terça-feira, 28 de outubro de 2008

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u461254.shtml

28/10/2008 - 11h35
Engajamento de jovens surpreende em eleições nos EUA, diz jornal
colaboração para a Folha Online
Reportagem publicada nesta terça-feira no site do jornal "The Washington Post" revela que, embora ainda não tenham idade para votar, muitos estudantes americanos estão envolvidos na disputa entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain pela Presidência. O assunto é parte da vida dos jovens, cada vez mais preocupados com o futuro do país.
Surpresos com a iniciativa, professores elogiam a participação ativa dos estudantes. Em entrevista ao "WP", a professora de história Josh Shuman comemora a mobilização. "É notável. Eles estão engajados como eu nunca vi antes", afirmou.
Representantes dos partidos e docentes consideram extraordinário o nível de envolvimento dos estudantes, que ajudam nas campanhas fazendo ligações telefônicas, levantando fundos e visitando eleitores de porta em porta.
Os estudantes Daniel Cinquegrani,17, e Gabe Schwartzman, 18, amigos desde 1995, estão em lados opostos, relata o "WP". Mesmo com convicções políticas distintas, eles destacam a importância de mobilizar a população e o respeito nas discussões. "Conversamos sobre política, mas é respeitoso. Somos amigos acima da política", dizem.
Cinquegrani conta que, como voluntário, passa quase todos os fins de semanas trabalhando para a campanha de McCain. Já Schwartzman coordena voluntários na Virgínia para ir às casas de eleitores defender a candidatura de Obama.

Nenhum comentário: