 2008: 13.525 votos. Além de Petta, a vice-presidente da entidade ( 2005/2007), Louise Caroline, candidata a vereadora em Caruaru, o ex-diretor da UNE, Bruno Vanhoni, candidato a vereador em Curitiba, o atual 1º Diretor de Políticas Educacionais, Rafael Goffi, candidato em Pindamonhangaba, e Lindberg Farias, que presidiu a UNE em 1992/93, reeleito prefeito de Nova Iguaçu (RJ) são exemplos da mobilização pela representação da juventude na política institucional.

Nenhum comentário: